Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 17 de janeiro de 2010

Minha Tia Dora - "A Iara do Rio Jaguaripe "


Quando criança, em época de férias escolares, eu sempre passava uns dias na chácara da minha avó, em Nazaré das Farinhas, município do Recôncavo Baiano, banhado pelo rio Jaguaripe.

Para mim, isso era o máximo. Lá havia, entre outras atrações, muuuuuitos pés de sapoti, uma das frutas que eu mais gosto. Além disso, em Nazaré também havia a Feira de Caxixis - uma verdadeira farra quando a minha avó me levava, e me deixava escolher os que eu quisesse.

Assim, miniaturas de panelas, cuscuzeiros, tigelas, jarras, moringas, fruteiras e tudo que alimentava o meu mundo inocente de criança, era cuidadosamente colocado dentro de um mocó.

Mas em Nazaré, o que eu mais gostava mesmo, um verdadeiro encantamento, era ver a minha tia Dora lavar seus cabelos, sentada numa pedra, à beira do rio, que passava no fundo da chácara.

Minha tia era linda.Traços delicados, pele clara e macia, uma covinha no queixo e setenta e cinco centímetros de cabelos negros e lisos.Uma verdadeira Iara. Eu a admirava e, para mim, ela era uma deusa. Nunca me esqueço o encantamento que sentia, ao vê-la sentada, lavando os seus cabelos, à beira do rio.

Quando penteada, ela usava grossas tranças, em diferentes estilos .Um dia, as cruzava; no dia seguinte, as dobrava uma sobre a outra; noutro ainda, as enrolava sobre a cabeça como um ninho ...Mas quase sempre, as mantinha presas com laços de fita, que eram escolhidos com muito gosto, sempre em perfeita harmonia cromática com a roupa que usava.Lembro-me de que ela tinha uma variedade delas.

Em muitas ocasiões, ouvi pessoas da cidade se referirem à minha tia como a moça mais bonita do lugar. E eu ... orgulhosa. Afinal, ela era a minha tia.

Voltei para casa, passou o tempo, as aulas terminaram, e novamente, chegaram as férias. Mais uma vez, lá estava eu na chácara da minha avó, encantada com a minha tia. Mas dessa vez, o encantamento durou pouco.

Certa feita, não se sabe como, ao lavar os seus cabelos, eles embaraçaram, e formaram uns nós, deixando-a desesperada.

Amigas, parentes, minha avó, todos tentaram ajudá-la. Escova, óleo, pente largo, pente de dentes bem afastados, mas tudo em vão.

"Foi feitiço" - alguém falou. Dito e acreditado. - "Foi feitiço".Chamaram a rezadeira da cidade. Reza curta, reza comprida, reza cantada, até que o santo mostrou a solução: a solução que todos conheciam, mas que ninguém tinha a coragem de falar: " Para desembaraçar e desfazer os nós, tem que cortar o cabelo."

Eu não queria acreditar no que ouvia, mas tive que acreditar no que vi : minha tia a chorar, e seus cabelos pelo chão do quarto. Essa é uma triste imagem que eu tenho até hoje gravada na minha memória.

Depois dessa "tragédia", minha tia entristecida, ficou muito tempo sem sair de casa, esperando que seus cabelos crescessem ... mas eles nunca mais foram os mesmos.

Hoje, minha tia de cabelos curtos e grisalhos, sofre com a osteoporose, e anda com dificuldade. Mas na minha memória, ela continua sendo Minha Tia Dora - "A Iara do rio Jaguaripe".

( Coisas de Família - Corujinha Baiana - 17 de janeiro de 2010 )



7 comentários:

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Eu e Magali, minha mulher,também gostamos muito de sapoti. Mas ficamos com um dúvida enorme. O nome do rio que passa em Nazaré das Farinhas não seria Rio Jaguaripe? O Rio Jaguaribe é aqui no Ceará, que com orgulho besta dizemos ser o "maior rio seco do mundo!"
Aí em Salvador tem também um pequeno rio denominado Jaguaribe, que despeja suas águas barrentas na represa do Ipatinga, onde fica a Estação de Tratamento D'água de Salvador. Sei disso porque nos anos de 1968-a 1970 tive algumas aulas práticas de Hidrografia, Sanenamento e Distrbibuição de Águas e Esgotos no local.

Corujinha Baiana disse...

Carlos Eduardo,

Antes de qualquer coisa, obrigada pela participação.

Quanto ao nome do rio que passa em Nazaré das Farinhas, cresci ouvindo falar JaguariBe... ou seria JaguariPe ?Também tenho conhecimento do Jaguaribe cearense e o Jaguaribe de Salvador.

Olha,por via das dúvidas,pesquisei na Internet, e encontrei muitos sites como JaguariBe.

Só para citar alguns:

http://www.portalibahia.com.br/jornaldamanha/?p=5860

http://www.brasilchannel.com.br/municipios/mostrar_municipio.asp?nome=Nazar%E9&uf=BA

http://www.noticiacapital.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2581:chuva-deixa-nazare-das-farinhas-embaixo-daagua&catid=42:politica-geral&Itemid=27

http://ibahia.globo.com/batv/materias_texto.asp?modulo=2912&codigo=205866

E muitos outros.Embora alguns se refiram a ele com JaguariPe.

E agora ? Fiquei em dúvida:rsrsrs Minha tia era a Iara do rio JaguariBe ou do rio JaguariPe ?

Pra não haver confusão,vou aderir ao P.rsrsrs

Um abraço pra você e Magali.

Corujinha Baiana disse...

Carlos Esmeraldo,

O nome do rio é mesmo "JaguariPe".
Continuei pesquisando, e encontrei dados esclarecedores, entre outros,nos sites abaixo:

http://www.mardabahia.com.br/itaparica.php

http://www.overmundo.com.br/guia/o-milagre-da-virgem-1

http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=791151

Um abraço e valeu o questionamento.

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Prezada Corujinha Baiana

Entrei no site da cidade de Nazaré e lá encontrei:

"Estudantes do Coopenaza fazem caminhada ecológica, falando da importância do Rio Jaguaripe para esta Comunidade, e cobra mais empenho aos Governantes pela preservação!"
Depois vi um cartaz:"A COOPENAZA DEU O 1° PASSO. O 2° DEPENDE DE VOCÊ. PRESERVE O RIO JAGUARIPE!"
Digitando na pesquisa google encontrei o nome de Nazaré das farinhas, encontrei:
"A Cidade de Nazaré-Ba situa-se a cinco léguas da foz do Rio Jaguaripe no Atlântico.
Será que o rio possui dois nomes?

Corujinha Baiana disse...

Carlos Eduardo,

Para mim,não há mais dúvida.Eu acredito que o nome é mesmo JaguariPe.

Muitas pessoas devem confundir o P com o B.Isso é comum na grafia e na pronúncia de muitas palavras.

Outro abraço.

Domingos Barroso disse...

Que belíssima prosa poética...
Imagens, lucidez, encanto...

Corujinha Baiana,
carinhoso abraço...

Corujinha Baiana disse...

Meu amigo Buñuel,

Que prazer ver você por aqui comentando uma das minhas reminiscências familiares.

Valeu, e um terno abraço .

Corujinha Baiana