Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Nois era carne e unha - Por Mundim do Vale

No tempo do desastre aéreo que vitimou Leila Diniz, a comoção foi geral. A morte prematura da atriz virou manchete de rádio, revista e televisão no mundo inteiro. Em Várzea Alegre as pessoas também sentiram, pelo trágico que foi o acidente.
Francisca Farias Mota ( Chica do Rato ) demonstrando um sentimento maior, usava vestido, luvas e véu preto e andava rua acima rua abaixo com uma página da revista Manchete onde tinha a foto da falecida. Um certo dia ela chegou chorando na bodega de Alberto Siebra e pediu para que ele lhe fizesse um grande favor: Alberto perguntou qual era o favor:“Oberto! Já que tu é tão amigo do Pade Mota e inté parece com ele, eu quiria qui tu pidisse a ele, prumode ele celebrar uma missa pra finada Leila, no dia trinta de Abril”. Alberto notando que Francisca estava mais tam-tam da cabeça do que sentida falou: Dá certo não Chica! O Padre Mota está com a agenda cheia, esse mês de Abril tem muita missa. Porque você não encomenda um terço pra ela na capela de São Vicente? “Magina tu indoidiceu? A finada merece é uma missa, ela num era muié só prum terço não. E tu conhecia a Leila Chica? Basta! E tu não sabia não? Apois nós era unha e carne. Tu sabia que ela era prima de Kleber Diniz? Não. Apois era. Mais ou ome sem sintimento, a prima morreu quando acabar ele tá é passiando nas praias im Fortaleza, diferente deu qui tou todo tempo me alembrando de quando ela vinha pra casa de seu Zizué Diniz, qui eu mais ela ia tumar bãe dibacho das bica de jacaré na calçada da igreja e quando era de noite nós ia jogar xibiu lá na calçada da casa de João Bile”.
Postado por A.Morais :
Dedico a amiga Socorro Moreira que conheceu a personagem desse mirabolante causo.

2 comentários:

socorro moreira disse...

Eu era amiga de Chica do Rato. Eu conheço, e bem , todos os pesonagens.
Eu amo V.Alegre, seus causos, e o seu povo !
Eu só não nasci em V.Alegre, porque nasci no Crato.


Um abraço, meu amigo, fiquei feliz !
Pra você o melhor do meu humor: um sorriso !

socorro moreira disse...

A primeia vez que eu fui a V.Alegre eu era menina de braços. Lembranças vagas.
A segunda vez, eu estava com 14 anos, terminara o ginásio, e fui passar as férias , na casa de Seu Mundim Tibúrcio com Ana Maria ( minha prima), Vilany e maria Nilce.
Cheguei de tardinha, depois de muitas horas de viagem pela Serra de S.Pedro. De noite fui dar umas voltas na praça querendo conhecer os meninos dos quais já tinha a ficha completa. Mas a praça estava vazia. Todos tinham ido para um forró, no Sanharol.
Quando o dia amanheceu, depois da primeira noite naquela cidade, fui pra calçada, apreciar o movimento. Míope, não enxergava o povo à distância. E, lá se vem, uma moça enfeitadíssima, de salto alto, colares e roupas vistosas...
Perguntei pra maia Nilce : Vixe, quem é aquela tão pronta, que vem chegando , já com um sorriso imenso, na boca de batom vermelho ?
Ela riu muito, e deixou que a figura se aproximasse, e eu tirasse as minhas conclusões.
Era Francisca. Gostamos uma da outra de cara ( as doidas se atraem?). Aí foi logo se lamentando." Tenho um monte de apelidos... O povo daqui é gozador, sabia?
E, já que está chegando, se quiser minha amizade, não tome o meu namorado...O nome dele é Rubens Diniz."
Eu pensei até em registrar tudo que Chica falava, nos 30 dias que passei em V.Alegre. A história de uma cidade contada pela boca e falas da Chica seria um livro de Filosofia !Chica é uma, entre mil e umas , saudades minhas !

Abraços, Morais !