Interessante que as torcidas rivais se respeitavam e a violência entre torcedores era mínima. Futebol é um esporte mágico e como tal a torcida deve ser de respeito e brincadeira. Nada de violência. Noventa minutos de espetáculo tanto no campo de futebol e na arquibacanda. Aplauso e reclamação, mas tudo dentro da civilidade e ao final do jogo a confraternização pelo futebol jogado. O futebol é mágico e cheio de lugares comuns como: "o futebol é uma caixinha de surpresa", "a bola pune", "são onze contra onze" e outras maravilhosas pérolas. O futebol une toda uma nação e transforma cada brasileiro num treinador que discute e arma seu time no melhor esquema tático. E todo final de semana ao fim do domingo vai deitar com a alegria da vitória de seu time do coração ou com a cabeça inchada por mais uma derrota. Futebol é vida. Futebol significa empate, derrota ou vitória. Isso é a vida.
Foto: José de Arimatéa dos Santos
2 comentários:
Arimatéa,
Gostei do seu texto, sobretudo pelo fato de que comparou isso tudo: (o jogo de futebol, o processo de disputa entre jogadores, a ansiedade pelo espetáculo, a influência do treinador na conduta dos atletas, enfim, toda a gama de sentimentos que perpassa nesse processo) à vida. E é isso mesmo, a vida é uma eterna disputa onde se permeiam vitórias e derrotas e é quando empatamos que obtemos o sucesso.
Abraço,
Claude
Claude,
Concordo plenamente com sua opinião e reforço que o jogo de futebol é somente um esporte. Não o que vimos ontem quando parte da torcida do Corinthians usou da violência para protestar as derrotas do time de futebol.
Quando meus times perdem fico triste, mas logo esqueço com a primeira vitória que vier.
Tudo de bom!
Postar um comentário