Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Comunicado Vila das Artes

SEMANA VARDA
Agnès Varda lança filme e participa de Conferência em Fortaleza. Inscrições só até a próxima segunda, dia 14.
A cineasta franco-belga Agnès Varda, uma das pioneiras da Nouvelle Vague, movimento artístico do cinema francês que teve início nos anos 60, estará em Fortaleza entre os dias 21 e 25 de setembro para lançar o seu filme "Les Plages d'Agnes" e realizar a Conferência "Da Nouvelle Vague a Vaga Contemporainia". Para participar é preciso fazer inscrição (gratuita) na secretaria do curso de pós-graduação em Comunicação, na Universidade Federal do Ceará (UFC) - Avenida da Universidade, 2762, Benfica - das 14h às 20h ou na Vila das Artes - Rua 24 de Maio, 1221, Centro – das 9h às 12h. Informações pelos telefones 3252-1444 (Vila) e 3366-7712 (UFC). Durante a semana da Conferência serão exibidos filmes da cineasta e realizados encontros entre pesquisadores, estudantes de cinema e audiovisual.

CINECLUBE
Próxima segunda tem Cineclube Costa Gavras na Vila das Artes. Entrada é gratuita e começa ás 18h30.
O Cine Costa Gavras exibe na segunda-feira, dia 14, o filme Amém, de Konstantinos Costa Gavras, cineasta adepto ao cinema político que fez diversos filmes sobre a ditadura no mundo. Amém foi produzido em 2001 e retrata a 2ª Guerra Mundial, sob o olhar de um oficial alemão que tenta avisar ao Vaticano sobre as atrocidades cometidas contra os judeus nos campos de concentração. Após tem um bate papo com o público presente. O Cine Costa Gavras é um dos cineclubes selecionados através de edital público de apoio a ação cineclubista. Agora toda segunda é dia de cinema na Vila e a entrada é gratuita.

CONFERÊNCIA DE CULTURA

Participe da construção coletiva de políticas públicas para a cultura
Com o tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, a III Conferência Municipal de Cultura prevê um ciclo de debates preparatórios que contemplam os eixos e subeixos temáticos propostos para a Plenária Municipal. Os encontros prévios começam no próximo dia 17 de setembro, seguindo até 14 de outubro de 2009. O desafio de pensar e decidir coletivamente sobre os rumos da cultura na nossa cidade e afirmá-la como direito adquirido é de todos e de todas, resultando na elaboração do Plano Municipal de Cultura de Fortaleza e implantação do Sistema Municipal de Fomento à Cultura. Confira a programação:Em setembro (Casa Amarela Eusélio Oliveira - av. da Universidade 2.700, Benfica) Dia 17 Mesa 1 (14h) – Comunicação e Cultura Digital (Direitos autorais (Legislação) / Propriedade Intelectual / Licenças (Creative Commons e outras) / Possibilidades de produção, circulação, recepção e consumo dos diversos conteúdos artísticos. Mesa 2 (16h30) – Comunicação é Cultura: experiências virtuais de mídia livre e colaborativa em interface com a cultura. Dia 28 Mesa 1 - Produção Simbólica e Diversidade Cultural (Produção de Arte e Bens Simbólicos, Convenção da Diversidade e Diálogos Interculturais, Cultura, Educação e Criatividade e Cultura, Comunicação e Democracia). Mesa 2 - Cultura, Cidade e Cidadania (Cidade como Fenômeno Cultural, Memória e Transformação Social, Acesso, Acessibilidade e Direitos Culturais).Em outubro, Dia 1 Mesa 1 - Sistema Municipal de Fomento à Cultura – a proposta de Fortaleza. Mesa 2 - Gestão e Institucionalidade da Cultura (Sistemas Nacional, Estaduais e Municipais de Cultura, Planos Nacional, Estaduais, Municipais, Regionais e Setoriais de Cultura e Sistemas de Informações e Indicadores Culturais). Dia 14 (CUCA Che Guevara, na Barra do Ceará) Mesa 1 - Cultura e Desenvolvimento Sustentável (Centralidade e Transversalidade da Cultura, Cultura, Território e Desenvolvimento Local e Patrimônio Cultural, Meio Ambiente e Turismo). Mesa 2 - Cultura e Economia Criativa (Financiamento da Cultura, Sustentabilidade das Cadeias Produtivas da Cultura, Geração de Trabalho e Renda). Programação completa no site fortaleza.ce.gov.br/secultfor

