Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A Rosa de Hiroshima

Poema de Vinícius de Moraes musicado por Gerson Conrad ( Secos e Molhados)
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada
Em 06 de agosto de 1945, 8h 45min Hiroshima e o Mundo conheciam o poder da bomba atômica
Em 30 de abril de 1945, em meio à tomada de Berlim pelas tropas soviéticas, Adolf Hitler cometia suicídio, e o almirante Doenitz formava novo governo, pedindo o fim das hostilidades. A capital alemã é ocupada em 2 de maio. Alguns dias depois, no dia 7, a Alemanha rendia-se incondicionalmente, em Reims. A Segunda Guerra estava praticamente terminada. Os conflitos restantes aconteciam no Pacífico. E foi no Japão, mais precisamente em Hiroshima e Nagasaki, que a humanidade conheceu a mais terrível criação da tecnologia. Em 06 de agosto de 1945, era lançada a primeira bomba atômica em alvo humano.

Em agosto o mundo relembra com muito pesar os 64 anos do maior crime de guerra já desferido contra a humanidade. O holocausto nuclear contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.
Os efeitos da bomba não são apenas a morte e a destruição imediatas. Até hoje continuam morrendo pessoas vítimas de câncer herdado geneticamente de seus pais e avós, além de ser possível encontrarmos ainda hoje, milhares de pessoas com deformações físicas, câncer congênito, problemas de esterilidade e outras doenças decorrentes da liberação radioativa sobre essas cidades em 1945.
Sugestão de Filme
Hiroshima - Os Dez Segundos Fatais, produzido pela NHK International e dirigido por Hiroshi Sawada e Eiji Muratam, concentra-se nos 10 primeiros segundos após a detonação da bomba e aborda, entre outros aspectos, o momento da explosão, o ponto de impacto e a radiação.
O documentário foi realizado a partir das pesquisas executadas por cientistas japoneses e norte-americanos cujos estudos abrangeram diversas áreas da física, química e biologia, relacionadas ao literal megaevento. Além desses aspectos, a película contém depoimentos de testemunhas e historiadores, fotos e simulações da devastação.

6 comentários:

socorro moreira disse...

Um marco escuro na história da humanidade.
Corujinha ,esse poema do Vinícius é dos anos 60 ?
Nos meus tempos de Escola , esse assunto estava em voga... Como até hoje !

Cesar Augusto disse...

Excelente texto sobre essa fase da história, com a sua permissão, acrescento alguns dados curiosos: Tibbets era o comandante do Enola Gay, (nome da mãe do comandante)...o grupo era formado por 3 B29-45, a saber Enola Gay (com a bomba apelidada "little boy"), Necessary evil (com cinegrafistas e observadores) e The Great artist (com instrumentos para medir a intensidade da explosão)...a bomba foi jogada sobre Hiroshima.

Sweeney foi o comandante do B29 "Bock's car" que jogou a bomba (apelidada Fat man) sobre Nagasaki. O alvo original era o complexo industrial de Kokuro, como o ceu estava encoberto usaram a cidade alternada...Nagasaki. O Enola gay acompanhou a segunda missão para reconhecimento metereológico.

Corujinha Baiana disse...

Patativa do Crato,
Na verdade, "A rosa de Hiroshima" foi escrita
em 1946, ainda sob o impacto dos horrores da bomba atômica, mas ficou considerado um dos poemas mais conhecidos do público brasileiro que viveu a década de 1970 – ocasião em que foi gravado e amplamente divulgado pelo grupo musical Secos & Molhados, com música de Gerson Conrad.
Um abraço

Corujinha Baiana disse...

Valeu, César Augusto !
Foi muito oportuna a sua complementação,pois em se tratando de História, sempre há algo mais
a ser acrescentado.
Um abraço

Cesar Augusto disse...

Corujinha,

Um livro de título "Hiroshima Diary" (Chapel Hill Universidade de North Caroline) por Michihiko Hachiya é um diário que cobre os meses depois do bombardeio, escrito por um médico que estava na cidade quando a bomba foi lançada...Uma leitura impressionante e intensa.

Um outro livro de título "The decision to use the bomb" por Gar Alperovitz. O author alega que o único obstáculo impedindo a rendição Japonesa, era a exigência americana de que esta fosse incondicional. Quando Japon
pediu para manter o imperador, os USA recusaram e procederam com os bombardeios. Após a rendição incondicional, permiti-se ao Japon manter o imperador.

BANZA! BANZAI! BANZA!...que ironia!!!!

Corujinha Baiana disse...

César Augusto,

Obrigada pelas dicas .
Quanto ao único obstáculo para a rendição do Japão, eu já havia lido a respeito ( não nesse livro ).

Afinal, os Estados Unidos sabiam ou não sabiam do ataque a Pearl Habour ?

Alguns historiadores afirmam até, que os Estados Unidos queriam apenas um pretexto para entrar na Guerra...

E o uso da "bomba" poderia ter sido evitado ?

Até hoje, essa história ainda está muito mal contada, você não acha ?