Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Nossa Senhora do Rosário - Por: Socorro Moreira


"Senhora do Rosário, de Caravaggio.Nossa Senhora do Rosário (ou Nossa Senhora do Santo Rosário ou Nossa Senhora do Santíssimo Rosário) é o título recebido pela aparição mariana a São Domingos de Gusmão em 1208 na igreja de Prouille, em que Maria dá o rosário a ele.

Em agradecimento pela vitória da Batalha de Muret, Simon de Montfort construiu o primeiro santuário dedicado a Nossa Senhora da Vitória. Em 1572 Papa Pio V instituiu "Nossa Senhora da Vitória" como uma festa litúrgica para comemorar a vitória da Batalha de Lepanto. A vitória foi atribuída a Nossa Senhora por ter sido feita uma procissão do rosário naquele dia na Praça de São Pedro, em Roma, para o sucesso da missão da Liga Santa contra os turcos otomanos no oeste da Europa. Em 1573, Papa Gregório XIII mudou o título da comemoração para "Festa do Santo Rosário" e esta festa foi estendida pelo Papa Clemente XII à Igreja Universal. Após as reformas do Concílio Vaticano Segundo a festa foi renomeada para Nossa Senhora do Rosário. A festa tem a classificação litúrgica de memória universal e é comemorada dia 7 de outubro, aniversário da batalha.

María del Rosário é um nome feminino comum em espanhol, além de Rosario poder ser usado como nome masculino também, principalmente em italiano. "
.
*Minha avó Donana rezava o rosário o dia todo. Nem sei quantos , mas rezava ! O terço da minha mãe eu já considerava comprido demais...mas rezava ! Minhas rezas sempre quiseram ser curtas, mas eu rezo !
O mês de Outubro é o mês do rosário ( 3 terços).Quem sabe , um dia, eu tenha disposição para completar esse número de contas, em "Ave Maria".
Amanhã é o dia de Nossa Sra. do Rosário. Dia em que Dona Edístia Abath , exerce a sua devoção anual, presenteando os fieis com terços , na missa da Sé .
Hoje ele esteve comigo, e eu tive o prazer de abraçar a fé e delicadeza, no seu corpo de mulher perfumada de graças. Abracei Dona Edístia por você, minha amiga Teresa.
Junto com Dona Edístia outros rostos queridos me ocorrem : Valdenora ( minha mãe), Dona Almina e Dona Anilda, Tia Auri, Dona Marineida, Francisquinha Vilar, Dona Ruth ,Bernadete Cabral, e as tantas mulheres piedosas e belas , que me fazem lembrar Nossa Senhora.

Um comentário:

Teresa disse...

Hoje fui cedo comprar a imagem de Nossa senhora do Rosário, lembrando da devoção tão linda de minha mãe que agora está na Sé rezando o rosário, depois da missa ela vai distribuir os terços.
Estou emocionada Socorro, liguei até no celular pra falar com ela.
Um abraço
Teresa Abath
Brasília-DF