Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 10 de julho de 2010

Ainda sobre Copa do Mundo, fenômenos midiáticos e futebol brasileiro - Por José de Arimatéa dos Santos

A Copa do Mundo de Futebol é feita pelos melhores jogadores dos 32 países que participam desse torneio futebolístico. Na minha humilde avaliação foi uma Copa do Mundo pobre em termos de futebol jogado. Os destaques foram bem reduzidos e as grandes estrelas do futebol não brilharam, casos de Kaká, Messi e outros que atuam no futebol europeu. Quem realmente brilhou foi a seleção da Alemanha que nesta Copa ousou ao apresentar um futebol bonito de se ver e que outrora quem tinha esse futebol era uma seleção de camisas amarelas e peito estrelado. A final entre Holanda e Espanha deixa um ar de que poderia ser melhor. Melhor futebol, brilho de grandes jogadores e alguma inovação tática. Não estou desmerencendo nenhuma delas, pois são países que sempre forma ótimos jogadores e têm tradição no futebol. Desde a Copa de 1950 a Espanha é conhecida por Fúria e a Holanda pelo seu Carrossel de 1974, a Laranja, berço de um futebol envolvente e brilhante. Quem sabe apartir de agora com uma das duas ao entrar no grupo seleto dos campeões mundiais possa a próxima Copa aqui no Brasil ser a verdadeira consagração do futebol no país do futebol. Nesse clube dos oito que tem Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Uruguai, Inglaterra, França e Holanda ou Espanha tudo leva a crer que em 2014, aqui no nosso país, tenhamos uma Copa de grande futebol e jogadas maravilhosas.
Além do futebol nos gramados da África do Sul, fatos pitorescos e engraçados aconteceram nessa Copa da África que ficarão na história dos mundiais. O técnico argentino Diego Maradona prometeu que se a seleção dele fosse campeã desfilaria pelado pelas ruas de Buenos Aires e temos um polvo na Alemanha, o Paul como é chamado, que prevê quem ganha os jogos. E no mundo da bicharada até periquitos estão a aparecer agora dando seus pitacos. E as vuvuzelas, espero que essa moda não chegue aqui no Brasil em 14. Ah! Tem a moça do Paraguai que prometeu ficar nua se o Paraguai fosse campeão. De uma hora para outra virou fenômeno mundial e grande leva de seguidores na internet estão a seguí-la. Cá entre nós, a menina tem uma beleza sensacional. O nome dela é Larissa Riquelme.
Esse mundo nesses tempos que vivemos ficou desse tamaninho! Um pequeno fato se transforma numa proporção inimaginável. A velocidade da repercussão é tamanha e tira até um pouco o brilho de um evento que gira muito dinheiro e egos inflamados de jogadores e técnicos de futebol. Só espero que na próxima Copa do Mundo, não canso de ser repetitivo, o futebol brasileiro se reencontre com o futebol brasileiro. Dessa forma teremos chance de trazer de volta a hegemonia do futebol para cada brasileiro que acredita e respeita seu maior símbolo que é o futebol de ginga, drible e muitos gols.

2 comentários:

Claude Bloc disse...

Arimatéa,

Apreciei muito seu texto pelo jeito peculiar com que tratou o tema.

Eu que ando ressabiada com o futebol brasileiro faz um tempão, fico, assim como você, observando que os modismos e o tal "ego inflamado" estão tolhendo as possibilidades de um futebol de qualidade, de classe e com a alegria que era própria dos nossos jogadores. Isso, porém, não vem acontececendo apenas no Brasil, mas também no mundo inteiro, com raras exceções. Por isso minha desilusão a respeito desses espetáculos.

Abraço,

Claude

José de Arimatéa dos Santos disse...

Claude, defendo que o próximo técnico da seleção brasileira seja um técnico experiente e nas convocações dê preferência a jovens jogadores e que atuam aqui no Brasil. E o mais importante que convoque quem realmente está em boa forma.
Juventude com experiência é igual feijão com arroz. Indispensável!
Abraço,
Arimatéa