Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Carlos José e Gilda Abreu - Por : Norma Hauer

Em 22 de setembro de 1934 nasceu CARLOS JOSÉ, um dos poucos seresteiros ainda em atividade, ao lado de outros que não chegam a ser muito conhecidos, mas apresentam serestas sempre que têm oportunidade.

Carlos José nasceu em São Paulo e veio ainda criança para o Rio de Janeiro.
Conheci-o muito jovem, em Santa Teresa, iniciando-se como cantor, deixando de lado a carreira de advogado na qual se formou e não exerceu.

No ano de 2008 (em 12 de setembro), na festa pelo aniversário da Rádio Nacional, Carlos José apresentou-se no novo auditório da emissora (bastante reduzido, mas ainda espaçoso) sendo muito aplaudico, principalmente interpretando "Esmeralda", seu maior sucesso.

Foi Carlos José quem primeiro gravou várias composições de Luiz Vieira, dentre elas a "Guarânia da Saudade.

Atualmente, Carlos José faz parte de Diretoria da Socinpro, uma entidade criada em defesa do direito do intérprete. Outro Carlos (Galhardo) foi seu primeiro Presidente, exercendo o cargo por muitos anos, o que o fez afastar-se um pouco de suas atividades como cantor.

Aos domingos, na Rádio Nacional -AM, a partiir das 9 horas da manhã, Osmar Frazão apresenta o programa "Histórias do Frazão", no qual Carlos José é presença constante com suas gravações.

Não só Carlos José, mas Francisco Alves, Orlando Silva, Carlos Galhardo, Dalva de Oliveira, enfim, toda a turma que fez carreira no rádio dos anos 30, 40, 50 e 60 está ali presente com sua voz e sua SAUDADE.

A Carlos José,minhas felicitações pela data de hoje.E que continue em sua atividade nos trazendo a beleza das serestas na pureza de sua voz.

GILDA DE ABREU
Foi em Paris que GILDA DE ABREU nasceu, no dia 23 de setembro de 1904, filha de pais brasileiros (a mãe era uma cantora de nome Nícia Silva, bastante conhecida na época e que fora se apresentar em Paris.)

Registrada no Consulado Brasileiro, veio ainda pequena para o Brasil. Sendo filha de uma cantora lírica, era natural que desde pequena vivesse no meio teatral, despertando assim o gosto pela música.

Estreou no Teatro Recreio, ali próximo à Praça Tiradentes, apresentando a peça de Luis Iglesias e Miguel Santos "A Canção Brasileira".

Em 1935 estreou no cinema com "Bonequinha de Seda", apresentando uma música que fez muito sucesso :

Boneca de pano escondia
Um coração sonhador
O destino lhe deu um certo dia,
Um lindo sonho de amor..."

Tendo em 1920 conhecido o cantor Vicente Celestino, com ele se casou em 1933, formando uma dupla de cantores que, dentre outras melodias, gravaram "Ouvindo-te" na qual ela fazia a contra-voz.

Acompanhando a carreira de Vicente, dirigiu-o em dois filmes baseados em letras de suas composições:"O Ébrio", um dos maiores sucessos do cinema brasileiro de então (1946), sendo ainda hoje considerado uma das maiores bilheterias do cinema nacional; dirigiu também Vicente (aqui ambos trabalharam) em "Coração Materno", tanto no cinema como no teatro.

Gilda no total participou de 6 filmes, três como atriz e 3 como diretora.
Após a morte de Vicente, Gilda tornou a casar-se com uma pessoa bem mais nova (José Spinto) metido a cantor, que ficou com todo o acervo de Vicente , emprestando parte para o Museu Vicente Celestino, que funciona em Conservatória.

Só não entendo como Vicente tendo deixado um filho (estaria vivo quando Vicente faleceu?)e deixou, também uma neta, como Spinto ficou como único herdeiro? Acho que tem algo errado aí.

GILDA DE ABREU faleceu em 6 de junho de 1979, aqui no Rio da Janeiro.

Norma Hauer

2 comentários:

Armando Rafael disse...

Norma Hauer conhece simplesmente tudo dos ídolos da música popular brasileira.
Tem uma memória privilegiada e com ela temos muito a aprender.

Claude Bloc disse...

Eu quase postei algo sobre Carlos José. Na net tem muito pouco sobre ele. Uma pena pois ele tinha uma voz suave e agradável.