Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 29 de agosto de 2009

Bievenido, gracias- Por : Professor Zé Nilton .

Socorro tem mania de cutucar lá no fundo das coisas perdidas e retrazê-las para o nosso deleite. Desta feita ela foi mexer com o grande Bievenido Granda.

Ora, só a nossa riquíssima geração para saber que existiu Bievenido Granda, o bigode que canta. E naquele dia, ou naquela noite, Socorro, eu estava nas imediações do Cine Educadora, sem condições de ver o meu grande astro. Ouvi, lá de baixo, junto a amigos que comigo desceram do Lameiro, aquele vozeirão a entoar melodias que embalavam nossos sonhos, e que todas as tardes ouvíamos no programa "cartaz dos ouvintes", na Rádio Araripe.

Lembro-me que, no domingo seguinte, tive a sorte de assistir a um filme mexicano com Miguel Aceves Mejia, que também cantava e matava bandidos. Ele cantou cucurucucu (paloma), e eu subi para o Lameiro e fui dizer a Zé Lopes que Miguel Aceves Mejia vinha para o Crato, cantar, como fizera Bievenido. Zé Lopes acreditou, só não perguntou como eu soube da notícia.

Naquele tempo era comum a gente inventar coisas. Era inventado coisas que a gente trazia o mundo de longe para perto da gente.

Mas, na lista das música cantadas pelo imponente Bievenido Granda, você esqueceu de listar uma, das mais belas de seu repertório, e que me lembra a paixão de João Grandão por Maria Luíza, uma paixão que se desenrolava nas tardes-noites, em meio a imensidão do terreiro da casa de seu João Ronda, entre as brincadeira de chicote queimado e o bate-bate das pedras no quebra-quebra de coco morondogo. A música chama-se- "Total". Bem que tentei transpô-la para lhe enviar. Não soube fazê-lo. Vou perguntar ao Morais. Então, vamos a letra.
TOTAL
De Ricardo G. Perdomo

PRETENDIENDO HUMILLARME PREGONASTE
EL HABER DESDEÑADO MI PASIÓ
NY FINGIENDO NO DAR FE IMAGINASTE
QUE MURIRÍA DE DESESPERACIÓN
TOTAL SI ME HUBIERAS QUERIDO
YA ME HUBIERA OLVIDADO DE TU QUERER
YA VES QUE FUÉ TIEMPO PERDIDO
EL QUE TÚ HAS MEDITADO
PARA AHORA DECIRME QUE NO PUEDE SER
PENSAR QUE LLEGARA A QUERERTE
ES CREER QUE LA MUERTE
SE PUDIERA EVITAR
TOTAL SI NO TENGO TUS BESOS
NO ME MUERO POR ESO
YA YO ESTOY CANSADO DE TANTO BESAR
VIVES SIN CONOCERTE
PUEDO VIVIR SIN TI...

Maria Luíza casou-se com João. Teve vários filhos. Um deles foi candidado a vice prefeito do Crato pelo PT.
Essa Socorro Moreira fazendo a gente ficar lembrando coisas nesta noite fria de sábado sob uma de lua crescente.

4 comentários:

socorro moreira disse...

Gracias, piero muchas gracias...Eita !
Gracias é outra, que eu gosto muito
Aliás agora foi você que acordou ou acendeu umas lamparinas do meu juízo. Bievenido lembra a minha infância, a casa dos meus pais, a radiola tocando, nas manhãs de domingo.
De Bievenido Granda pulei pra Augustin Lara ... e vou dormir ouvindo Farolito... Conhece ?
Uma musiquinha linda, que eu pensei que havia esquecido.

socorro moreira disse...

Agustin Lara

socorro moreira disse...

Claude Bloc disse...
Professor Zé Nilton,

Socorro Moreira instiga a gente, isso é verdade, mas quem acabou ganhando com isso foi o Cariricaturas, com seu depoimento.

Agradeço em nome do Cariricaturas pela sua presença por aqui.

Venha sempre

Abraço,

Claude

29 de Agosto de 2009 22:36
Socorro Moreira disse...
TOTAL !!!!
Eita, e eu esqueci ?
- Mas você lembrou , que bom !
Sabe o que fiz depois daquele show ?
Criei calos nos dedos, inventando pedidos para o programa do Heron.
- Oracion Caribe , a pedido das mninas d o Colégio São João Bosco ...Aí eu listava centenas;
- A pedido das meninas do Colégio Sta Teresa ... mais centenas ;
A turma do S.José, da Batateira, do Lameiro ... E ia inventando nomes. Resultado : eu coloquei Bievenido , por vários meses , no primeiro lugar da música mais tocada da semana. E na época quem mandava era Roberto Carlos e a turma da Jovem Guarda.
Quando Claude vier em outubro vamos fazer uyma reunião pra lmbrar músicas do apssado , e as músicas que gostamos de cantar, inclusive as suas composições , que muito apreciamos. Ela ainda não escutou você cantando, sabia ?
Só na Rádio Chapada. Estamos com saudades de ouvi-lo ao vivo.

Um abraço , Zé Nilton. Falou em música eu me animo logo !

29 de Agosto de 2009 22:58
Prof. Zé Nilton disse...
Socorro, deu uma ingrisia na postagem. Ver se v. conserta. A versão correta seria de título Bievenido, gracias.
Abraços

29 de Agosto de 2009 23:17
Socorro Moreira disse...
Achei o texto tão bom, que fiquei com pena de deletar.Faça de contas que nós pedimos BISSSS ( risos).

Anônimo disse...

Olha só, como não me lembrar de Farolito, na impecável interpretação de João Gilberto ?
"Farolito que alumbras apenas
Me calle deserta,
Quantas noches mi viste llorando jamar a su puerta... e por aí vai.
Na versão do João ele faz uma inflexão tão retumbante na música que ela perspassa todos os ritmos latinoamericanos.
Se quiseres ouví-la com o seu autor, chamado de Tom Jobim mexicano, Agustin Lara, entre em: http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2007/01/02/farolito-por-agustin-lara/
Abraços