Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Arte nas Escolas - Comunicação Vila das Artes

Programa Dançando na Escola inscreve alunos das escolas municipais

A Prefeitura está levando para 21 escolas municipais de Fortaleza o ensino da dança. A partir do dia 8 de setembro pelo menos 1.600 crianças com idade entre 5 e 12 anos poderão mergulhar no universo da arte. O ensino gratuito da dança nas escolas possibilitará aos alunos o contato com as raízes culturais locais e a diversidade cultural no mundo contemporâneo. O programa, uma política pública de acesso à formação em arte através da dança, é implementado pela parceria entre as Secretarias Municipais de Cultura, através da Vila das Artes, de Educação e da Associação dos Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará (Prodança). Alunos das escolas que participam do projeto e queiram ingressar no ensino da dança devem procurar a secretaria de sua escola para efetuar a inscrição. Até ás 17h desta quarta-feira (26), há inscrição nas seguintes escolas: Emeif Demócrito Rocha, Emeif Professora. Josefina Parente de Araújo, Emeif Godofredo de Castro Filho, Escola Padrão Luxou e Emeif Raimundo Moreira Sena. As outras instituições que recebem o programa inscreve até dia 31 de agosto. Confira: Emeif Ernesto Gurgel, Emeif Ismael Por Deus, CIES Maria de Lourdes, Emeif José Batista de Oliveira, Emeif Dois de Dezembro, Emeif Odilon Braveza, Emeif Mozart Pinto, Emeif Professor José Rebouças Macambira, Emeif Hilberto Silva, Emeif Reitor Antônio Martins Filho, Emeif Gabriel Cavalcante, Emeif Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Emeif João Paulo Segundo, Escola Figueiras Lima, Escola Nossa Senhora de Fátima e Escola Aldaci Barbosa.


Outras informações na Vila das Artes pelo telefone (85) 3105-1402.

CURSOS LIVRES
Curso aborda Cinematografia Digital. Inscrições até dia 31 de agosto na secretaria da Vila das Artes
Cinematografia Digital é curso que acontece de 8 a 12 de setembro e recebe o oficineiro Lúcio Kodato. O curso é oferecido através da parceria Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, o CANNE, Centro Audiovisual Norte Nordeste, a Faculdades Nordeste Fanor e a Panasonic. As aulas são gratuitas e acontecem das 14h às 22h na Fanor, (Av. Santos Dumont, 7800 – Dunas). O curso pretende analisar os diversos ajustes e possibilidades da câmera HPX 500 Panasonic, além de refletir sobre a ética profissional. Podem participar pessoas que tenham curso de nível intermediário de câmera de vídeo digital, trabalhar ou ter trabalhado operando equipamento digital. As inscrições vão até dia 31 de agosto e devem ser feitas na secretaria da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, centro) das 9h às 20h. São necessários currículo com comprovação profissional (declaração ou certificado) e uma foto 3x4. Kodato é paulista e iniciou sua carreira como fotógrafo em jornais como O estado de São Paulo e Jornal da Tarde. Fotografou diversos longas, curtas, comerciais e documentários, entre os quais “O Beijo da Mulher Aranha” de Hector Babenco e Xingu / Terra”, de Maureen Bisilliat, que recebeu prêmio de melhor fotografia no XIV Festival de Cinema de Brasília.

CINECLUBISMO
Próxima segunda - feira, 31 de agosto, tem Western spaghetti ou bangue-bangue italiano na Vila das Artes. Sempre às 18h30.
O Cine Subvercine revive o clima western spaghetti, ou também conhecido bangue - bangue italiano na Mostra Poeira, Balas e Spaghetti que entra em cartaz toda última segunda – feira do mês. No dia 31 de agosto tem o clássico “Um Homem Chamado Apocalipse” de Leopoldo Savona (1971) com o ator Anthony Steffen. A entrada é gratuita e a sessão tem início às 18h30, seguida de debate. A apropriação cineclubista toda segunda-feira é uma ação da Prefeitura em democratizar os acessos aos equipamentos públicos e à cultura.

