Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 5 de junho de 2010

"Pragmatismo" no futebol - Por: José NIlton Mariano Saraiva

1950: após a “hecatombe” da segunda grande guerra mundial, o mundo tenta paulatinamente voltar à normalidade, “entrar nos eixos”, seguir avante; e nada como, em uma das frentes, valer-se da popularidade de um esporte praticado em todo o planeta, o futebol, visando atingir o desiderato. Assim, retomado, realiza-se no Brasil o Campeonato Mundial de Futebol, da Fifa. Arrasadora, a seleção nacional, comandada pelos “mágicos” jogadores Ademir e Zizinho, literalmente trucida quem encontra pela frente; na partida final, entretanto, ante um estádio do Maracanã novinho em folha, abarrotado por cerca de 200 mil pessoas, baqueia ante a modesta e pragmática seleção uruguaia; 2 x 1 o placar final.
1954: tida e havida merecidamente como um verdadeiro rolo compressor a aniquilar quem encontra no caminho, a máquina húngara de jogar futebol, comandada pelo extraordinário Puskas, que disputou a Copa do Mundo da Fifa, nem por isso, ao final, constou como um dos campeões do seleto panteão daquela entidade; quem lá inscreveu seu nome como campeão mundial daquele ano foi a pragmática seleção alemã; placar final, 3 x 2.
1982: após faturar três títulos mundiais (o bicampeonato em 1958-1962 e um outro em 1970) e sempre figurar como potencial candidato a novas conquistas, o afoito e decantado “futebol-espetáculo” do Brasil, comandado pelo sisudo treinador Telê Santana e operacionalizado no campo por Sócrates, Falcão e companhia, fica pelo caminho ao postar-se de joelhos, antes mesmo da final, ao soçobrar (afundar) ante a pragmática seleção italiana; placar final do jogo: 3 x 2.
E assim, embora tenhamos retomado o ciclo de conquistas em 1994 e 2002, nem por isso devemos ser considerado "penta”, como insiste em “pavonear” a corrupta e parcial mídia esportiva tupiniquim, já que vencedor em edições intervaladas: afinal, se assim fosse, como “batizar” um time que ganha 39 edições de um campeonato regional, não seguidamente, como o Ceará Sporting, por exemplo ???
2010: faltando pouco mais de uma semana para a seleção nacional adentrar os gramados da África do Sul à busca de conquistar o seu sexto título mundial (que, lembremo-nos, não tem anda a ver como o tal “hexa”, como querem nos enfiar goela abaixo) de novo o “país do futebol” inspira, pulula, transpira, vive e respira a magia do futebol; nas ruas, esquinas, bares, motéis, igrejas, academias, universidades, santuários e sodalícios da vida, as cores verde e amarelo pontificam e são exibidas com orgulho. Todos nós, até mesmo aqueles poucos que não se identificam com o futebol, participamos e nos deixamos envolver pelo “clima”, pela expectativa, pelo desejo de que os nossos jogadores consigam o almejado título.
À borda do gramado, a comandar os nossos atletas, estará o antipático treinador Dunga, ex-esforçado e guerreiro jogador-capitão da seleção, que representa, na essência, o puro pragmatismo; pra começo de conversa, cortou todos os privilégios até então dispensados à Rede Globo de Televisão, ao retirar a exclusividade de atuação junto aos jogadores e proibir a livre circulação dos seus repórteres na concentração; depois, ignorou solenemente o lobby dos “doutores” da crônica esportiva tupiniquim, ao deixar de fora da convocação “medalhões” e inveterados farristas freqüentadores da noite (Ronaldo Gorducho, Ronaldo Gaúcho, Adriano, Roberto Carlos, além de outros “queridinhos” da mídia, mas sem nenhuma experiência internacional na seleção, como o tal Ganso e Neimar, dentre outros); assim, os convocados são praticamente os mesmos com os quais sempre trabalhou e que lhe apresentaram satisfatórios resultados.
Em resposta às críticas de que “sua” seleção joga feio, esgrime com orgulho uma “folha-corrida” onde constam diversas conquistas num espaço relativamente curto, tais quais a Copa América, Copa das Confederações e por aí vai, além das seguidas, gostosas e convincentes vitórias nos confrontos com o nosso maior rival continental, a Argentina.
As cartas estão postas à mesa; o jogo vai começar pra valer e o país praticamente parar (durante os dias de jogos da seleção). Independentemente do resultado final, preparemo-nos para ver nos gramados africanos uma seleção brasileira com a cara do seu treinador: frio, calculista, ranzinza, pragmático até a medula. Tomara que vitoriosa.
Traremos o “caneco” e com ele o reconhecimento e “coroação” definitivos de Dunga como um treinador competente-eficiente ??? Ou o “pragmatismo” futebolístico de Dunga o levará a exilar-se compulsoriamente nos confins do universo ???
Façam suas apostas.