CURSOS LIVRES
Inscrição para o curso de direção de fotografia em parceria com o CANNE vai até dia 22 de setembro
O Núcleo de Produção Digital Vila das Artes (programa Olhar Brasil mantido em parceria com a Prefeitura e o Ministério da Cultura) e o Centro Audiovisual Norte e Nordeste (CANNE) trazem para Fortaleza o professor Antônio Luiz Mendes para a Oficina de Direção de Fotografia para o audiovisual. As inscrições estão abertas até o dia 22 de setembro e devem ser feitas na secretaria da Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, centro) das 9h às 20h. As aulas são gratuitas e acontecem de 29 de setembro a 3 de outubro das 14h às 22h. O curso abordará os fundamentos conceituais e práticos da iluminação e do enquadramento para a captação em película e em vídeo. As vagas são dirigidas para profissionais do audiovisual com experiência em captação de imagens. Mendes é um conceituado diretor de fotografia com mais de 30 anos de experiência no cinema nacional.

AUDIOVISUAL
Isenção da taxa de inscrição terminou nesta sexta. Inscrições acontecem de 23 a 27 de setembro. O curso é gratuito.

Alunos que concluíram o último ano do ensino médio em escolas públicas interessados em participar do II Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes tiveram até às 17h desta sexta-feira (11) para solicitar isenção da taxa de inscrição (R$ 20,00). O curso tem por objetivo fomentar um espaço para o surgimento de novas gerações de realizadores capazes de desenvolver parâmetros artísticos e organizacionais próprios para realizar projetos autorais que tenham como suporte os meios audiovisuais. São oferecidas 40 vagas, das quais 50% são destinadas para alunos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet através do site ccv.ufc.br, de 23 a 27 de setembro. O curso tem duração de 2 anos (1.700h/a), é gratuito e terá início em 2010 no período da manhã (8h às 12h). O edital e a grade do curso estão disponíveis no site da Prefeitura (fortaleza.ce.gov.br). Outras informações pelo telefone (85) 3105-1404.

MUNDO SUBMERSO
CANNE Recife inscreve profissionais do norte e nordeste para curso de cinema tografia subaquática

O Centro Audiovisual Norte-Nordeste (CANNE) está inscrevendo profissionais da área técnica do audiovisual das regiões norte e nordeste para o curso de Cinematografia Subaquática, com o diretor de fotografia Roberto Faissal Júnior, especialista em captação de imagens submarinas. O curso será em Recife, de 21 a 25 de setembro com aula prática de 28 de setembro a 2 de outubro, no Arquipélago de Fernando de Noronha. Informações pelo email canne@fundaj.gov.br ou através do telefone (81) 3073.6718. Em Salvador o curso acontece de 19 a 25 de outubro com aulas práticas no litoral baiano. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (71) 3116.8100 e 3116.8111. Para participar é preciso ser profissional do audiovisual que tenha conhecimento básico de fotografia, câmera e mergulho. O curso disponibilizará câmeras, caixas estanques, fotômetros, monitores e comunicação subaquática além de equipamentos para diferentes tipos de iluminação subaquática.Mais sobre o curso no www.fundaj.gov.br.

ENCONTRO DAS ARTES
Equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), a Vila das Artes é espaço voltado para a formação, pesquisa, produção e difusão em arte. Situado no centro de Fortaleza, reúne em seu espaço as Escolas Públicas de Dança e Audiovisual, o Núcleo de Produção Digital, Biblioteca e Videoteca. Tem como parceiros a Universidade Federal do Ceará, a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, FCPC, e a Rede Olhar Brasil. Apoio da Kodak, Quanta e Prodança. Apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual da Cultura (Lei nº 13.811) e patrocínio do Banco do Nordeste, Fundo Nacional de Cultura e Lei de Incentivo a Cultural do Ministério da Cultura e Governo Federal. Todas as atividades são gratuitas.

Vila das Artes - Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Fortaleza. Ceará. Brasil
Telefone (55+85) 3252-1444 comunicacaoviladasartes@gmail.com, viladasartesfortaleza@gmail.com
Escola Pública de Dança - (85) 3105-1402
escoladedancadefortaleza@gmail.com
Escola Pública de Audiovisual - (85) 3105-1404
escoladeaudiovisualdefortaleza@gmail.com
Núcleo de Produção Digital (Olhar Brasil) - (85) 3105-1410
npdfortaleza@gmail.com
Coordenação de Arte e Política - (85) 3253-7052
coord.artepolitica@gmail.com

Nenhum comentário: