Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 25 de agosto de 2009

“OS BRASINHAS”... CONCLUINTES DA IVª SÉRIE GINASIAL ANO 1965








Quando retomei o caminho de volta ao meu “pé de serra”, meu Crato Amado, curtindo as léguas tiranas de Pernambuco e cruzando a Chapada do Araripe, meu pensamento circunavegava fatos, momentos, pessoas e me detive lembrando da minha turma de ginasial. A mais endiabrada, anarquista, heterogênea, brilhante e multifacetada turma que o Diocesano já teve. Vocês meus três leitores vão saber o porquê quando desfiar os nomes ilustres que a compunham.

Outro dia no Crato, Peixoto me fez uma surpresa que me emocionou sobremaneira. Presenteou-me com a “Flâmula” de nossa turma. Eu havia perdido a mnha depois de tantas mudanças. A flâmula era como um troféu. Criei o lay out da mesma e juntos fizemos mil promoções para a sua confecção na gráfica de Seu Ramiro Maia. Custou uma nota apesar dos abatimentos conseguidos. Nós nos autodenominamos: OS BRASINHAS... e olha que fizemos jus a alcunha! Éramos mesmo! Que o digam os nosso professores e o saudoso Monsenhor Montenegro que do céu nos olha, sorri e abençoa até hoje, mas deve balançar a cabeça como fazia quando aprontávamos mais uma "trela".

Resolvi escrever e contar uma série desses eventos hilários. A partir de amanhã aqui nesse telúrico BLOG e que levará o título: “AS PREZEPADAS DOS ZIZINHOS DE MONSENHOR”. Os protagonistas não me autorizaram oficialmente, eu também não ligo pra essa coisa de oficial. Sou mesmo oficioso. Eu me concedo a licença.
Mas hoje quero prestar uma homenagem de gratidão a todos vocês meus nobres e queridos colegas, pela alegria enorme e a honra de ter convivido graciosamente com todos vocês ao longo de quatro anos repletos de tanta alegria, amizade sincera e imorredoura, brincadeiras e presepadas, companheirismo, spirit of corps e muito estudo. Honramos todos nós, cada um no seu mister profissional o Colégio Diocesano, Amado, inesquecível e decantado. Nossa formação foi impar e determinante para o nosso sucesso e a consolidação do nosso caráter. Agradecemos aos nossos Mestres pelo ensino e a formação eclética recebida, e ao Monsenhor pelo zelo, pela vigilância, pela fé que nos confortou e pelo seu amor. Sintam-se fraternalmente abraçados onde quer que estejam:

Anísio Coelho Mota , Antônio Almeida Passos, Antônio André Cartaxo, Antônio Eduardo de Alencar Leite, Antônio Gilson dos Anjos Leite, Antônio Novais Tavares, Antônio Sampaio Bem Filho, Antônio Wanderley Martins, Carlos Augusto Januário, Danilo de Lima Santos, Dorgival Victor de Alencar, Fernando Cruz Januário, Florência de Alencar Cartaxo. Francisco Arraes Farias, Francisco Catônio Mota, Francisco de Jesus Bitu, Francisco Gonçalves da Silva, Francisco Peixoto de Oliveira, Francisco Samuel Bento, Francisco Wilson de Oliveira, Frausio Felix de Oliveira, Haroldo Correia, de Oliveira Magno, Izavan Lins da Silva, João Alves Rodrigues, José Airton Bezerra, José Barbosa de Araújo Filho, José do Vale Pinheiro Feitosa, José Fernandes Feitosa, José Huberto Tavares de Oliveira, José Hugo de Alencar Linard, José Mairton Vieira de Souza, José Nacélio de Oliveira, José Reginaldo Medeiros de Souza, José Renato Correia, José Ribeiro Chagas, José Roosevelt Cavalcante, José Sévio Meneses Oliveira, Luiz Carlos Américo de Aquino, Luiz Vairton Luna Ribeiro, Macário José de Brito, Bezerra, Narciso de Almeida, Passos Filho, Nelson Eduardo Cavalcante, Nilo Sérgio Duarte Monteiro, Pedro Ernesto de Alencar, Raulberto Onofre de Paiva, Ricardo José Vilar de Brito, Roberto de Barros, Ronaldo Correia de Brito, Valdetário José de Lucena, Vicente de Paula Feitosa e Wilton Rocha.

9 comentários:

socorro moreira disse...

Eita , conheço da turma 80%.
Pode considerar-me cadastrada para acompanhar todos os capítulos. Adorei a ideia!
Detalhe : tbém terminei o ginásio em 65. Essa turma , pelo menos alguns foram meus colegas , no científico.
Promessa é dívida, Nilo Sérgio !


Abraços.

