Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Um costume deplorável – por Armando Lopes Rafael





Mudar os nomes das ruas de Crato. Vem de há muito esse lastimável costume dos vereadores cratenses. As ruas do centro, possuidoras de tradicionais e pitorescas denominações, tiveram seus nomes trocados por personagens desconhecidos da população cratense. O leitor sabe quem foi Senador Pompeu, Almirante Alexandrino, José Carvalho, Teófilo Siqueira, Coronel Secundo? Pois esses nomes substituíram denominações como: Rua de Santo Amaro, das Laranjeiras, do Pisa, da Glória, Formosa, Grande, do Fogo, da Vala, da Boa Vista...
Vejamos um caso recente. Em 1998, intelectuais, professores e monarquistas caririenses procuraram os vereadores Ailton Esmeraldo e Edna Almino e solicitaram um projeto dando o nome de Imperatriz Leopoldina a uma nova rua de Crato. Foram de pronto atendidos.
Colocada a matéria em votação, uma surpresa: alguns vereadores alegaram desconhecer quem fora e qual a participação que tivera a Imperatriz Leopoldina na história do Brasil. O presidente da Câmara Municipal, Cláudio Gonçalves Esmeraldo, usou de bom senso. Convidou-me a comparecer à sede do legislativo cratense para proferir palestra sobre a primeira imperatriz brasileira. Assim o fiz. Ao final da minha fala o projeto foi colocado em votação sendo aprovado por 20 votos a favor e uma abstenção: a do vereador petista Amadeu de Freitas. Àquela época, os adeptos do Partido dos Trabalhadores se apresentavam com um ar de superioridade. Julgavam-se os “donos da verdade”, verdadeiros vestais da ética, críticos de tudo... Em 2003, o PT chegou ao poder. Deu no que deu... Mas essa é outra história.
Voltemos ao troca-troca dos nomes das ruas de Crato. O ex-prefeito Raimundo Bezerra sancionou a Lei nº. 1.774 de 10 de junho de 1998, denominando de “Rua Imperatriz Leopoldina” a artéria que tem inicio ao lado direito da Avenida Padre Cícero – sentido Crato-Juazeiro – e dá acesso ao Parque Getúlio Vargas-Morro da Coruja, em toda a sua extensão. Existem vereadores na atual legislatura, possuidores de mandatos em 1998, que se lembram do episódio acima relatado.
Recentemente, os vereadores (provavelmente desconhecendo o fato de aquela via pública já ter nome oficial) aprovaram nova denominação para a rua. Pela nova lei passou a se chamar Rua Orestes Costa. Este, aliás, já fora homenageado anteriormente como a colocação de seu nome em duas ruas de Crato: a avenida que passa ao lado da Grendene e outra rua o bairro Granjeiro. Nada contra o Sr. Orestes Costa, cidadão de bem, cujo legado de honestidade e ética faz parte da memória da Cidade de Frei Carlos. Ele merece ser homenageado. O que constrangeu, e até revoltou muita gente, foi a cassação da Imperatriz Leopoldina como patrona de uma rua de Crato e o Sr. Orestes Costas "emplacar" 3 ruas com seu nome em Crato. Um autêntico tri-campeão...

Texto: Armando Lopes Rafael

7 comentários:

socorro moreira disse...

Concordo contigo, Armando. Por mim não mudavam os nomes das nossas ruas.Nem vou falar muito , mas estou contigo !

Armando Rafael disse...

Socorro:
Felizmente existe uma corrente de pensamento na opinião pública contra essa idiotice da Câmara de Vereadores.
Por mim voltava os nomes tradicionais.

Claude Bloc disse...

Armando,

Depois dizem que os brasileiros não têm memória histórica...(o que é uma verdade) Imagina mudando assim o nome das ruas. Daqui a pouco teremos um Crato descaracterizado. Outros nomes de ruas, prédios sendo demolidos em vez de preservados, praças modificadas, só falta agora mudar o nome da cidade(risos).

Apesar de não gostar da expressão do Faustão, aqui ela cabe direitinho: "ô lôco!!"

Abraço,

Claude

Heladio disse...

Caro Armando

Recentemwente, há exatos quatro dias, pásme, retiram o nome da rua Fco Osório Ribeiro da Silva, uma grande figura empresarial e humana do Crato, por outro cidadão respeitável, também. O que eu não entendo é a FALTA DE RESPEITO aos familiares.
Heládio

Unknown disse...

É Verdade.... Essa foi a gota d'agua pra completar a minha grande decepção com os administradores da cidade do Crato, que alem de não cuidar da sua propria cidade, tb não preservam a memória da mesma, pois FRANCISCO OSÓRIO RIBEIRO DA SILVA, meu Pai, foi uma grande homem e empresário desta cidade, que ajudou fazendo um link entre o Cariri e os grandes centros (São Paulo), sempre ajudando a todos e que hj vemos que a rua onde ele foi homenageado foi substituída, sem nenhum respeito a memoria dele e de seus familiares.
Maria Isabel Libório Ribeiro da Silva

Unknown disse...

É DE ADMIRAR O DESCASO DOS ADMINISTRADORES E LEGISLADORES MUNICIPAIS COM A CIDADE E COM OS CIDADÃOS QUE CONTRIBUIRAM COM O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO. ADMINISTRADORES QUE NÃO SE DÃO AO TRABALHO DE CONHECER OS NOMES QUE AJUDARAM O MUNICÍPIO O SER CONHECIDO E RECONHECIDO. NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA MAIS UMA GRANDE DECEPÇÃO O CRATO CAUSOU A FAMÍLIA LIBÓRIO RIBEIRO DA SILVA, QUANDO SEM JUSTIFICATIVA ALGUMA OU SATISFAÇÃO À FAMÍLIA, MUDOU O NOME DA RUA FRANCISCO OSÓRIO RIBEIRO DA SILVA NO GRANJEIRO. SR. OS´RIO, CONHECIDO COMO "MESTRE" GRANDE EMPRESÁRIO E CIDADÃO CARIRIENSE QUE ROMPEU AS BARREIRAS DO ESTADO COM A SUA EMPRESA DE ÔNIBUS EXPRESSO REAL CARIRIENSE. SERÁ QUE A PREFEITURA NÃO TEM PENSADO NA ABERTURA DE NOVAS RUAS QUE POSSIBILITEM ACESSIBILIDADE AOS MORADORES DO MUNICÍPIO E É POR ISSO QUE TEM QUE ESTAR REBATIZANDO AS RUAS EXISTENTES? ISSO É PARA FAZER MOVIMENTO POLÍTICO? OU O QUE É ISSO???
ANA PAULA LIBÓRIO RIBEIRO DA SILVA

Unknown disse...

Quero aqui postar a minha indignação com o fato ocorrido nesta sexta-feira 25/09.Mudaram o nome da Rua de MEU PAI....Frascisco Osório...ora ora, esses políticos sem memória e sem respeito, acho bom vocês pensarem bem antes de querer fazer política mexendo com os sentimentos dos outros, principalmente, despretigiando um Cratense como "OSÓRIO", QUERO DIZER QUE ISSO NÃO VAI FICAR ASSIM.