Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Os três Patetas - Primeira Formação


Moe Howard

Moe Howard nasceu em 19 de junho de 1897 numa pequena comunidade judaica chamada Bensonhurst nas cercanias do Brooklyn em Nova York; seu verdadeiro nome era Moses Horvitz. Sua mãe se chamava Jennie Horvitz e seu pai, um alfaiate, era Solomon Horvitz. Moe foi o quarto dos cinco irmãos Howard. Dois de seus irmãos atuaram com ele como personagens dos Três Patetas, Jerome (Curly) e Samuel (Shemp). Os outros dois irmãos Jack e Irving nunca entraram para o show business. Moe nunca completou os estudos universitários, sua verdadeira paixão era o teatro.
Em 1909, Moe conseguiu penetrar no mundo e nos bastidores do cinema, como mensageiro dos artistas no Vitagraph Studios no Brooklyn. Sua persistência fez com que logo começasse a atuar em filmes com astros e estrelas da época, tais como John Bunny, Flora Finch, Earle Williams, Herbert Rawlinson e Walter Johnson. Foi no mesmo ano de 1909 que Moe conheceu Ted Healy, tornaram-se amigos íntimos e no verão de 1912 Moe passou a fazer parte da trupe de Annette Kellerman de shows aquáticos de garotas mergulhadoras. Era um trabalho temporário que durava apenas os verões.
Depois de um longo período de separação, Moe se re-encontra com Ted Healy em 1922 e juntamente com seu irmão Shemp, formam uma parceria que salvo alguns intervalos, durou 10 anos.
Em 7 de março de 1925 Moe casa-se com Helen Schonberger que era prima de Harry Houdini o famoso mágico e prestidigitador. Mais um pequeno período afastado do show business e Moe re-ata com Ted Healy, na mesma época em que Larry Fine junta-se ao grupo.
Eles se apresentavam em espetáculos do Vaudeville como os Patetas inclusive em shows como A Night in Venice (Uma noite em Veneza). Ted e seus Patetas fizeram sua primeira aparição na tela dos cinemas na clássica comédia da 20th Century Fox, "Soup to Nuts"em 1930. Este filme foi seguido de uma série de comédias para a Metro Golden Mayer.
Em 1934, Moe, Larry e Curly assinaram contrato com a Columbia Pictures como os Três Patetas (The Three Stooges) para estrelarem os episódios que até hoje ainda podem ser vistos nas TV a cabo.
Em 1958 Joe DeRita se junta a Moe e Larry para substituir Curly Howard que falecera em 1952, eles interpretaram juntos os Três Patetas até que Larry sofresse um ataque cardíaco durante as filmagens de "Kook's Tour" em 1970; depois disso Larry ficou impossibilitado de atuar. Moe e Curly Joe cogitaram o nome de Emil Sitka para substituir Larry, mas os Três Patetas depois disso nunca mais atuaram juntos.
Moe teve dois filhos, Joan e Paul. Moe faleceu em 4 de maio de 1975 aos 78 anos.

