Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

SOBRE SAUDADES, APARTAMENTOS E CLARIDADES - por José do Vale Pinheiro Feitosa

Não tive tempo suficiente para esclarecer se a palavra latina solus tem o mesmo significado que o de solis. Desta origina-se o nome da estrela que aprisiona o nosso sistema planetário e do qual a maior parte da vida depende. Já da primeira palavra, que significa a um só, solitário, deriva para solitas, solidão, unidade, desamparo, retiro...

Sendo o sol único e solitário, tendo a achar que ambas são palavras latinas com o mesmo significado. E se não me engano, passo então ao que venho. Refiro-me a outra palavra derivada de solitas, que é “saudade”.

Saudade que muitos compreendem como um sentimento de incompletude, motivado pela memória de eventos acontecidos ou pelo apartamento das terras, coisas e pessoas amadas. Há quem diga que historicamente a palavra “saudade” seja coisa tipicamente do Português. Que as outras línguas não têm a mesma compreensão.

Um sentimento criado na foz do Tejo, desde a Torre de Belém, com velas sumindo na linha do horizonte. Quem nelas singra, o faz deixando para trás um mundo milenar, um chão de gerações, um céu de sonhos e desejos. Quem fica no porto é como o guerreiro que perdeu a perna na batalha e daí em diante firmou-se num galho morto de uma árvore.

Quando tratamos dos tempos idos temos críticas a eles. Eram tempos de hierarquias familiares exacerbadas, de muita pobreza, sem proteção social. A virgindade se tinha como condenação prévia de toda a sexualidade feminina. A rebeldia era contida na inteireza do controle da renda no pai de família. O ensino era uma dádiva de quem possuía um pouco mais. O cinema para quem tinha trocados no bolso. Existiam duas praças: a dos ricos na Siqueira Campos e dos pobres a de São Vicente (Juarez Távora?).

Por isso quando dizemos “saudade” estamos entre o “apartamento” de um tempo e espaço e a “claridade” do sol. O sol que permite a fotossíntese e desta, a exuberância de toda vida como matriz de energia e proteína. Simultaneamente se diz perda e achado. Pronunciam-se cânticos de amor ao mundo em elisão como se procura nesta mesma manhã que a todos igualmente diz dia, o eixo que dignifica toda existência.

Afinal não somos saudades para aceitar as formas arcaicas do passado, mas para que os presentes não achem do momento uma eternidade que dure. Achem a eternidade que existe e por existir se aparta da sua necessária cessação no tempo. O tempo não é a questão. A questão somos nós. E a percepção de que estamos numa multiplicidade que precisa ser decifrada a cada passo. Uma saudade que traduza para as novas gerações que forjam as próprias saudades que nada se resume a esquema do tipo o “bem” e o “mal”.

3 comentários:

socorro moreira disse...

Sentimos saudades da sua presença, nos últimos dias.
-Saudade é o sentimento que liga os desapartados.

Bom dia, Do Vale !

Edilma disse...

Vale,

Quisera eu descrever tão bem uma palavra saudade como você. neste espaço a saudade brota de todos os cantos no coração dos que pisaram a terra dos Cariris. Ainda bem que hoje a praça da Sé pertence a todos,e entre ricos e pobres sentamos anônimamente num banco qualquer mergulhados no passado...

Grande abraço !

Claude Bloc disse...

José do Vale...

Saudade é um dos meus temas (risos) mas você a tratou com tanta propriedade que me acabrunhei em senti-la...

Eis uma quadrinha de Mário Sá-Carneiro (in DISPERSÃO) de que gosto muito.

Perdi-me dentro de mim,
porque eu era labirinto,
e hoje quando me sinto,
é com saudades de mim"


Abraço,

Claude