Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 3 de outubro de 2009

O mel de abelha e suas propriedades nutricionais


" Durante muitos séculos a humanidade não conheceu outro alimento edulcorante que não fosse o mel de abelhas. Alimento natural, por excelência. Somente com o aparecimento dos açucares industrializados, de origem vegetal, passou o homem a substituir o mel de abelhas por outros alimentos adoçantes mais abundantes. Apesar disso, com o desenvolvimento moderno da ciência nota-se um retorno apreciável ao primitivo alimento graças as suas qualidades.Que falta nos açucares industrializados,por serem açucares (sacarose) de mais difícil digestão.Têm poucas vitaminas e são responsabilizados pelo aparecimento de algumas doenças,das chamadas "doenças da civilização(Diabetes e Descalcificação dos ossos)".

· O mel de abelhas é constituído quase que exclusivamente de haxoses (76%), sendo, pois diretamente assimilável pelo organismo, mesmo os mais debilitados, por ser já um açúcar invertido; é ótimo restaurador do sistema nervoso, graças a sua riqueza em tiamina e riboflavina, além de outras vitaminas.

· Na composição do mel de abelhas, segundo as mais recentes analises, figuram os sais minerais com 3 a 7%, principalmente os de cálcio e fósforo, de quem geralmente carecem os nossos alimentos, devido à pobreza destes elementos nos nossos solos.

· Portanto, a divulgação do mel de abelhas como alimento importante para o organismo humano, através de um atual processo educativo, é de fundamental importância na criação de novos consumidores, tendo em vista o atual momento em que as pessoas despertam para a necessidade de consumirem cada vez mais os alimentos de origem natural. As diversas maneiras de inclusão do mel de abelhas na dieta de alimento das pessoas, seja na forma "in natura", ou como componente de receitas culinárias, proporcionará a elevação no consumo é "per capita", promovendo conseqüentemente uma melhor condição de vida dos consumidores.


· Através dos tempos, o mel sempre foi considrado um produto especial, utilizado pelo homem desde os tempos mais remotos. Evidências de seu uso pelo ser humano aparecem desde a Pré-história, com inúmeras referências em pinturas rupestres e em manuscritos e pinturas do antigo Egito, Grécia e Roma.

· Foi o primeiro adoçante consumido pelo homem. Até o século XIII, o mel era a única substância doce usada na cozinha. Nos tempos antigos, o mel era largamente consumido para promover a longevidade. Com o advento do açúcar de beterraba e de cana o consumo de mel como alimento perdeu o seu valor. A substituição do mel pelo açúcar trouxe grande prejuízo para a saúde do homem.Uma vez que houve perda de propriedades nutricionais e terapêuticas.


· Uso do mel na alimentação Humana e na prática médica

· O mel pode ser usado como substituto vantajoso do açúcar;

· É de fácil digestão pelo organismo;

· Ajuda o organismo a fixar o cálcio;

· Não irrita a mucosa do tubo digestivo;

· Dentre os açúcares é o mais tolerado pelos rins;

· Tem efeito levemente laxativo;

· Tem valor laxativo;

· É utilizado como medicamento nos seguintes casos:
I. Doenças cardíacas;
II. Doenças da garganta e boca;
III. Doenças das vias respiratórias;
IV. Anemias e raquitismo;
V. Queimaduras;
VI. Prisão de Ventre;
VII. Fadiga.
A utilização do mel na nutrição humana não deveria limitar-se apenas a sua característica adoçante, como excelente substituto do açúcar, mas principalmente por ser um alimento de alta qualidade, rico em energia e inúmeras outras substâncias benéficas ao equilíbrio dos processos biológicos de nosso corpo. "

Nenhum comentário: