Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 6 de fevereiro de 2011

A estética que salvou o cangaço - (Dedicado a Manoel Severo)


Pesquisador mostra que a linguagem fez o levante ficar na memória, apesar dos esforços oficiais de riscá-lo do mapa 



A derrota militar jamais capou o brilho do cangaço. Brilho de estrela em chapéu de couro, bem entendido, preservado na memória popular, setenta anos após o ocaso do movimento, com a morte de Corisco, em 1940. O historiador recifense Frederico Pernambucano de Mello acaba de lançar uma obra para mostrar que grande parte do fascínio e da mística do cangaço, que fez dele um raro movimento de insurgência popular a não ser apagado pela história oficial brasileira, vem de sua estética e de sua linguagem.

Estrelas de Aço: A estética do cangaço (Escrituras Editora, 258 páginas, R$ 150, 2010) é livro de arte com mais de 300 fotos. A obra, que tem fotos inéditas, prefácio de Ariano Suassuna e ilustrações do arquiteto Antônio Montenegro, é resultado de 13 anos de pesquisa e 25 anos de estudo. Historiador e advogado, Pernambucano de Mello foi procurador federal em Recife e, de 1972 a 87, integrou a equipe do sociólogo Gilberto Freyre na Fundação Joaquim Nabuco. Especializou-se nos conflitos da história nordestina, em particular os levantes populares que não se sujeitavam aos valores coloniais, como os "guerreiros do sol", como chama os cangaceiros.

Dono de um acervo com mais de 160 objetos do cangaço, Pernambucano de Mello pretende um dia criar um museu. Até lá, acredita que a vingança do cangaço à derrota militar está em sua estética, expressa em seu vestuário simbolizado pelo chapéu em meia-lua com estrela e na linguagem popular nordestina, que até hoje se instala na fala e na cultura da região.

A suntuosidade das roupas do cangaço fez Mello reiterar a análise antecipada por Língua em 2006, pelos pesquisadores Leandro Cardoso Fernandes e Antonio Amaury Corrêa de Araújo, segundo a qual a imponência da indumentária no cangaço só encontra paralelo na história dos conflitos humanos nas figuras do samurai japonês e do cavaleiro medieval europeu.

 A riqueza de vestuário e linguagem forma, para o historiador, o traço arcaico do homem ligado ao místico e ao divino. Para os cangaceiros, os elementos estéticos faziam com que ultrapassassem a sua condição, criavam uma blindagem alegórica que os descolava de seus crimes.

Sua indumentária cheia de adereços era versão das roupas de vaqueiros, adaptada ao meio e ao cenário. As abas do chapéu de couro permitiam visão lateral, o que evitava emboscadas. Aberta na frente, a alpercata de rabicho protegia o pé de espinhos e do calor. Para carregar até 30 quilos de peso, o cangaceiro usava bornais na lateral, enquanto os "macacos" (soldados) eram obrigados a usar mochilas concentrando todo o peso nas costas, tirando seu ponto de equilíbrio.

A importância da palavra no cangaço integrava a imagem que os bandos queriam transmitir de si mesmos. Para Fernandes e Araújo, novos membros do bando ganhavam um "vulgo" (apelido) a que deviam honrar. Em caso de morte, quem o substituía herdava o vulgo, para perpetuar e imortalizar a reputação do cangaceiro.

Imponência
Os cangaceiros foram donos de uma riqueza vocabular própria, mais rica que os manjados termos a eles associados, como "volante" (equipe móvel de perseguição policial) e "macaco" (soldado). Para Fernandes e Araújo, muitos termos usados pelos bandos não eram conhecidos do sertanejo comum e formavam um jargão militar próprio. Com o fim do movimento, parte dos termos passou a ser usado de maneira corrente no sertão. Nem sempre de forma duradoura - algumas palavras terminaram esquecidas, como "gargulina" (enjoo), "desaprecatado" (desprevenido), "jabiraca" (lenço de pescoço).

Para Pernambucano de Mello, a estética do cangaço tornou o cangaço um mito primordial brasileiro. Em sua opinião, os cangaceiros não eram criminosos comuns, que tentam se misturar ao ambiente para não serem notados.

Não se camuflavam, nem se escondiam: faziam do estardalhaço visual, e verbal, seu cartão de visita.

