Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 10 de julho de 2010

A Taça do Mundo é nossa! – Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Ela é nossa! Mas não é a taça que será erguida amanhã pelo capitão da equipe vencedora da XIX Copa do Mundo. Mas o gesto de Bellini mostrado na foto ai do lado é nosso. A taça, um dos troféus mais bonitos que surgiu sob a vontade de Jules Rimet, um francês que criou a Copa do Mundo, não está mais conosco. Infelizmente foi roubada por mãos inescrupulosas e derretida para venda aos receptadores. Existe apenas uma réplica para lembrar que ela ficou no Brasil. Mas o orgulho de tê-la conquistado definitivamente e o gesto de erguer a taça do mundo ao recebê-la pertence aos nossos jogadores e a nós brasileiros e ninguém poderá roubá-los.

Depois de Bellini todos os campeões mundiais ao receberem a taça, repetiram este gesto tão bonito e emocionante surgido por acaso. Antes os capitães deixavam-se fotografar com a taça à frente do corpo. Em 1958, os fotógrafos brasileiros estavam postados atrás de uma multidão de colegas de outros países e pediram a Bellini: “ergue a taça!” E ele a levantou de uma forma tão bonita que é repetido até pelos campeões de outros esportes.
Que os craques das gerações futuras joguem com mais amor e coloquem a alma no bico das chuteiras para que o povo brasileiro tenha a esperança renovada a cada quatro anos.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

3 comentários:

jair rolim disse...

Mil vezes esta taça tivesse sido ganha por outro pais que tivesse a competencia de saber guarda-la. Ela, sim, deveria ser um síbolo do futebol mundial, ícone de um esporte mundial. Mas veja bem o final com uma triste lembrança. Que a proxima seja guardada com mais competencia. coisa que ainda nao temos.
Belo texto meu caro primo.
Abraços
Jair Rolim

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Caro Jair

Muito oportuna sua observação. Mas não haverá mais ganhador definitiva desta atual taça. ela será sempre repassada entre os campeões de cada Copa.
Abraços

Aloísio disse...

Carlos
Muito bem lembrada a incompetência dos cartolas, que não souberam preservar o patrimônio conquistado duramente em campo (1958/62/70)pelos jogadores.
Abraços