Larry Fine

Larry Fine nasceu Louis Fienberg em 5 de outubro de 1902 na zona sul de Philadelphia, Pennsylvania. Seu pai Joseph Fienberg e sua mãe Fanny Lieberman tinham uma relojoaria e joalheria, Larry tinha mais dois irmãos Morris, um jovem irmão Phillip que morreu prematuramente e uma irmã Lila que se tornou professora. Quando criança, Larry teve seu braço esquerdo seriamente queimado por ácido que seu pai usava nos serviços de ourivesaria; Larry recebeu um enxerto de pele em seu braço. Seu médico recomendou que Larry tomasse aulas de violino, como forma de terapia, tocando o instrumento ele conseguiria reforçar a musculatura do membro afetado. Seu aprendizado e domínio do instrumento tornaram-se impressionantes de tal forma que Larry muitas vezes chegou a tocar profissionalmente. Curiosamente, em paralelo com seus recitais de violino em noites do teatro amador, Larry também lutava boxe e chegou a ganhar dinheiro como lutador peso leve. Mais tarde Larry desenvolveu um ato na cena do Vaudeville onde representava um dancarino russo que tocava o violino enquanto dançava, isto foi o que chamou a atenção de Ted Healy.
Quando Shemp decidiu não acompanhar a trupe de Ted, Moe sugeriu que talvez Larry pudesse substituí-lo. Mas, os três chegaram a atuar juntos e sua primeira aparição na Broadway foi em "A Night in Venice". Larry estrelou ainda o primeiro longa metragem dos Patetas, "Soup to Nuts" em 1930 pela 20th Century Fox.
Larry entrou para os Três Patetas com Moe e Curly para filmar os episódios na Columbia Pictures que começaram a ser produzidos em 1934.
Larry e sua esposa Mable, viviam em hotéis, primeiramente no President Hotel em Atlantic City, onde nasceu sua filha Phyllis, depois foram para o Knickerbocker Hotel em Hollywood. Mais tarde Larry comprou uma velha casa em estilo mediterrâneo em Los Feliz nos arredores de Los Angeles. Larry teve mais um filho, Johnny que morreu em um trágico acidente automobilístico em 17 de Novembro de 1961 aos 24 anos, sua esposa morreu em 30 de maio de 1967. Larry teve 5 netos, Christy Lynn Clark, John Fine, Jr., Phyllis Miller, Kris Cutler e Eric Lamond.
Após 1958, Larry, Moe e Curly Joe se apresentaram ao vivo para platéias em todo os Estados Unidos, apareceram em seis longa metragens, diversos shows de televisão e ínúmeras produções até que Larry sofresse um ataque cardíaco durante as filmagens de "Kook's Tour" em 1970. Depois disso Larry nunca mais atuou novamente, vindo a falecer em 24 de janeiro de 1975.


Curly Howard

Jerome Lester Horvitz era o verdadeiro nome de Curly, irmão de Moe e Shemp, nasceu em 22 de outubro de 1903 em Bath Beach, uma estância de veraneio nas cercanias do Brooklyn, era o quinto, e o filho mais novo do casal Jenny e Solomon Horvitz.
Seu interesse pelo show business surgiu quando por diversas vezes assistiu a seus irmãos Moe e Shemp atuarem junto a Ted Healy. Depois da saída de Shemp do grupo de Ted, Moe sugeriu que seu irmão mais novo Jerome seria um ótimo substituto para Shemp, naquela época, Curly era conhecido por Babe.
Quando Babe foi conversar com Ted para se juntar ao grupo, tinha longos cabelos castanhos e usava bigode, para se tornar um Pateta, concordou em raspar o bigode e a cabeça.
Apelidado de Curly, juntou-se ao time e desempenhou papéis no Vaudeville e em curtas para a MGM. Mais tarde em 1934, Curly juntamente com Moe e Larry atuaram em diversos curtas que foram produzidos para a Columbia Pictures.
Depois que o primeiro casamento de Curly foi anulado, ele veio a se casar outras três vezes. Em 7 de junho de 1937 se casou com Elaine Ackerman, e em 1938 teve o sua primeira filha, Marilyn. Curly e Elaine se divorciaram em 11 de julho de 1940. Em 17 de outubro de 1945 Curly casou-se com Marion Buxbaum, depois de três meses de brigas e discussões, Marion e Curly se separaram em 14 de janeiro de 1946 e Curly pede o divórcio. Foi um processo escandaloso e as notícias circulavam pelos jornais locais.
Foi depois desta separação que a saúde de Curly começou a declinar rapidamente, em 6 de maio de 1946, ele sofre um ataque cardíaco durante as filmagens da 97a. comédia do Três Patetas - "Half-Wits'Holiday". Um ano mais tarde Curly casa-se com sua 4a. esposa, Valerie, que cuidou dele até seus últimos dias. Juntos tiveram uma filha Janie, e finalmente em 1949 sua saúde ficou muito abalada, quando sofreu seu segundo enfarto e foi internado no Cedars of Lebanon Hospital em Hollywood, Curly resistiu até 18 de janeiro de 1952, quando faleceu aos 48 anos.
.
* Meu pai vivia desenhando, nas toalhas de mesa da minha mãe as figuras dos Três Patetas, além de outros personagens do cinema, da música e da comunidade.
Nunca gostei muito do humor americano, nem sorria com as chanchadas da Atlântida , mas considero todos, inclusive Os três patetas, figuras que fazem parte da infância de quem nasceu nos anos 50, por exemplo.
Com eles acrescento , na imaginação , uma chuva de boas recordações.


Nenhum comentário: