Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Notícias Vila das Artes

ESPECIAL
Encontro com Cineastas recebe Lírio Ferreira na Vila das Artes. Dia 4 de agosto, ás 15h. Entrada Gratuita.
Em parceria com o 19º Festival Ibero – americano Cine Ceará, a Vila das Artes recebe nesta terça-feira, dia 4 de agosto, o cineasta Lírio Ferreira, co-diretor de um dos filmes mais celebrados da década de 90, Baile Perfumado. O encontro está marcado para ás 15h, na Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, centro) com entrada gratuita. Ferreira participa do Cine Ceará com o documentário O Homem que Engarrafava Nuvens, exibido na programação do último domingo (2). Durante o encontro Ferreira refletirá sobre as experiências e técnicas da direção cinematográfica. O Encontro com Cineastas é uma ação do Núcleo de Produção Digital Vila das Artes, (programa Olhar Brasil mantido em parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Ministério da Cultura) que teve início em abril e trouxe cineastas do norte, nordeste e sudeste do Brasil.
.
DANÇA
Inscrições para Oficina de Dança Contemporânea com Clarice Lima vão até a próxima quinta-feira.
A Escola Pública de Dança da Vila das Artes recebe iaté a próxima quinta, 6 de agosto, inscrições para a Oficina de Dança Contemporânea com a bailarina e professora Clarice lima. A oficina vai abordar algumas das técnicas que embasam o universo coreográfico contemporâneo. As aulas gratuitas acontecem de 10 a 22 de agosto, das 14h às 15h30, na Vila (rua 24 de maio, 1221, centro). As inscrições devem ser feitas pelo email escoladedancadefortaleza@gmail.com . Outras informações através dos telefones 3252-1444 e 3105-1402. Clarice é formada em dança pela Amsterdam Hogeschool voor de Kunsten. Estudou na Folkwang Hochschule, na Alemanha e no Colégio de Dança do Ceará. Como bailarina trabalhou com diversos coreógrafos de várias cidades do mundo. Foi intérprete-criadora dos trabalhos Total Eclipse of the Heart, Alice, Aero Moça e Is it ok?. Co-protagonizou o documentário "Deixa Ir - Let the Movement Travel" da vídeomaker Roberta Marques. Atualmente é integrante do Gt'aime grupo de dança e teatro e da companhia Silenciosas, trabalha como assistente de coreografia e professora da J. Garcia Cia de Dança e é professora de dança contemporânea no Espaço (SP). Mais sobre Clarice Lima http://www.claricelima.rg3.net/

CIRCULANDO BRASIL
Agora seu filme vai gratuitamente para os festivais de cinema do país. O NPD Vila das Artes faz o envio através do programa Circulando Brasil. Confira.

O Núcleo de Produção Digital Vila das Artes, programa Olhar Brasil do Ministério da Cultura mantido em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, através do programa Circulando Brasil faz o envio gratuito de filmes e vídeos cearenses para festivais e mostras em todo o País e exterior. Interessados em participar devem se cadastrar na sede do NPD, que fica na Vila das Artes, rua 24 de maio, 1221, centro.
Confira os festivais que estão com inscrições abertas preencha as fichas de inscrições no site de cada festival e envie até o prazo de entrega no NPD.
No momento o Núcleo recebe até o dia 10 de agosto inscrições para a Mostra de Curtas de Goiânia (goianiamostracurtas.com.br). A mostra aceita curtas realizados a partir de 2008 em 35mm, 16mm e vídeo com a duração máxima de 25 minutos. Produções realizadas em formato digital poderão participar do festival, se o suporte final for 35mm, 16mm ou DVD. Para o 6º Cinefest Votorantim (cinefestvotorantim.com) o Núcleo recebe inscrições até o dia 5 de agosto. O festival recebe vídeos produzidos em qualquer formato, com duração máxima de 30 minutos. Serão aceitos todos os gêneros (ficção, documentário e animação).
.
PONTOS DE CORTE
Cine Sobremesa exibe quarta-feira, a partir das 12h vídeo sobre a intolerância religiosa. No Sobrado Dr. José Lourenço. Grátis.
O Cine Sobremesa, coletivo formado através do curso Formação de Agentes Culturais e Exibidores Independentes, o Pontos de Corte, exibe nesta quarta-feira, dia 5 de agosto, o vídeo “Até Oxalá vai à Guerra”, de Carlos Pronzato e Stefano Barbi. O documentário aborda a demolição do terreiro de candomblé Oyá Onipó Neto e retoma discussões sobre a intolerância religiosa. O Cine Sobremesa está sediado no sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154, Centro) e exibe curtas e médias – metragens sempre ás quartas-feiras, na hora do almoço, das 12h às 14h. A entrada é gratuita. Informações pelo telefone 3101-8826.
.
ENCONTRO DAS ARTES
Equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), a Vila das Artes é espaço voltado para a formação, pesquisa, produção e difusão em arte. Situado no centro de Fortaleza, reúne em seu espaço as Escolas Públicas de Dança e Audiovisual, o Núcleo de Produção Digital, Biblioteca e Videoteca. Tem como parceiros a Universidade Federal do Ceará, a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, FCPC, e a Rede Olhar Brasil. Apoio da Kodak, Quanta e Prodança. Apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual da Cultura (Lei nº 13.811) e patrocínio do Banco do Nordeste, Fundo Nacional de Cultura e Lei de Incentivo a Cultural do Ministério da Cultura e Governo Federal. Todas as atividades são gratuitas.
.
Vila das Artes - Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Fortaleza. Ceará. Brasil
Telefone (55+85) 3252-1444 comunicacaoviladasartes@gmail.com
Escola Pública de Dança - (85) 3105-1402
escoladedancadefortaleza@gmail.com
Escola Pública de Audiovisual - (85) 3105-1404
escoladeaudiovisualdefortaleza@gmail.com
Olhar Brasil – Núcleo de Produção Digital - (85) 3105-1410
npdfortaleza@gmail.com
Coordenação de Arte e Política - (85) 3253-7052
coord.artepolitica@gmail.com

2 comentários:

Carlos Rafael Dias disse...

Socorro, é só uma observação: achei as cores dos títulos, textos, e linkes muito apagadas.

socorro moreira disse...

Eu tbém acho. Pode fazer a mudança. Seu gosto é nosso !