Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 5 de dezembro de 2009

Cariricaturas encantando no Sul

Como podem perceber no e-mail que lhes passo, os cearenses têm este hábito gostoso de se agregarem, de buscarem seus nichos de lembranças... O Crato, sobretudo, tem - indiscutivelmente - um ímã que atrai sua gente, seja pela efervescência que provoca nas saudades, seja pela alegria que se tem em confraternizar, em trocar lembranças, em rever momentos.
.
Marcelo, certamente, já se engajou no clima do Cariricaturas.
Enquanto vai se preparando para tomar parte do nosso contingente de colaboradores, já podemos contar com sua presença através desta comunicação eletrônica que lhes transmito.
_____________________________
.
Claude...
.
Tenho voltado seguido ao Cariricaturas, sempre que posso estou dando uma olhada. É impressionante a produção do Blog, o que de resto só vem a confirmar a tadição cultural de Crato e da Grande Crato (cidades circuvizinhas).

Quando meus pais, lá nos idos de 1937, decidiram trocar Crateús pelo Crato estavam tendo a antevisão do futuro para os filhos.

Crato naquela época já oferecia opções de educação que eram raras em uma cidade do interior do Nordeste.

Crato sempre cheirou à cultura, esse cheiro misturava-se no ar com o doce cheiro dos canaviais e dos engenhos de cana de açucar do pé-de- serra.
Como cantou o Rei do Baião ...."lá no meu pé de serra, deixei ficar meu coração, ai que saudades tenho"..... e por aí vai. Sempre que ouço essa música me vem a mente o antigo caminho do Lameiro e da Nascente e também, mais tarde, o do Granjeiro (ou seria Grangeiro, sei de uma polêmica sobre o nome)

Aqui no sul, longe do torrão querido que hoje sou tentado a chamar de "pago querido" como dizem os gaúchos, guardo na retina os dias felizes vividos nas traquinagens na Rua Nelson Alencar, das tentativas sempre exitosas de ver os filmes "impróprios" na Rádio Araripe, [vizinha à minha casa]... Era só esperar o Seu Ze Batista (ai de nós se o chamessemos pelo apelido) dormir...

Escrevi tudo isso motivado por essa foto:
Essa é a imagem que tenho gravado na memória de seus irmãos e de Dominique, nique, nique... Até o PEDRO! De repente recuperei lá num cantinho da memória a imagem do Pedro.

Brincalhão e espirituoso, Roseanna minha prima adorava as tiradas dele. Esse da foto é aqule Pedro a quem estou me referindo, ou não?

Impressionante como Jacques tinha forte os traços de Seu Hubert. Ainda os tem?

Grande abraço.

Marcelo

Um comentário:

Heladio disse...

Prezado Marcelo
O nosso colega já falecido Dr. Raimundo Bezerra , falava muito na sua pessoa. Acho que o conheci em uma de sua viagens ao Crato. Fui colega do Raimundo no INSS, e ainda hoje tenho uma clínica de prevenção do cancer ginecológico no HospitaL J. Bezerra de Farias ( vizinho ao consultório do Dr. Tarcísio )
Um grande abraço
Heladio