Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Cariri Cangaço avisa...


Prezados Amigos,

A noite de ontem marcou a visita do Cariri Cangaço aos descendentes de uma das mais tradicionais matronas da história do Ceará: Marica Macedo, ou Marica do Tipi. O encontro aconteceu na residência de uma das netas de Marica Macedo, em Fortaleza; dona Zaira Macedo Pinto; filha de Antônio Landim de Macedo, por sua vez filho de Marica.

Ao encontro estiveram presentes além de dona Zaira, seu esposo, senhor Moacir Pinto, suas irmãs: dona Ivone Macedo, dona Ione Macedo e ainda o escritor Vicente Landim de Macedo, além de outros familiares. O encontro para a apresentação do Cariri Cangaço à honrosa família, foi promovido por uma das organizadoras do Cariri Cangaço em Aurora; Jussara Macedo, e contou com a presença do Curador do evento, Manoel Severo, do presidente da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, escritor Ângelo Osmiro e do Diretor da Laser Vídeo, Aderbal Nigueira

Na oportunidade do encontro, os organizadores do Cariri Cangaço puderam conhecer mais de perto a fenomenal história da vida desta que sem dúvidas marcou época como uma das mais poderosas "coronelas" de saias, de toda a história do Ceará; Marica Macedo, ou Marica do Tipi.

Depoimentos marcantes de suas netas, Ivone e Zaira como também do escritor Vicente Landim de Macedo, sobre as várias passagens da vida da avó Marica, prepoderantemente os episódios do Coxá; onde pontuaram as figuras de Padre Cícero e Floro Bartolomeu; do fogo do Taveira, onde veio a morrer o primeiro filho de Marica e a posterior tomada de Aurora pelos partidários da Brava Sertaneja, comandados pelo Major Zé Inácio do Barro, Coronel Santana, Joca do Brejão, dentre outros potentados da época, que em represália ao cerco e fogo do Taveira, contra Marica; reuniram um pequeno exercito de 600 cabras e invadiram e tomara a intendência de Auroa. A partir dali , dezembro de 1908, Marica e seus correligionários iriam mandar na política até sua morte em 1924.

Foi confirmada a Conferência do escritor Vicente Landim de Macedo, neto de Marica; durante o Cariri Cangaço 2010, no dia 21 de agosto, no distrito berço da tradicional família, Tipi, no município de Aurora.

NOTA CARIRI CANGAÇO: O município de Aurora acolhe o Cariri Cangaço no dia 21 de agosto de 2010, quando teremos um conjunto de visitas aos principais pontos históricos da cidade, em seguida Conferência com o prefessor José Cícero sobre 0s 80 anos da Passagem de Lampião por Aurora, e logo após o almoço teremos a visita ao distrito do Tipi, onde teremos a Conferência de Vicente Landim de Macedo, sobre Marica do Tipi. O Cariri Cangaço tem o apoio da Prefeitura Municipal de Aurora.

Registro Fotográfico da visita e mais novidades sobre o Cariri Cangaço, você encontra acessando:

www.cariricangaco.blogspot.com

Manoel Severo

Nenhum comentário: