Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 5 de dezembro de 2009

A Casa e os Jardins de Monet

Claude Monet ( 1840-1926)



A Casa de Monet em Giverny, França

Em 1890,Monet comprou uma casa e terras em Giverny, uma vila às margens do rio Sena, 60 quilômetros a noroeste de Paris. Lá ele criou um grande jardim florido,bem próximo de sua casa e, no pedaço de terra restante, mandou construir um lago que ele encheu com milhares de ninféias multicoloridas. Como ele mesmo dizia,

"era para o prazer dos meus olhos e para servir de tema para a pintura."

Esses jardins tornaram-se seu tema principal pelo resto da vida.A pintura de Monet a partir do século XX faz lembrar o estilo japonês,com pontes arqueadas atravessando o lago,com o reflexo das árvores,misturando-se com as ninféias pairando sobre a superfície da água.


Ninféias, 1914 ( Nymphéas - óleo sobre tela )

No ano de 1908, ao se referir sobre as paisagens com as ninféias, que lhe inspirara muitas obras, Monet escreveu estas palavras:
...
"Estas paisagens refletidas tornaram-se para mim, uma obrigação que ultrapassa as minhas forças, que são de um velhote. Mas, mesmo assim, quero chegar ao ponto de reproduzir aquilo que sinto...e espero que estes esforços sejam coroados de êxito".
...
Ponte japonesa em Giverny - não datada


O amor do pintor pelas plantas pode ser sentido por meio de suas obras: as flores, a ponte japonesa,o lago com ninféias, o roseiral, entre outros exemplos, estão presentes nos seus quadros. As ninféias, inclusive, formam um capítulo à parte. Monet cultivava diversas espécies dessa planta aquática, e passava horas estudando-as.




Apesar de já estar perto dos 70 anos,durante os meses de verão Monet levantava-se, muito antes do sol nascer, para registrar em seus quadros aquele momento da aurora em que o céu mudava de cor, e a névoa pairava sobre o rio.Este sentimento em relação à natureza e à harmonia universal também ficou registrado em palavras,como na afirmação que o artista teria feito a Lila Cabot:


"Se sair para pintar,não se esqueça que cada uma das folhas duma árvore tem a importância dos traços do seu modelo."

Em 1923, Monet está quase cego, é operado de catarata e passa a usar óculos. Em 5 de dezembro de 1926, morre em Giverny.



Fontes:

http://www.pitoresco.com.br/
Imagens

2 comentários:

socorro moreira disse...

Belíssimo !!!!!!!!!!

Claude Bloc disse...

Que coisa mais linda...
Tenho verdadeira e profunda admiração por Claude Monet. Ao meu ver é ele, (dentre os iluministas)o que melhor retratou e caracterizou a tendência artística da época.
O jogo de luzes e sombras é tocante.