Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 20 de junho de 2010

Nelson Gonçalves - por Socorro Moreira




"Ele nasceu em 21 de junho de 1919 em(afirmam) Santana do Livramento no Rio Grande do Sul e recebeu o nome de Antônio. Seus pais eram portugueses e esse nome é muito popular em Portugal.
Apesar de todos seus biógrafos afirmarem que ele nasceu em Santana do Livramento, há uma fonte fidedigna que prova que era português de nascimento, vindo com sua família, muito pequeno, para o Brasil indo residir em Santana do Livramento.
Há uma pessoa que possui cópia de sua certidão de nascimento, mas a obteve em seu trabalho como funcionário público, não podendo, asssim, utilizá-la como prova de que Nelson nasceu em Portugal. Essa certidão foi apresentada à Justiça quando de sua separação de Lourdinha Bittencourt, com quem foi casado, quando Lourdinha pertencia ao Trio de Ouro.
Nelson, por ter uma gagueira que ao mesmo tempo fazia sua voz "disparar", foi apelidado de "Metralha".Com esse nome foi lutador de box e garçon, cantando, e insistindo em ser cantor, nas horas livres.
Em São Paulo conseguiu gravar "Se eu soubesse um dia" o que fez com muitos,conhecendo-o como gago, não acreditavam que se tratava dele.Entusiasmado com essa gravação, veio tentar a vida no Rio de Janeiro, então Capital da República, para onde vinham todos que queriam aparecer em nossa música.
Gongado no programa de caloluros de Ari Barroso(então na Rádio Cruzeiro do Sul) não desanimou e conseguiu que Ataúlfo Alves lhe desse para gravar o samba "Sinto-me Bem", que fez bastante sucesso a ponto de todos quererem saber quem era aquele cantor desconhecido, com uma voz semelhante à de Orlando Silva.Em seguida, de Roberto Martins e Mário Rossi gravou seu verdadeiro primeiro sucesso:"Renúncia".
O que poucos sabem, pois não consta de sua biografia, é que o fox-canção "Renúncia" foi dado por Roberto Martins a Carlos Galhardo, de quem era muito amigo.Galhardo, disse a Roberto que o desse a Nelson Gonçalves, que estava inciando a carreira e precisava de uma música "de choque". O sucesso "estourou" e Nelson passou a ser um nome conhecido, mas que "imitava" Orlando Silva, o que os fãs deste não perdoavam.
Manteve-se nessa linha, andou usando tóxicos e foi seu conhecimento com Adelino Moreira que o fez "ressuscitar", tomar seu próprio rumo e se tornar o cantor que mais gravou no Brasil.
Não citarei aqui todas as músicas de Adelino que se tornaram conhecidas na voz de Nelson, mas deixo aqui registrada a que foi considerada seu "carro-chefe": " A VOLTA DO BOÊMIO"
Sobre Nelson há muitos pontos biográficos na Internet, por isso preferi contar algo que não se encontra espalhado por aí, mas que representa uma fase de sua vida. O que muitos, talvez, não aceitem.
Nelson Gonçalves faleceu em 18 de abril de 1998,sem completar 79 anos ".

Os muito jovens que me perdoem , mas Nelson é inesquecível.
Meu pai chegava em casa , depois de uma passadinha em Hilário Lucetti , sempre com um vinil debaixo do braço , e corria pra vitrola.
Na maioria das vezes era o último lançamento de Nelson Gonçalves. Aí ouvíamos todas as faixas, repetidas vezes. Decorávamos as letras das canções, ensaiávamos no banheiro , e cantarolávamos depois, nas rodas de seresta. Isso num tempo mais moderno , quando a turma da Jovem Guarda , já conquistara o seu espaço.
A partir desse repertório , entrei em contato com a obra de Lupicínio Rodrigues, Vinícius de Morais,, Tom Jobim, Noel Rosa, Ari Barroso , David Nasser, Benedito Lacerda , Capiba , e todos os outros bons compositores brasileiros.

Quem foi para mim o intérprete mais popular da música brasileira ?
-Eu diria sem pestanejar : Nelson Gonçalves !

"Bar do Nelson Gonçalves"
Lilian Gonçalves, filha do mito e incomparável Nelson Gonçalves, convida você para conhecer o Bar do Nelson – O bar do boêmio e saber um pouco mais sobre a vida do melhor cantor de todos os tempos.
Bar do Nelson - O Bar do Boêmio
O bar do boêmio, um dos maiores cantores do Brasil recebeu uma grande honraria quando da inauguração do "Bar do Nelson, o bar do boêmio", uma homenagem ao maior boêmio do Brasil: Nelson Gonçalves. A idéia e o empreendimento são de autoria da filha do cantor, Lílian Gonçalves. Empresária de sucesso, a "Rainha da Noite" quer trazer à memória a história de um inesquecível boêmio.
O Bar do Nelson – o bar do boêmio, foi todo ambientado em homenagem à vida do cantor e da própria música popular brasileira como, por exemplo, nos tampos das mesas que têm o formado de LP's. No mezanino, quadros em PB e coloridos com cenas de Nelson Gonçalves, como nos estúdios dos programas Silvio Santos e Flávio Cavalcanti, além de algumas imagens de taças, drinques e instrumentos musicais. O Bar do Nelson – o bar do boêmio é um bar temático é um exemplo de bom gosto com arquitetura moderna dispõe de uma linha do tempo mostrando a trajetória do mito além de inúmeros quadros retratando sua vida com fatos e fotos exclusivas incluindo uma relíquia pessoal, uma echarpe original.
Em um ambiente aconchegante você desfrutará de um excelente restaurante com uma cozinha contemporânea e dois bares servindo os melhores drink's da noite. Com piso térreo e mezanino, um restaurante, a casa, tem um espaço refinado, com direito a apresentações de voz e violão. Todos os dias os clientes poderão desfurtar do melhor de Nelson Gonçalves na voz de Paulo Rodrigues no "Momento Nelson Gonçalves", além de um show especial com Stênio Mello, o melhor showman do Brasil, Aline Moura e Rickson com o melhor da MPB, a música ao vivo é o charme da casa.
Na cozinha, a especialidade é o Picadinho do Boêmio, um prato tradicional dos boêmios. No Bar do Nelson Gonçalves você poderá degustar petiscos de época e pratos da cozinha contemporânea. Para os freqüentadores mais assíduos, a casa tem os Clubes do Vinho, do Whisky e da Cachaça. Tudo para deixar os boêmios à vontade para curtir o melhor da noite e do Happy Hour. A casa será o primeiro bar do Brasil a operar no conceito de "Happy Business", que permite falar de negócios em um ambiente descontraído e agradável.
"É uma casa elegante, acolhedora e divertida – uma mescla do passado com a modernidade." afirma, orgulhosa, Lilian Gonçalves, filha de Nelson Gonçalves e proprietária do Bar do Nelson – o Bar do Boêmio.
O O Bar do Nelson – o bar do boêmio está localizado no bairro de Santa Cecília, na rua Canuto do Val, 83, considerada a mais alegre e segura de São Paulo. Na região, este é o quinto empreendimento da empresária Lílian Gonçalves, todos ligados a Rede Biroska. Como todo bar de boêmio, a casa funcionará diariamente das 16h até o último boêmio com música ao vivo.


 Acesse o site www.biroska.com.br/nelson e conheça mais sobre a casa."

Nenhum comentário: