Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

James Dean -Por Rosa Guerrera


JAMES DEAN - O MITO DE UMA ÉPOCA

Foi exatamente no dia 30 de setembro de 1955 que o choque de um Porsche em alta velocidade contra um Ford que vinha em diração contrária causou a morte imediata do jovem ator de cinema levando à consternação de todo o mundo. Esse jovem era James Dean que morria aos 24 anos de idade ,mas que apesar da curta carreira, tornou-se o símbolo de uma geração. De temperamento ao mesmo tempo frágil e selvagem, ele representou o ceticismo do pós-guerra e a rebeldia que caracterizou a juventude do século 20. É considerado até hoje um ícone cultural, como a melhor personificação da rebeldia e angústias próprias da juventude da década de 1950.
Filho único.,de pais metodistas. aos 8 anos ele já tocava violino e fazia aulas de sapateado. Em 1940, perdeu a mãe vitima de câncer. Com a morte da mãe, foi morar com os tios na Indiana. Considerado uma criança introspectiva, Jimmy, como era chamado, cresceu na fazenda de 300 acres dos tios, ali aprendeu a dirigir trator e ordenhar vacas. Em 1949, Dean foi para Los Angeles, com a intenção de estudar arte dramática. Pouco depois abandonou a faculdade e foi para Nova York cursar o lendário Actor's Studio de Lee Strasberg. Para se manter em Nova York, trabalhou como garçom e cobrador de ônibus
Em 1954, conheceu a jovem estrela, Pier Angeli, para muitos o grande amor de sua vida, mas a mãe de Pier foi contra o relacionamento, pelo fato de ele não ser católico. Jimmy já era conhecido por seu temperamento considerado até selvagem por alguns críticos .. Fora dos sets de filmagem, tinha uma agitada vida social, fumava e bebia, e possuía um enorme fascínio por carros velozes e pela velocidade em si - Paixão que lhe custou a vida!

James Dean teve uma das mais brilhantes e rápidas carreiras na história da sétima arte. Em pouco mais de um ano e com três filmes, nos quais protagonizou alguns dos mais marcantes personagens do cinema norte-americano, ele virou uma lenda. Seu ultimo filme : "Assim caminha a humanidade" , ele não chegou a assistí-lo porque quando acabou de filmá-lo,Dean partiu no seu Porsche para participar de uma corrida em Salinas na California . Mas no caminho bateu violentamente num Ford sedan e morreu na hora.
Dean viveu a vida intensamente , e entre tantas frases de rebeldia ditas em entrevistas , uma ficou para sempre na sua curta passagem pela vida e pelo sucesso :
"Se um homem conseguir vencer as diferenças entre a vida e a morte, se ele
conseguir continuar a viver depois da morte, então talvez ele tenha sido um
grande homem." [ James Dean ]
.
 por rosa guerrera 

Um comentário:

socorro moreira disse...

*Coincidentemente, hoje assisti "Vidas Amargas" e percebi James Dean !