7 comentários:

Claude Bloc disse...

J. Nilton,

Gostei do texto vibrante e de alto nível.

Aposto em você (risos)

Abraço,

Claude

jose nilton mariano saraiva disse...

Claude,
Só temos é que agradecer - a você, Zé Flávio e Socorro - pela confiança e consequente disponibilização do espaço.
Somos conscientes da imensa responsabilidade, assim como também sabemos que ao tratar de temas áridos - e eles certamente pintarão no pedaço - a receptividade não será a mesma.
Mas tudo será feito responsavelmente.

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Caro Mariano

Parabéns pelo seu texto.
Vamos por parte, considerando as superstições do futebol:
a) Sempre que a Copa do Mundo ocorreu em Junho, o Brasil foi campeão(58, 62, 70, 2002). Exceção para 94 nos Estados Unidos.
b) Copas fora da Europa os países de lá ainda não ganharam nem uma. E não será agora.
c) Quando nossa seleção saiu desacredita, virou bicho e ganhou. Foi assim em 58.70,94 e 2002. Desta vez está desacreditada pela nossa imprensa, mas o pior é que eu estou sem esperança. Mas isso não quer dizer nada, em 82 estava certo. A sorte é que parece que não levaram ninguém do "urubu". Ah, lembrei agora que tem o Kleberson, mas esse não foi criado por lá.

Abraços

Dihelson Mendonça disse...

Apagaram o comentário que eu escrevi aqui. Cadê a liberdade de Expressão ?

Dihelson Mendonça

socorro moreira disse...

Não discuto futebol por incompetência técnica , mas meu coração vibra, quando a vitória do meu time acontece.
Política é do mesmo jeito...
Meu voto não é secreto.
Tenho sede dos textos como os seus.

Abraços, Mariano !

jose nilton mariano saraiva disse...

Puxa, Socorro, que legal.
Muito obrigado.

Dihelson Mendonça disse...

Já que meu comentário foi apagado sem qualquer explicação lógica, não tem problema algum, meus amigos, eu escreverei de novo:

José Nilton Mariano,

Fico feliz em ver que finalmente seus textos aqui no Cariricaturas tomaram um rumo completamente diferente daqueles que você postava quando estava no Blog do Crato e que causaram todo aquele transtorno. Vejo que aqui você ( até agora ) não publicou as costumeiras propagandas do presidente Lula, e da sua candidata, bem como não fez as costumeiras crônicas atacando a Igreja Católica como era de costume fazer no Blog do Crato, me recriminando até pelo fato de eu haver colocado o "Santo do Dia". Nem também tem atacado a Administração Samuel Araripe, que sempre foi a sua tônica.

Vejo essa mudança com muito bons olhos. É sinal que pelo menos aqui, você está se tornando uma outra pessoa, o Cariricaturas vai lhe fazer bem, e lhe regenerar, assim espero.

E consequentemente, as confusões tantas que você armou para com as pessoas, como o Prof. Armando Rafael, Alessandra Bandeira, Eu e tantos outros, serão, afinal, coisas do passado.

Continue assim, pois é assim que devem se guiar todos aqueles que buscam a paz, e deixam os textos contundentes e agressivos de lado. Se seus textos tivessem sido dessa maneira lá no Blog do Crato, nós teríamos poupado todas aquelas confusões, e nem estaríamos a esta altura falando sobre isso.

MEUS PARABÉNS E CONTINUE ASSIM!

P.S - Dessa vez, eu salvei meu comentário, para que "forças ocultas" não o apaguaem de novo, e se assim o fizerem, eu postarei de novo.

Dihelson Mendonça