Memorável relógio com 6 mostradores. Uma lástima , se encontrar quebrado.O seu reparo foi é tentado mas tendo em vista o alto custo orçamentário, a Igreja desistiu de repará-lo.
A primeira Igreja de São Francisco, assolada por muitas goteiras, recebeu autorização do bispo Dom Francisco de Assis Pires, através do pároco Pe.António Vieira, em 21.10 1950 para que se fizessem os reparos necessários. na avaliação foi constatada que a sua estrutura básica estava comprometida.Daí demoliram-na para espanto do Sr.Bispo. Os fieis mobilizaram-se e levaram pedras para uma nova construção.Meu pai, Edilson Rocha foi um dos tais.
Para aquisição do material restante, realizaram-se quermesse, contando com a participação valiosa de toda a comunidade. Destaque maior para o Rei do Baião (Luiz Gonzaga) que com a sua música animava a festa. Dentre diversos arrematadores, Dr. Ossian Alencar Araripe entrou com o maior de todos os lances. Mas, todas as doações ficaram registradas em placas metálicas.
A nova igreja foi inaugurada em 04.10.1956, na festa do pai Seráfico São Francisco de Assis.
No episcopado de Dom Vicente de Araújo Matos, aos 11.02.1068 foi elevada à condição de Paróquia de São Francisco de Assis, desvinculando-se territorial e administrativamente das paróquias de Nossa Senhora da Penha e São Vicente Férrer.
Foto retirada da pintura de Lídio Correia. Originalmente tinha sua fachada voltada para a serra do Araripe.
De origem imemorável, segundo a história oral dos nossos antepassados.
2 comentários:
Ricardo,
Interessantíssimo esse seu resgate do tempo e da história. Creio que pouca gente sabe desses fatos que você relata tão bem ilustrado.
Valeu demais sua pesquisa para a História do Crato.
Abraço,
Claude
Kaká,
Meus parabéns pela pesquisa sôbre o relógio de seis mostradores e a história com ilustrações importantes da igreja de São Francisco.
Importante documentário.
Beijo,
Postar um comentário