Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Yoná Magalhães


Yoná Magalhães Gonçalves Mendes da Costa, (Rio de Janeiro, 7 de agosto de 1935) é uma atriz brasileira.

Yoná começou carreira no rádio e tv Tupi em 1954,fazendo pequenos papéis e figuração,depois de muito trabalho teve sua grande chance,e vieram os grandes papéis de destaques.Isso tudo antes do video-tape,quando este surgiu ela já estava casada com o produtor Luís Augusto Mendes,pai de seu filho: Marcos Mendes.

Afastada do rio para morar na Bahia,não abandonou seu trabalho.Em Salvador com o grupo A Barca,formado por ex-alunos da escola de teatro,sob direção de Luís Carlos Maciel,participou de grandes clássicos montados na tv Itapoã.Convidada por Glauber Rocha, fez A Rosa de Deus, e o Diabo na Terra do Sol,filmando em Monte Santo,Bahia.

No teatro trabalhou com vários autores brasileiros como:Vicente Pereira,Nelson Rodrigues,Plínio Marcos,Guilherme Figueiredo,Miguel Falabella,Pedro Bloch,Alcione Araújo,Carlos E. Neves,porém dedicou-se mais à televisão,onde se encontra à maioria de seus trabalhos.

Em 1964,voltou ao Rio,estava grávida,e foi nesse ano que nasceu Marcos.Antes de voltar ao vídeo,dirigida por Sérgio Cardoso.À atriz recebeu um convite da atriz Nathália Timberg para trabalhar na peça Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, que foi encenada no Teatro Municipal. Em seguida, participou das montagens de Terror e Miséria no Terceiro Reich, de Bertolt Brecht, e Os Físicos, de Dürrenmat, antes de criar sua própria Companhia, com a qual encenou O Pecado Imortal e Os Inimigos Não Mandam Flores, de Pedro Bloch.

A popularidade veio,porém,em 1966,precisamente em Março,quando foi convidada por Walter Clark para participar da novela Eu Compro Essa Mulher (1966), de Glória Magadan, onde formou com o ator Carlos Alberto o primeiro par romântico da emissora. A atriz trabalhou ainda em outras novelas da mesma autora, como O Sheik de Agadir (1966), com Leila Diniz e Marieta Severo, A Sombra de Rebecca (1967), O Homem Proibido (1968), A Gata de Vison (1968/1969), quando contracenou com Tarcísio Meira e Geraldo Del Rey, e A Ponte dos Suspiros (1969). Com o ator Carlos Alberto,Yoná formou a dupla mais famosa da televisão brasileira.

wikipédia

Nenhum comentário: