Ele nasceu em Porto Alegre a 1º de outubro de 1908.
E quem é ALCIDES GONÇALVES ? Músico e compositor, nasceu e faleceu em Porto Alegre, mas durante alguns anos fez parte da Orquestra da Rádio Nacional, aqui no Rio de Janeiro, para onde veio em 1939 e também da de Radamés Gnatalli, no Copacabana Palace.
Suas composições não foram em grande número, mas marcaram sucessos aqui no Rio, principalmente na voz de Francisco Alves, que gravou "Cadeira Vazia"("entra meu amor, fica à vontade e diz com sinceridade, o que deseja de mim..."); ou ainda "Quem Há de Dizer", que quem vocês estão vendo, naquela mesa bebendo é meu querido amor...; ou mesmo "Maria Rosa" ("vocês estão vendo aquela mulher de cabelos brancos, vestindo farrapos, calçando tamancos...")
Pois é, isso é de Lupicínio Rodrigues? É ! Alcides Gonçalves foi para Lupicínio o que Vadico foi para Noel Rosa, Alberto Ribeiro para Braguinha, ou Otávio de Souza para Pixinguinha: O PARCEIRO NUNCA CITADO. Mas estão lá, também são parte da história
de algumas músicas daqueles compositores.
Com "Triste História", ao lado de Lupicínio, Alcides Gonçalves venceu um concurso realizado pela Prefeitura de Porto Alegre. A primeira composição da dupla, entretanto, foi "Pergunta a Meus Tamancos".
Depois de alguns anos aqui no Rio de Janeiro, regressou a sua terra natal (Porto Alegre) onde faleceu em 9 de janeiro de 1987, aos 78 anos.
Norma Hauer
Nenhum comentário:
Postar um comentário