Nosso carismático Fusca foi fabricado no Brasil entre 1959 e 1986, com retorno em 1993 até se aposentar de vez em 28 de junho 1996. Somando todo esse tempo são 30 anos de fabricação no Brasil. E de muito sucesso, sem falar da saudade que dá ao lembrar dos Fuscas que passaram pela vida de cada brasileiro. Sim, porque acredito que é muito difícil algum cidadão desse País não se lembrar de algum momento passado em que o Fusca estivesse presente, mesmo que discretamente.
Lembro-me que, nos anos 70 até início dos 80, a grande maioria da frota táxis de São Paulo era formada por Fuscas. Para dar mais espaço aos passageiros, os "motoristas de praça" (como se chamavam os taxistas nessa época) costumavam tirar os bancos dianteiros do lado direito para facilitar a entrada dos passageiros, que também ficavam com bem mais espaço para as pernas, e até para levar alguma bagagem de mão. Também era comum usar uma corda amarrada no puxador da porta direita para fechá-la com mais facilidade depois da entrada dos clientes. Bons tempos... E você, caro leitor, que lembranças tem do Fusca?
Carlos Guimarães/AE
Lembro-me que, nos anos 70 até início dos 80, a grande maioria da frota táxis de São Paulo era formada por Fuscas. Para dar mais espaço aos passageiros, os "motoristas de praça" (como se chamavam os taxistas nessa época) costumavam tirar os bancos dianteiros do lado direito para facilitar a entrada dos passageiros, que também ficavam com bem mais espaço para as pernas, e até para levar alguma bagagem de mão. Também era comum usar uma corda amarrada no puxador da porta direita para fechá-la com mais facilidade depois da entrada dos clientes. Bons tempos... E você, caro leitor, que lembranças tem do Fusca?
Carlos Guimarães/AE
3 comentários:
Carlos , eu não apenas tenho lembranças do meu primeiro fusca , como hoje ainda possuo um lindão 1996 , e tenho o maior orgulho de ser chamada de " fuscomaniaca".Amo de verdade esse carrinho . Valeu o seu texto .abraços, Rosa
Carlos,
Já disse um comercial que do primeiro sutiã ninguém nunca se esquece. E do primeiro Fusca ? Eu, pelo menos nunca vou esquecer do meu.
Motorista recém formada ... carteira novinha em folha ... só faltava o carro.
Mas havia um dilema.Qual deveria comprar ? É claro que teria de ser um carro popular ... um carro de preço acessível ao meu bolso.
Também teria de ser um carro que fosse em primeiro lugar fácil de colocar numa vaga. Afinal, suei muito para aprender a fazer baliza.
Também queria um que fosse econômico ... de fácil manutenção ... peças fáceis de encontrar...
Não havia dúvida . Só havia um carro que preenchia todo esses requesitos:
O Fusca da “Wolkswagen” – “O carro do povo”. A única coisa boa que aquele "Führer" lunático fez na sua passagem por esse mundo, e que o presidente Juscelino Kubitschek trouxe para o Brasil.
Branquinho, pequeno, delicado, o motor no ponto certo, assim era o meu primeiro Fusca.
Convivi bem com meu fusquinha, por exatos dois anos.
Mas aconteceu o inesperado. Depois que eu adquiri confiança no volante e no acelerador, comecei a achar o meu fusquinha um pouco devagar ...
Então, resolvi trocar o meu fusquinha por um Fuscão.Não era um "fuscão preto", era de um azul clarinho, meio cinza.Esse sim, era bom na arrancada. Deixava muito carro "chic" pra trás. Mas tinha um grande defeito. Era viciado em gasolina. E meu bolso começou a reclamar.Não durou muito o nosso relacionamento:-Troquei de carro.
Que saudade do meu fusquinha!
Correção:
Onde está escrito-Só havia um carro que preenchia "todo esses requesitos" leia-se:
Só havia um carro que preenchia "todos esses requisitos".
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