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Nilo,

Outro dia me lembrava de uma tentativa de greve. Uma greve de araque. Era um dia de aulas entre dois feriados. Nós resolvemos que não iríamos. Em bloco, mas havia uma norma, nos concentraríamos na Praça da Sé por alguma dúvida. Falamos de 1965, um ano após o Golpe. Acontece que vinha da Batateira na Camionete com meu pai. Vice-Diretor do Colégio. Não tive alternativa: antes de descer do veículo falei do problema para ele e que não teria condiçôes de quebrar a greve. Comigo a ameaça foi maior: se faltar, se fizer greve, vai ser expulso e vai plantar batata para sobreviver. Eu, então, moleque atrevido disse-lhe que não tinha condições de entrar no Diocesano e que iria até a Praça da Sé para negociar a minha situação com os colegas (não eram estas palavras, algo parecido). Quando estava conversando com a turma falando da minha situação, chegou o Monsenhor e arrebanhou todo mundo para o Colégio. Recebemos uma reprimenda em regra. Meu pai deu-me um passa fora sem igual, mas aí valeu o peso maduro dos colegas. Vieram em minha defesa através de um discurso coletivo. Não guardo apenas a doçura daquele apoio, mas essencialmente aquele discurso coletivo de tomada de consciência da assimetria deste tipo de luta. Aliás não sabíamos nada, mas ali fizemos o primeiro ensaio do que aconteceria em 1968.

Nilo Sergio Monteiro disse...

José,

Lembro-me desse fato. Monsenhor estava uma fera! Realmente estava lançada a pedra fundamental...da nossa rebeldia...talvez maturada antes na UEC....nas conversas...leituras...e nessa fraternidade que cosntruímos. Para os anos de ferro que se seguiram.
Inumeras passagens. Te dediquei um ensaio sobre o CORPUS HIPOCRATICUM,,,talvez tenha passado despercibido pelo volume. Se tiver um tempinho leia sim?

meu abraço fraterno.

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Nilo,

De fato, durante uns dois dias estive ausente do blog. A matéria passou e não vi. Grande texto, muito superior ao homenageado. Aproveito para fazer um comentário sobre ele. Existem certas categorias de compreensão do mundo que resistem à mudanças mais incríveis na cultura e na civilização. Mesmo nesta sociedade técnico-científica que vivemos o maior critério da se decidir continua a Curva de Gauss, que não é mais e nem menos do que o conceito da "isonomia" transposto para aquele de "normalidade". A diferença aqui é que acentam-se os desvios como naturais (como inerentes à natura).

Nilo Sergio Monteiro disse...

José,

Reafirmo a homenagem a um colega que une saber e contemporaneidade em suas intervenções e crítica a esse modelo Flexneriano da nossa Medicna e que só vresceu com a expansão da tecnologia do diagnóstico e da Indusria Farmacêutica. Sou discípulo de Foucault na crítica a visão saúde/doença. E fostes feliz (como sempre) na observação da "aceitação dos desvios" como naturais.
O tema segue e aguardarei sua observções na proxima. Ao mestre com carinho!

Unknown disse...

NILO, não sei se é obra do destino
ou obra de Deus. O certo é que, fiquei muito alegre, depois de tantos anos volto a relembrar o nome dos nossos colegas de turma do COLÉGIO DIOCESANO. Você lembra da rua josé carvalho nº 284 no Crato-Ce? Eu sou o Francisco Gonçalves da Silva, filho da dona Maria e do seu José Gonçalves. Você morava um pouco mais acima da rua josé carvalho. Hoje mais do que nunca, relembro com saudades o nosso tempo.Você deve se lembrar do nosso MADRIGAL. Dona Bernadete, quanta dedicação não. Aguardo entar em contato com você e com a nossa turma. O meu e-mail é: diacxyko@orlandia.sp.gov.br

Anônimo disse...

Nilo

É verdade, ao ler cada um dos nomes da Turma dos Brasinhas, suas faces voltam a memória, principalmente dos que eram mais próximos ao nosso convívio da época. Vejo que o seu vínculo com o Crato continua firme e através de suas frequentes visitas e exposição de fotos em suas mídias podemos relembrar um pouco essa maravilhosa cidade da nosa adolescência. Parabéns.
Wanderley

anísio Coelho disse...

Caro Nilo,

Só hoje tive acesso ao blog. Fiquei feliz por relembrar os colegas da turma de 65 e ver, em primeiro plano, a figura do nosso Monsenhor Montenegro. Revivi momentos muito felizes!!!

Um forte abraço,

Anísio Coelho
(acoelhomota@hotmail.com)

anísio Coelho disse...

Caro Nilo,

Só hoje tive acesso ao blog. Fiquei feliz por relembrar antigos colegas e de ver a figura do Monsenhor Montenegro, em primeiro plano.

Um forte abraço

Anísio Coelho Mota