Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 29 de agosto de 2009

O Aleijadinho - (síntese)

A ênfase nos olhos e nas expressões

Acima: O Aleijadinho


A família

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu por volta de 1738 (ninguém sabe o ano certinho porque não existe documento que comprove a data), na cidade mineira de Vila Rica (atual Ouro Preto), em Minas Gerais. Antônio era filho do português Manuel Francisco Lisboa com a escrava Isabel. No século dezoito, Vila Rica tinha muito ouro, que era extraído das minas. A cidade enriquecia com a mineração, e não faltava trabalho para carpinteiro. Então, foi em busca de um emprego e melhores condições de vida que seu Manuel, o pai de Aleijadinho, saiu de Portugal e veio para o Brasil.

Quando criança, Antônio foi um menino muito curioso. Determinado, ele queria saber de tudo. Adorava passar seu tempo na oficina do pai, onde aprendeu desenho, arquitetura e ornamentos. Mas a arte que ele mais amava fazer era a escultura. Ainda pequeno, aprendeu música, latim e religião com os padres da cidade. Conta a história que ele sofreu terríveis preconceitos por ser mulato e que só conseguiu estudar os primeiros anos do colégio.

Quando jovem, Antônio decidiu que seguiria os passos do pai e foi trabalhar na oficina. Depois de um tempo, seu trabalho começou a ser disputado entre várias igrejas. Ah, suas esculturas eram feitas de pedra-sabão, uma matéria-prima brasileira. Quando se tornou adulto, Antônio Lisboa continuou com seu espírito de criação, mas não perdia uma oportunidade de se divertir. Gostava bastante de sair, conversar com amigos e curtir a vida. Outra característica marcante: ele tinha uma voz forte e a fala corrida.

A perfeição nos detalhes das obras em pedra sabão

Doença

Hoje, Antônio Lisboa é mais conhecido como Aleijadinho. Esse apelido veio de uma doença que o deixou deformado. Ninguém sabe ao certo que doença era. Com mais ou menos 40 anos de idade, lá por 1777, o nosso artista foi vítima de uma enfermidade que o fez perder os movimentos das mãos e dos pés. Mas ele não desistiu. Aleijadinho continuou a trabalhar com os instrumentos amarrados nos punhos!

Com a doença, o escultor se fechou no seu mundo. De alegre e extrovertido, passou a ser triste e amargurado. Além de destruir mãos e pés, a doença também entortou seu rosto. Sua aparência assustava as pessoas. Por isso, saía de casa somente quando necessário, coberto por uma capa e usando um chapéu de abas bem longas.


No fim de sua vida, ele ainda trabalhava muito; e quando perdeu a visão, em 1812, deixou sua oficina. Morreu em 1814, com mais ou menos 76 anos, pobre e doente, na cidade de Ouro Preto.

Obra

As obras de Aleijadinho, que ficam no interior e nas fachadas de igrejas de Minas Gerais, incluem estátuas, lavabos e esculturas. No mundo todo, apaixonados pela arte respeitam muitíssimo a imagem e a luta desse mineiro superbatalhador. Atualmente considerado o mais importante artista plástico do barroco mineiro, Aleijadinho é comparado aos grandes mestres italianos, mesmo sem nunca ter saído do Brasil.

Os especialistas em obras de arte costumam dividir a produção de Aleijadinho em duas fases: na primeira, anterior à doença, suas obras refletiam a alegria de sua juventude. São dessa época a Igreja de São Francisco de Assis (um dos exemplos mais notáveis do barroco internacional), a Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões (as duas na cidade de Ouro Preto).

Na segunda fase, depois da doença, a obra do artista é triste, amargurada e sofrida. É deste período o conjunto de esculturas Os Passos da Paixão e Os Doze Profetas, da Igreja Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas do Campo.

Santuário de Bom Jesus de Matozinhos,Congonhas do Campo - MG, 1757-1818.

Acima: Detalhe da Igreja de São Francisco

Acima: Igreja de São Francisco de Assis,São João d'El Rey - MG, 1774.


Acima: Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis,Ouro Preto - MG, 1767.



Acima: São Francisco de Assis,em Ouro Preto - MG.

Museu do Aleijadinho

Você sabe o que fazer quando quiser voltar ao tempo e conhecer obras antigas. Basta visitar um museu! Lá em Ouro Preto há o Museu do Aleijadinho, que reúne objetos de arte e documentos de valor histórico ligados à história do nosso artista. Quando uma obra dele está diante dos nossos olhos, ficamos com a impressão de que nela existe vida de verdade!

Lição de vida

Aleijadinho superou as deficiências físicas e conseguiu passar para as obras que criou os sentimentos que tinha. Tornou suas esculturas e estátuas cheias de vida, donas de olhar e gestos, e hoje sua obra é reconhecida no mundo todo.


Fontes de pesquisa:

www.vivercidades.org.br/publique_222/web/cgi/

mirandasa.com/2008/02/27/o-aleijadinho/

Um comentário:

socorro moreira disse...

Estou me sentindo outra vez, no sul de Minas.
-Uma excursão com o povo do Cariricaturas !