Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Para os meninos e meninas do Cariricaturas apreciadores de um bom café


Como fazer café expresso utilizando
Cafeteira Italiana


Vejam a foto e apreciem como se faz um café delicioso.


Já comprei diversas "cafeteiras italianas". Algumas dei de presente a pessoas a quem quero bem e que apreciam um café de primeiríssima. Claro que depois de ter usado e aprovado, né?

O processo é bem simples e o resultado maravilhoso. Embora não fumante e sabendo que cafeína em excesso não é boa prá saúde, não posso dispensar pelo menos uma vez ao dia um bom café. Resolvi o problema depois que passei a utilizar esse tipo de cafeteira, pois não dá trabalho e é facil de garantir um bom café.

Dizem que o café feito nesse tipo de cafeteira tem menos cafeína e é mais saboroso, então, resolvi experimentar essa alternativa mais "gourmet". Se alguém quiser também tentar, eu vou deixar algumas sugestões:

Primeiro que tudo, há que escolher a cafeteira. Existem em alumínio e em inox, embora os entendidos digam que o melhor resultado é o das cafeteiras em alumínio, porque conserva o sabor do café ao longo do tempo e influencia no sabor dos futuros cafés que serão preparados nela.

Vejam bem, minha intenção aqui não é fazer publicidade. Minha cafeteira não tem marca, foi barata e sempre aprecio o resultado final do produto.

Então, primeiro que tudo, convem que o café seja de moagem fina. Mas mesmo assim, qualquer que seja o pó de boa procedência, será possível se obter um resultado que vai satisfazer aos bons apreciadores .

Ao fazer o café, dê preferência à água filtrada, para evitar que a cafeteira fique cheia de calcário.

Ao colocar a água, no compartimento indicado pela figura, tenha o cuidado de não ultrapassar a vávula. Também convém colocar a quantidade que a cafeteira leva, pois se ela é para seis xícaras e voce fizer três, não ficará tão saboroso ... O café que sobrar pode ser guardado em garrafa térmica.

Depois da água, você coloca o filtro e enche de café, sem bater ou comprimir. O filtro nunca deverá estar obstruído, senão, quando a água ferver, vai saltar a parte de cima da cafeteira e explodir água a ferver por toda a sua cozinha!

Coloca-se no fogo médio, o mais baixo possível, desde que faça ferver (não use água pré-aquecida). E quando o café começar a subir, destape. A esta altura, você pode até ver e sentir aquele cheirinho...

Assim que a o café estiver todo na parte de cima, tire imediatamente do fogo e sirva.

Lave a parte interna da cafeteira apenas com água, sem sabão ou detergente, isso alteraria o sabor dos seus cafés no futuro. Desta forma, quantos mais fizer, melhor será o sabor.

Tenho certeza de que os que apreciam ficarão com vontade de beber café...

Estão convidados!



Nenhum comentário: