Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

RECIFE E SUAS PONTES UNINDO CRATENSES


Entrevista com Yasmine Duarte durante Sarau que reuniu velhos amigos Cratenses que residem em Recife.

- Como vê o Cariri atualmente?

Estive lá a alguns anos e senti o completo abandono por parte das autoridades , principalmente na cidade do Crato que era o centro de tudo de bom e progressivo que existia na região. Uma cidade bonita, cheia de tradições e cultura e hoje abandonada e sem guardar mais as suas características de uma cidade onde existia uma história a ser contada e lembrada.


- Que lembranças marcaram sua vida no Crato e em Recife?

No Crato , de onde saí com 17 anos tenho a lembrança da melhor infância que uma criança poderia ter, um mundo de fantasias, com banhos de chuva , rios,cachoeiras, brincávamos nas ruas com amigos sem nenhum risco, até uma enchente foi motivo de festa para a criançada.O parque de diversões Maia na festa da padroeira , férias na Serra do Araripe, festas inesquecíveis criações das irmãs Divani e Bernadete Cabral , verdadeiras artistas que não sei onde buscavam tanta criatividade em épocas onde não existia a globalização, televisão , internet, etc. Depois conclui que eram fruto de suas imaginações. Não conhecíamos as palavras ESTUPRO, CORRUPÇÃO, INFLAÇÃO, SEQUESTRO e tantas outras que nos assombram onde quer que estejamos. Em nossa infância nunca fizeram falta os Shoppings Centers, Mac Donald, roupas de grife e brinquedos eletrônicos, mesmo porque nem sabíamos da existência dos mesmos. Nada poderia ser mais bonito do que as bonecas de pano feitas por nossa mãe Haydée e as roupas que ela mesma fazia para nós com todo amor nas madrugadas em sua máquina de costura de pedal à luz de candeeiro. Fartávamos-nos de siriguela, manga, goiaba e tudo mais que a natureza tinha a nos oferece


- Como se vê hoje?

Hoje eu me vejo uma pessoa que valoriza coisas que estão cada vez mais relegadas pelas pessoas como honradez, respeito a natureza e ao próximo , coragem para enfrentar a vida na cidade grande e cheia de competitividade desleal e sei que tudo isso é fruto da vida que vivi na minha infância e adolescência no Crato e dos valores passados por minha mãe e educadores que além de nos ensinarem a ler e escrever nos orientavam para a nossa vida pessoal fora da escola .


- Quais os planos para o futuro?

Vivo um dia de cada vez, mas sempre buscando melhorar como ser humano , tentando ser justa com as pessoas , mas principalmente desejo viver ainda um grande futuro com minhas filhas e um neto que já tenho e outros que virão , pretendo fazer viagens que nunca pude fazer e finalmente voltar ao Crato com tempo para rever todos os lugares e pessoas que tiveram importância para me tornar a pessoa que sou hoje.



4 comentários:

socorro moreira disse...

Você foi colega da minha irmã Verônica Moreira.Fomos contemporâneas , nos anos dourados. O Crato continua lindo, apesar dos pesares.

Um abraço, menina !

Heladio disse...

Prezada Yasmine
Estou resedindo no Crato desde 1977, onde exerço a minha profissão de médico . Entretanto, poucos foram os políticos que se preocuparam com esta cidade.Você realmente tem tôda razão, em gênero, número e grau!
Heladio

João Marni disse...

Mana e SYME, que prazer reve-las.
Vcs estão parecidas com Dê.
Que saudades...
bjs João Marni e Fatima

Unknown disse...

Um beijo a todos que comentaram , foi muito bom este reencontro com pessoas de uma época muito feliz em nossas vidas . Nada melhor do que a internet para nos proporcionar isso.