Partes das armas brancas e punhais dos cangaceiros: nomenclatura própria Esquema da cartucheira, por Antonio Montenegro, e modelo usado no Ombro por Lampião (foto), em 1938: linguagem ornamental



Detalhe dos nomes dados pelos cangaceiros às partes do chapéu de estrela e os protetores de Lampião: aprumo vocabular era também visual
Cantil de viagem longa de Lampião, em 1932: cores vivas
Cangaço triunfou mesmo com morte de Lampião, com vestuário e traços na linguagem popular




Utensílios como os de Lampião recebiam nomes do cangaço e faziam sua reputação

Maria Bonita e seus adereços, com a jabiraca(lenço) e suas joias: léxico requintado



Nomeclatura dos bornais, acima, e roupas e armas de Maria Bonita (foto), abaixo

Vocabulário da cartucheira
Arreiado - Cangaceiro ou soldado bem equipado. "Arreio" é cartucheira.
Botada - Ataque surpresa.
Brigada - Combate.
Carrego - Bagagem do cangaceiro/soldado, derivado de "carregamento".
Costureira - Metralhadora. Também "fuzil de gancho".
Coito - Acampamento de cangaceiros. Deu origem a "coiteiro", pessoa que ajudava cangaceiros, quem lhes dava coito.
Corta rastro - Expressão tirada do vocabulário dos vaqueiros à caça de reses desgarradas, nomeava a técnica de comparar pegadas para achar o rastro de cangaceiros (muitos usavam sapatos com falsas solas invertidas).
Papo de ema - Reservatório perto das cartucheiras para guardar dinheiro.
Rastejador - Guia das volantes que decifrava os rastros na terra.
Rua - Cidade.
Russeio - Barulho.
Torneira - Casa com buraco na parede para pôr fuzil e reagir a ataque.
Tracação, melodia - Nomes dados ao coito, à diversão sexual.


Fonte de pesquisa:

http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=12223

5 comentários:

Manoel Severo disse...

Estimada Claude, fico lisonjeado pela dedicatória de sua postagem; por sinal, um primor, abordando a espetacular obra do amigo Frederico; de coração, muito obrigado por tua gentileza.

Certamente o cangaço deixou diversas e importantes marcas em nossa sociedade sertaneja. Além da selvageria, da crueldade, da violência, temos uma outra abordagem que nos remete ao universo fantastico de todas as marcas deixadas por esses guerreiros do sol.

Na música, na dança, na comida, no vocabulário, na medicina, na arte...na estética.Estrelas de Couro, o livro do amigo Frederico, nos apresenta essas nuances em toda sua dimensão, chegando a assutar, tamanha capilaridade.

Hoje, como amantes da temática, vivemos um novo momento, e o Cariri Cangaço é uma prova disso, cada vez mais percebemos a busca pelo estudo sério e responsável sobre a temática, sem dúvida instrumentos importantes para a construção das verdades históricas, da compreensão daquelas sociedades do final do século XIX e inicio do ´secuo XX, da personalidade daqueles sertanejos, homens e mulheres, crianças alguns...de como se davam as relações, as expectativas, enfim. O cangaço deixou de ser apenas Virgulino e hoje se mostra em sua magnitude como fenômeno ímpar dentro do contexto da história de nosso Brasil e Nordeste.

Um abraço,

E, já começamos a construção do Cariri Cangaço 2011, imaginamos que teremos nesta edição de 2011 um número recorde de participantes em eventos do gênero.

Manoel Severo

Lima Verde disse...

O livro do pesquisador Frederico Pernambucano de Melo é uma dessas relíquias da historiagrafia nordestina.

Gostaria de parabenizar a este conceituado blog CARIRICATURAS, seus colaboradores e ao senhor Severo, realmente um grande incentivador das artes e que com muito trabalho, uma boa equipe e seriedade, conseguiu construir ai no Ceará, o maior evento do cangaço no Brasil.

Saudações,

Fernando Cesar Lima Verde
Campina Grande

Claude Bloc disse...

Severo,

Quando encontrei este artigo, de imediato me lembrei de você. Sobretudo pela descrição detalhada dos argumentos apresentados e também pelo tema que se encaixa direitinho nos seus estudos e pesquisas e interesses.

Se quiser usar a postagem no Cariri Cangaço, esteja à vontade. Abaixo da postagem está o endereço de onde encontrei o artigo.

Agradeço pelo tratamento gentil que sempre me dispensa.

Abraço,

Claude

CARIRI CANGAÇO disse...

Claude,

Na verdade nós é que agradecemos toda a sua atenção e carinho; muito obrigado por nos permitir replicar a postagem, que o faremos com certeza.

Abraços,

Severo

CARIRI CANGAÇO disse...

Prezado Lima Verde, agradecemos em nome de todos que fazem o Cariri Cangaço, suas palavras de incentivo. Muito obrigado.

Manoel Severo