Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 5 de junho de 2010

O REGIONALISMO ESQUECIDO - POR PEDRO ESMERALDO

Observamos a queda de projeções do Regionalismo do Cariri.

Às vezes ficamos pensativos e perplexos com a queda cultural e dos costumes populares da cidade do Crato. Tudo isso é causado pelas alterações de valores grupais conseguido pela tradição. Não obteremos mais aqueles hábitos do passado que, com certeza, nos davam prazer em conservar as nossas tradições comparativas dentro de métodos populares e que usávamos com maneiras de exercer as relações de amor profundo nas conservação das tradições e de amizade.

Olhando sistematicamente pela maneira de ordenar as ações, segundo esses princípios, notamos que houve uma reviravolta no sistema de produção, já que a nossa economia era predominada pelas agricultores de cana-de- açúcar e de algodão. Devido á modernização das indústrias, houve um baque em nossa economia rapadureira, ocorrendo a plantação do modernismo que visava somente o lucro e como também contribuiu com a retirada em massa do homem do campo para as cidades e, conseqúentemente, afastou-se do meio rural as tradições folclóricos; contribuindo para dilacerar os efeitos tradicionais folclóricas do Crato. Com o advento da energia elétrica, observamos uma serie de mudança de costumes regionais, quer pelos hábitos da palavra, quer pelos hábitos dos vestiários e alimentícios etc.

Lembramos que, outrora os engenhos de cana foram os pontos de partida para a expansão do folclore regional: como maneiro pau, reisado, coco, xaxado etc. Para se ter uma ideia ampla e irrestrita, relembramos todos os acontecimentos passados fixando os olhos em regiões de costumes alterados que teem como consequência a nacionalização usual do comportamento humano.
Desse termo, principalmente do terceiro milénio, determinamos que houve uma mudança bruscas em todas as atividades pessoais que, ás vezes, permanecem perplexidade diante desses costumes modernos e que nem podemos acreditar, pois, ficamos remoendo estes ditos costumes quando vemos desaparecer os costumes antigos.

Não ficamos somente por ai, pois esse cargo de aculturação da nossa região do período moderno aconteceu mais serenamente com aproximação do rádio e da televisão, já que houve uma completa aculturação alimentícios como: O churrasco, feijoadas, outras variedades de alimentos que não podemos enumerar devido a ocupação de espaço bem prolongado.

Notem ainda que o folclore é o estudo da tradição popular através do povo civilizado, é sustentado pelo esforço dos intelectuais, que mesmo pessoas acompanham o seu valor estimável já que este tipo de costume antigo como: reisado, maneiro pau, banda cabaçal e outros andam se arrastando por que há uma influência melíflua com a dança extemporânea como: lambada, roque e outros.Atualmente, os intelectuais tentam conservara as tradições observando o retraimento da camada popular desse meio ante a valorização do tradicionalismo e agora retrai, mudando o seu comportamento de costumes extemporâneos.

Para se ter uma ideia, falando do esforço dos filhos do mestre Dedé Luna, que lembra o grande mestre folclorista do reisado do Crato, lutam com trabalho pessoas alheias a fim de sustentar a tradição cultural colocando as mulheres em vez de homens para preservar a tradição, pois os homens teem vergonha de enfrentar essa brincadeira ingénua. Notamos que a maioria de povo desconhece o folclore regional, por exemplo: antigamente tínhamos nosso vocabulário próprio, que hoje está alterado, ex: antigamente dizíamos bigu, que significa carona (hoje desconhecido da mente do povo); assim por diante fomos perdendo o costume vocabulário regional só assim mostramos as dificuldades que possui os intelectuais em conservar o folclore, queremos que permaneça o uso do vocabulário nosso e também conserve todas as atividades folclóricas da nossa região.
Crato - CE, 31 de maio de 2010.

Um comentário:

Claude Bloc disse...

Gostei demais do seu texto, Pedim.

Abraço,

Claude