Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Cariri Cangaço avisa...

Prezados Amigos do Cariri Cangaço,

Nova parceria foi firmada entre instituições, diante da realização do Cariri Cangaço 2010. Na última semana estiveram reunidos os organizadores do evento com a Diretoria do Geopark Araripe, na ocasião foi firmada a parceria entre o primeiro e único Geopark das Americas, com o Cariri Cangaço. A reunião contou com as presenças do Curador do Cariri Cangaço; Manoel Severo, da Secretária de Cultura de Crato; Danielle Esmeraldo e dos representates do Geopark; professor Patrício Melo e Professor Idalécio de Freitas.

Para o Coordendor Geral do Geopark, professor Patrício Melo "é de suma importância o Geopark está unido ao Cariri Cangaço, não poderia está fora de jeito nenhum, vamos entrar com força total". Já para o Curador do evento, Manoel Severo " ter o Geopark como um de nossos parceiros tem um significado muito importante; todo o Cariri Cangaço acontece nos municípios contemplados pelos sítios paleontológicos, um Patrimônio da Humanidade, bem aqui, no seio de nosso cariri, estaremos recebendo pesaquisadores e estudantes de todos os lugares do país, assim, apresentar o Geopark será uma grande satisfação do Cariri Cangaço".

O que é um Geopark?

É um território com limites definidos e que possui sítios de grande valor científico cujos patrimônios socioeconômico, cultural, histórico, ambiental e geológico apresentam importância, raridade, riqueza em biodiversidade e contam a história da terra e conferem identidade ao lugar. Nesse território está localizado um determinado número de sítios geológicos e paleontológicos, selecionados conforme a relevância das suas características para a história da terra. Apesar do destaque principalmente relacionado ao patrimônio geológico, também se considerou a ocorrência de outros aspectos fundamentais relacionados à biodiversidade, história, cultura, arqueologia, dentre outros.

Um Geopark tem papel ativo no desenvolvimento econômico de seu território, que passa a ser mais reconhecido em função da suas riquezas naturais, possibilitando o desenvolvimento do Geoturismo, como estratégia na dinâmica econômica local, ou seja, cada Geopark UNESCO configura-se como um território protegido com sítios de grande relevância científica, ambiental e cultural, em razão de suas características geológicas, paleontológicas, arqueológicas, ecológicas e paisagísticas, que se apresentam como sinônimo de proteção patrimonial e desenvolvimento sustentável, com seus Planos de Estruturação e Ordenamento Territorial e Plano de Manejo ambiental, com roteiros de conservação dos aspectos relevantes e estratégias de desenvolvimento compactuadas pelos poderes públicos, sociedade civil e iniciativa privada.
TUDO ISSO E MUITO MAIS, VISITE: cariricangaco.blogspot.com
Produção Cariri Cangaço

O Cariri Cangaço é uma promoção da Cariri do Brasil, uma realização das prefeituras municipais de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e Aurora, URCA/PROEX e ainda o apoio da SBEC, do ICC, do Centro Pró Memória, do ICVC, da Fundação Memorial Padre Cícero, da Associação de Cordelista de Crato, do Ponto de Cultura Lira Nordestina, do SEBRAE, do SESC e do Centro Cultural Banco do Nordeste, Grupo Empresarial Guanabara, Revista Nordeste VinteUM e GEOPARK Araripe.

Nenhum comentário: