Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Getúlio Macêdo - Por Norma Hauer

Em 13 de novembro de 1922 nasceu, no Estado do Espírito Santo Getúlio Benício, que ficou conhecido no meio musical como o compositor GETÚLIO MACEDO.
Em 1938 veio para o Rio e 4 anos depois já se encontrava como Conselheiro da UBC (União Brasileira de Compositores)
Com um repertório predominantemente romântico, compôs boleros, samba-canção, fox, mambo, samba e rumba.
Um de seus principais parceiros foi Lourival Faissal, com quem compôs mais de vinte músicas. Entre outras, o bolero "Covarde", o mambo "A louca", o bolero "Intenção", e a marcha "Nosso Natal".

Entre seus intérpretes estão Carlos Galhardo, Emilinha Borba, Marlene, Ângela Maria, Adelaide Chiozzo e Ellen de Lima, entre outros.

Há alguns anos, o “Dia das Mães” vinha sendo comemorado, primeiro em família; depois o comércio descobriu a “galinha dos ovos de ouro” e começou a explorar a data oferecendo “presentes” para as mães. Mas faltavam músicas para comemorar a data.
Foi quando Getúlio Macedo compôs uma letra e pediu a Lourival Faissal que fizesse a música de uma valsa para essa comemoração.
E assim surgiu “Mãezinha Querida” e Carlos Galhardo foi escolhido “a dedo” para gravá-la. Isso foi em 1952. e essa valsa foi a pioneira nas homenagens às mães e que se tornou um clássico do cancioneiro popular.
. No mesmo ano, Linda Batista gravou na RCA, o samba-canção "Divórcio", feito, também, em parceria com Lourival Faissal.

Em 1953, Fafá Lemos gravou pela RCA o baião "ABC do amor", parceria com Augusto Alexandre; Gilberto Milfont gravou o samba-canção "Confissão" e Francisco Carlos o samba-canção "Primeiro amor" e o samba "A saudade eu vou levar", os três da parceria com Lourival Faissal.
No mesmo ano, Carlos Galhardo gravou a valsa "Tanta mentira" parceria com Mário Lago e Emilinha Borba e Trio Madrigal gravaram o mambo "É o maior", parceria com Bené Alexandre.

Em 1954, Orlando Melo gravou pela Odeon, de sua parceria com Lourival Faissal, a toada "A canção do Jerônimo", abertura da famosa novela de rádio "Jerônimo, o herói do sertão".
Mas a gravação de “Jerônimo” que ficou conhecida foi a de Emilinha Borba
No mesmo ano Nelson Gonçalves gravou na RCA Victor o samba-canção "Como eu previa", parceria com Lourival Faissal. Em 1955, Jorge Veiga gravou, ainda de sua parceria com Lourival Faissal o "Hino da torcida do Flamengo”.
Continuou compondo e gravando, até que em 1960 Carlos Galhardo gravou de Getulio Macedo, também de sua parceria com Lourival Faissal, o samba-canção “Presença viva do Amor”, e em 1962, ainda Carlos Galhardo gravou o bolero “Tu e Eu”, de Getulio Macedo e parceria de Irani de Oliveira.
No mesmo ano, Ellen de Lima gravou o samba-canção “Meu Amor lhe Acompanhará”, enquanto Carlos Galhardo gravou o bolero “Tu ew Eu”, ainda em parceria com Irani de Oliveira.
Foram mais de 200 composições que Getulio Macedo viu gravadas por vários intérpretes.

Parou um pouco de compor para se dedicar à Televisão, tendo atuado nas TVs Tupi, Excelsior e Globo, ficando encarregado de compor vinhetas e jingles

No momento, encontra-se afastado dessas atividades,e, segundo soube (mas não tenho certeza) retornou a seu Estado Natal, o Espírito Santo.

Norma


Nenhum comentário: