Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Ser mar, ser rio... - Por Claude Bloc

Há dias em que as palavras não querem se soltar. Talvez hoje fosse um desses dias. Hoje eu poderia, mais uma vez celebrar o silêncio em sua natureza alternativa, em seu refúgio acessório, pois o silêncio é um imperativo abstrato. Resulta de uma inquietação insustentável, impõe-se! O silêncio é sedutor. Apascenta. Muitas vezes conforta mais do que as histórias das palavras em seu secreto esmero, deflagradas pelas questões de amor.

Por isso hoje, abasteço-me das palavras. Escrevo um poema antes que o silêncio o deixe inerte. Rasgado no cesto de papéis que deixo sob a mesa onde costumo escrever.

E vou tentando. Escrevo. Imagens sobrepõem-se e começam a deixar-se prender aos fios da vida. Sinto-me no limite preciso do meu momento criativo.

Vêm-me palavras, outras fogem ao passar minha inquietude para a folha de papel. Percebo que a razão escorre-me entre as mãos. Escrevo. Na cadeira ao lado uma rosa. Alguém ousou perverter-me os sonhos. Por um momento desfruto a utopia de me imaginar entre as rosas que alguém colheu de manhã. Rosas vermelhas. Suspendo a mão. Respiro fundo. Sinto-me flor.

Finalmente o poema esgota-se no silêncio. Sinto-me descalça sobre a areia. Mantenho-me dentro do poema ao adormecer. Sonho no ritmo das palavras soltas e escuto meu nome em surdina. O mar?

Entrego-me, então, ao som dos pássaros, perco-me no ritmo das marés. (Inócuas!) Tomo numa das mãos a rosa e absorvo-a inteira nas palavras e no poema. O ramo e a rosa. A rosa e o poeta das flores. O poeta e a rosa vermelha. Sento-me na cadeira e espero-o voltar.

O momento agora é de silêncio. O princípio do nada. A certeza absoluta que tudo se inicia e termina ali dentro de mim. O sonho também.
.
Tudo, enfim, se havia transformado em água de um oceano imenso. Não havia limites. Descalça, era assim que me queria. Descalça. Respirando a maresia. Para também poder ser mar. Ou viver a ser rio.

Texto e foto por Claude Bloc

Nenhum comentário: