Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 11 de julho de 2010

NÃO QUERO IR PARA PASARGADA - Por Xico Bizerra

Não. Não quero ser amigo do rei e, apenas por sê-lo, me empanturrar de suas benesses, receber seus lauréus. Prefiro não tê-lo no rol de amigos e poder dormir tranqüilo, sabendo que os frutos do meu pomar são reconhecidamente saborosos na opinião de gente honesta e boa e não uma farsa mal montada. A mulher que quero já tenho e ela dorme comigo na cama que escolhemos, eu e ela, sem qualquer palpite do rei. Seus asseclas, submissos e subservientes, talvez deitem na mesma cama em que o rei eventualmente também se deita.
Não nomeio impostores, eu mesmo cuido do plantar, do regar e do colher. Não uso da influência real para corromper os provadores, degustadores, alguns pobres inocentes úteis ao rei e inúteis a si próprios. E o ‘soberano’, imponente, acima do bem e do mal, se deixa afagar, ego imenso, em banquetes fenomenais. Não me importa o julgamento se quem julga é imoral. Não pelo simples fato de ser amigo do rei, mas por ter os amigos do rei também como amigos seus. Dizer que não gosta do fruto e recomendá-lo por gostar de quem o plantou, apenas por isso, é tão imoral quanto posar de isento, justo e correto, sem sê-lo. Acho que o Rei sequer come os seus frutos, apenas recomenda-os.
Estaria estragada a erva provada por esse juiz? E quem o colocou ali para julgar os sabores que lhe são mostrados? Não, não quero ser amigo do rei e acho que ele não merece ter-me como amigo. Que Deus me dê saúde e boca para falar, gritar, denunciar a orgia do rei e de seus amigos. Adeus, Pasárgada, adeus, Bandeira, não quero e não vou ser amigo do rei. Meu sangue plebeu não me permitirá uma vaga na Corte que não seja a de Bobo. E para isso não tenho qualquer vocação. Vou-me embora pra outro lugar que não Pasárgada.

Xico Bizerra

2 comentários:

Domingos Barroso disse...

Rebeldia do poeta porque é natural no coração do poeta rebelar-se.
É preciso.

Uma plena rebeldia de lucidez.

Forte abraço.

XICO BIZERRA disse...

é urgente e lúcido rebelar-se, quando necessário for. grande abraço, domingos.
XICO BIZERRA