Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Minha verdadeira árvore de natal - Por Rosa Guerrera



Nunca procurei saber ao certo a tradição do pinheiro natalino , ou como costumamos chamar normalmente de “árvore de Natal”. Sei no entanto que nunca deixei de colocá-la num recanto da minha sala , sempre que se aproxima o mês de dezembro, e gosto de ficar olhando as bolinhas multicores, os pingentes, as luzinhas que piscam, enfim , aquele espetáculo meio fantasia , poético ,ou melhor dizendo : tradicional! .No entanto , não posso negar que essa ornamentação me traz sempre um pouco de saudade...Lembro que minha mãe costumava dizer que Papai Noel teria colocado no topo da árvore que ela enfeitara para comemorar um Natal hoje distante , um anjinho especial “de carne e osso” e que esse anjinho era eu ; isso porque nasci exatamente num dia de Natal. E no meu mundo infantil , sempre que chegava essa data eu fazia questão de ver o anjinho decorando a árvore lá no alto, como fosse eu realmente a principal estrela natalina .Mas com o passar do tempo , outros pinheiros foram decorando a casa ,e nunca soube onde foi parar o enfeite. Hoje tenho consciência que realmente não cheguei a ser aquele anjo que um dia minha mãe sonhou , mas lutei muito para que o mundo não me quebrasse as asas . E todos os tombos sofridos , mesmo machucada , arranhada , eu consegui me levantar e ter sempre num recanto do meu coração um lugar especial para armar a minha verdadeira árvore de Natal, que na realidade é bem diferente daquela que ontem ornamentou a minha infância. Aquela mostrava o sonho e a fantasia , a de hoje retrata o meu hoje ! Aquela mostrava côres , essa já possui o cinza das experiências.! Aquela mostrava um brilho tão lindo , essa quase sem luzes traz na minha imaginação um anjinho desbotado que ainda me deixa crer todos os dias , todas as horas e todos os segundos que o importante na vida não são as folhas secas que caem de uma árvore , mas a fortaleza das raízes que não lhe permitem tombar ante as tempestades do destino . Esta sim , é a minha verdadeira árvore de Natal ! Cheia de pingentes de saudades ,de vivências alegres e doídas ,de momentos que se perderam no espaço ,de beijos não saboreados, de olhares ternos apagados pelo tempo ,enfim: a fotografia nítida de um perfil que hoje nada tem a ver com aquele anjinho que um dia me fez pensar ser a principal estrelinha natalina no topo das árvores que em muitos Natais minha mãe ornamentou a nossa casa .



por rosa guerrera

Um comentário:

socorro moreira disse...

Pensar que tive o prazer de ver essa árvore montada para o natal de 2009...!
A casa da rosa , a casa das 6 mulheres... Que seja natal o ano inteiro para elas !


Conviver com... É presente, luz e alegria !