POLÍTICAS PÚBLICAS
Fórum do Audiovisual Cearense acontece nesta quarta-feira, 26 de agosto, às 19h, na Vila.
A Vila das Artes recebe nesta quarta-feira, 26 de agosto, o encontro do Fórum do Audiovisual, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado/ Coordenadoria de Gestão dos Sistemas Estaduais da Cultura e Associação Cearense de Cinema e Vídeo (ACCV). O Fórum é espaço para debate e construção de políticas para a área do audiovisual no Ceará. A pauta do encontro deste mês abraca discussões como o edital Ceará de Cinema e Vídeo do governo do Estado; proposta dos pisos salariais para os profissionais da área do audiovisual, apresentado pelo SATED e sugestões para o Edital de Produção e Publicação na Área de Audiovisual da Secretaria de Cultura de Fortaleza. Interessados podem participar. Mais informações pelo telefone 3101-1201. A Vila das Artes fica na Rua 24 de Maio, 1221, esquina da Meton de Alencar, Centro.

AUDIOVISUAL
II Curso de Realização em Audiovisual percorre o universo imagético pelo espaço, cidade, alteridade, narrativa e corpo. Isenção de inscrição nos dias 10 e 11 de setembro.
O II Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes que inscreve em setembro oferece um mergulho pelo mundo imagético do espaço, da cidade, da alteridade, da narrativa e do corpo. Através de exercícios práticos (ateliês) e estudos teóricos, o aluno percorrerá o universo do fazer audiovisual através da história, da arte, da contemporaneidade, da dramaturgia, ficção e documentário, produzindo um pensamento crítico. O edital de seleção e a grade do curso estão disponíveis no site www.fortaleza.ce.gov.br. São oferecidas 40 vagas, das quais 50% são destinadas para alunos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública. Os alunos que concluíram o último ano do ensino médio em escola pública poderão solicitar isenção na taxa de inscrição (R$ 20,00) nos dias 10 e 11 de setembro. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet através do site www.ccv.ufc.br, de 23 a 27 de setembro. O curso tem duração de 2 anos (1.700h/a), é gratuito e terá início em 2010 no período da manhã (8h às 12h). Outras informações pelo telefone (85) 3105-1404.

PONTOS DE CORTE
Casa de Cultura Talentos do Ceará, no Montese, recebe Cine Paramotoquinha neste sábado.
O Cine Paramotoquinha leva o cinema e o teatro de fantoches para a Casa de Cultura Talentos do Ceará, na rua Eusébio de Queiroz, 458, Montese. A atividade cultural acontece neste sábado, dia 29, a partir das 18h30. Na programação o filme “8 Mile – Rua das Ilusões ”, de Curtis Hanson. O filme foi rodado na cidade americana de Detroit. Interpretado pelo rapper Eminem, o jovem Jimmy passa por uma crise de identidade e procura dar um sentido para sua vida. Para extravasar sua raiva e angústia, o rapaz se apropria da música. O cine Paramotoquinha é um dos coletivos formados pelo curso Pontos de Corte da Vila das Artes. Entrada gratuita.

ENCONTRO DAS ARTES
Equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), a Vila das Artes é espaço voltado para a formação, pesquisa, produção e difusão em arte. Situado no centro de Fortaleza, reúne em seu espaço as Escolas Públicas de Dança e Audiovisual, o Núcleo de Produção Digital, Biblioteca e Videoteca. Tem como parceiros a Universidade Federal do Ceará, a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, FCPC, e a Rede Olhar Brasil. Apoio da Kodak, Quanta e Prodança. Apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual da Cultura (Lei nº 13.811) e patrocínio do Banco do Nordeste, Fundo Nacional de Cultura e Lei de Incentivo a Cultural do Ministério da Cultura e Governo Federal. Todas as atividades são gratuitas.

Vila das Artes - Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Fortaleza. Ceará. Brasil
Telefone (55+85) 3252-1444 comunicacaoviladasartes@gmail.com, viladasartesfortaleza@gmail.com
Escola Pública de Dança - (85) 3105-1402
escoladedancadefortaleza@gmail.com
Escola Pública de Audiovisual - (85) 3105-1404
escoladeaudiovisualdefortaleza@gmail.com
Núcleo de Produção Digital (Olhar Brasil) - (85) 3105-1410
npdfortaleza@gmail.com
Coordenação de Arte e Política - (85) 3253-7052
coord.artepolitica@gmail.com



Nenhum comentário: