Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Alô, alô Kaika ! Cadê o show de Nonato Luiz ? Dia 20 de Novembro , em Crato?






Nonato Luiz (Lavras da Mangabeira, 1953) é um violonista brasileiro.

Raimundo Nonato de Oliveira – Nonato Luiz – é um renomado compositor e violonista cearense, dono de uma obra musical com atualmente cerca de 540 composições. Seu repertório violonístico contempla desde gêneros e estilos “universais” (valsas, minuetos, prelúdios, estudos) e estrangeiros (blues, flamenco) até os gêneros tipicamente nordestinos (baiões, xotes e frevos). Devido ao seu convívio com a música erudita, iniciado na adolescência, e sua admiração especial pela música barroca, observa-se que, além de todas as linguagens musicais citadas, muitas de suas peças guardam também fortes relações com esse universo musical. Seu primeiro álbum foi lançado em 1980 e, atualmente, sua discografia é composta por mais de 30 discos gravados. Muitos deles são autorais, onde Nonato apresenta-se como solista de suas peças. Em outros, tanto explora obras de renomados compositores, arranjando-as para o violão, quanto divide parcerias com instrumentistas ou cantores. Como concertista, possui uma carreira internacional consolidada, por apresentar-se em várias partes do mundo, principalmente pelo continente europeu, por onde excursiona todos os anos. Recepção especial ocorre em alguns países como Alemanha, França e Áustria. Neste último, apresenta-se desde 1985 no Mozarteum, sala dos grandes instrumentistas do mundo, localizada em Salzburg, terra natal de W.A. Mozart.

Nasceu no ano de 1953, em Aroeiras, um vilarejo pertencente ao município de Lavras da Mangabeira, região do Cariri, sul do estado do Ceará. Nessa localidade, em uma família de onze irmãos, se criou Raimundo Nonato de Oliveira. Seu pai, o Sr. Pedro Luiz o incentivou desde bem cedo, entre os três e quatro anos de idade, a se dedicar à música, presenteando-o com seu primeiro instrumento: o cavaquinho.

Ainda na infância em Mangabeira, Nonato manteve contato frequente com a música, tanto ouvindo rádio quanto observando os “tocadores” que apareciam por lá. Esses músicos que marcaram sua infância eram, na maioria, sanfoneiros que animavam as festas promovidas nessa localidade, num tipo de manifestação bastante típica do interior do nordeste.

Quando tinha onze anos de idade, sua família mudou-se para Fortaleza, capital do estado, lá encontrando melhores oportunidades.

Por volta dos treze anos, Nonato iniciou o estudo do violino no Conservatório Alberto Nepomuceno em Fortaleza. Lá praticou leitura e técnica do instrumento e apesar de receber orientações, ele lembra que, naquela época, já era muito intuitiva sua maneira de tocar. Desenvolveu-se rapidamente no instrumento, tanto que foi convidado pelo maestro Orlando Leite a participar da Orquestra Sinfônica Henrique Jorge. Permaneceu nela por cerca de dois anos, estudando um repertório sinfônico constituído por obras de Mozart, Beethoven, entre outros. Atuou nesta orquestra por uns dois anos até ver que o violão era o instrumento com o qual se identificava mais.

Ao se decidir pelo violão, Nonato seguiu compondo para o instrumento. Algumas de suas primeiras peças seriam gravadas anos mais tarde em seu primeiro disco Terra.

No ano de 1975, Nonato fez sua primeira viagem ao sudeste e em São Paulo ganhou o 1° Prêmio de um concurso de violonistas da extinta TV Tupi, interpretando um estudo de sua autoria.

Nesse mesmo ano, ingressou no curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Ceará. Cursou cerca de dois anos da faculdade, mas sentia que não era o que ele queria para si. O que realmente desejava era continuar compondo e poder divulgar suas músicas.

Nos anos de 1984-85, Nonato morou na França. Em 1985, realizou sua primeira turnê europeia, tocando por países como Itália, França e Áustria. Nessa primeira temporada conheceu a empresária de Pedro Soler, a austríaca Rita Armstorfer. Desde então, ela é sua empresária na Europa, e até hoje promove anualmente uma turnê, em que Nonato se apresenta por todo o continente.

Logo em seguida, retornou ao Brasil, e participou de discos e shows de diversos artistas da Música Popular Brasileira, entre eles Fagner, Nara Leão, Chico Buarque e Luiz Gonzaga.


Outra faceta que Nonato Luiz apresenta é a de compositor de canções, feitas em parceria com alguns poetas. De suas composições conhecidas temos "Quixeramobim" e "Baião de Rua" (ambas com letras de Fausto Nilo), bastante conhecidas na voz de cantores como Fagner. Em 2000, lança com o poeta carioca Abel Silva, o disco Baú de Brinquedos, no qual o poeta canta e Nonato acompanha ao violão, canções exclusivamente feitas nesta parceria.

Todo este percurso, traçado pelo violonista, projeta a imagem de um artista que alcançou seu patamar unicamente por meio de sua arte e seu carisma. Sem nenhum auxílio governamental ou da mídia “massiva”, Nonato Luiz segue carregando a bandeira da música brasileira e nordestina, ao mesmo tempo em que produz uma arte de dimensões universais.
wikipédia

Um comentário:

Aloísio disse...

Socorro,

Nonato Luiz toca um violão espetacular.

Abraços
Aloísio