Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Trovas de Agosto - Claude, Socorro, Anita e César...


Não tenho mote pra trova
já nem sei o que pensar
vou inventar uma nova
para a fila não parar

O pouso das borboletas
Pincel nas mãos do pintor
Dedilhados na canção
- É sustentável, a leveza?

"Ser ou não ser, eis a questão".
No meu pobre dicicionário
Não encontrei a resposta
que rege o meu coração.

Ser sincero ele é
Ser livre, ir mais além
Como posso ser poeta
e não ser feliz também?

Essa questão de não ser
ou de ser encabulada
de não dizer que quer ser
pra sempre a pessoa amada.

Fica difícil esconder
quando o coração palpita
quando o amor se derrama
e quando a alma se agita.

Açúcar , se for veneno
envenena minha alma
Só gosto de coisa doce
terna e açucarada

O sal , meu equilíbrio
salpico no pensamento,
e o amargo dessa vida,
precisa até de pimenta.

O cheiro que sinto agora
Vem de muito distante
De quando você foi embora
Naquele sol escaldante.

Tico-tico do Zequinha
é chorinho brasileiro
tico-tico no quintal
judia até de Maria

No pomar plantei o amor
Ainda flor em botão
Nas pautas do teu caderno
deixei minha emoção.

Como poderia eu
na pauta de minha vida
deixar todo esse amor
sem cuidado, esquecido?

Por isso escrevo versos
falo em rima desse amor
dos meus sonhos tão dispersos
da saudade e da flor...

Quando chegar o dia
de segurar suas mãos
não vou poder reprimir
meu amor no coração

Não tenho fama de humilde
não dou o braço a torcer
mas no protótipo de Amélia
nunca fico a dever

Mal-me-quer, bem-me-quer
margarida da minha infancia
o quanto brinquei contigo
para provar uma querência

O valor de uma lembrança
no coração de quem sente
vale um cento,
vale um tempo,
vale o que faz da lembrança.

Vivemos sonhos de outrora
Vivemos sonhos de agora
Vivemos a qualquer hora
A saudade e a demora

De ter nas mãos o amor
De ter um sonho sem fim
De ter a realidade
Como lema e sempre assim

Vivemos a vida presente
Sem esquecer o passado
Indefinidamente
A amar e ser amado(a).

Toda casa de cratense
compra goma ,molha goma
pra fazer a tapioca
Sou um tanto atrapalhada
na perfeição desse prato
Fico logo agoniada
É goma pra todo lado.

Eta canjica gostosa
dos meus tempos de menino
com açúcar , leite e canela,
o sabor (hummmm) fica divino.

Rapadura tem na feira
do Crato e do Juazeiro
Em Barbalha tem engenho
que fornece à feira inteira

Rolete de cana caiana
garapa doce e melada
vou "tascar" uns quantos beijos
nos lábios de minha amada.

O anel que eu sonhei
nunca veio pro meu dedo
o amor que era meu
era liso, sem dinheiro.

SERENATA ( mote)

17 comentários:

Claude Bloc disse...

No Crato um céu de veludo
No céu a lua de prata
Abaixo de tua janela
Cantarei em serenata

Mote: café

socorro moreira disse...

café coado no pano
cuscuz com nata
e coalhada
esse café nordestino
é bom, e é quase de graça

papoula

Cesar Augusto disse...

Dálias, margaridas e cravos
papoulas, lírios e zínias,
com a minha admiração,
a todos vocês do Crato,
um cheiro no coração.
Pra Sobral eu mando Rosas vermelhas.

socorro moreira disse...

Sobral é longe do Crato
mas também é Ceará
Estamos pedindo a Deus
que a Claude volte pra cá.


VIAGEM

Cesar Augusto disse...

Vai ser uma viagem porreta
Sair daqui para o Crato,
ver os amigos frente a frente
vai ser um "tremendo barato"

pra Sobral continuo mandando rosas vermelhas

Cesar Augusto disse...

mote: Glorioso

socorro moreira disse...

O glorioso Ronaldo
ganhou prêmio merecido
mal cheguei, fiquei sabendo
Ficamos todos felizes !

PRESENTE

Anita a vida é bela disse...

Presente bom é acordar
e vir olhar teu blog
Tentar participar
Mesmo com rima pobre.

colesterol

socorro moreira disse...

problema sério do povo
problemas sérios nós temos
se o colesterol é baixo
da diabetes, suspeitam!

CARTINHA

Anita a vida é bela disse...

Ele mandou uma cartinha
direto pro seu coração
Você nem viu que ele tinha
Uma segunda intenção...

falatório

Cesar Augusto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cesar Augusto disse...

Não quero escutar nada
falatório não é meu perfil
quem tem boca VAIA Roma
e fala bem do Brasil.

mote: curió

socorro moreira disse...

Curió de barriga vermelha
porcura no cantar solitário
a fêmea que lhe acompanhe
no voo do imaginário


BILHETE

Anita a vida é bela disse...

Tu não responde cartinha
Te mandou esse bilhete
Se quer cortar minha linha
Diga: teu papo é porrete.

Amendoim

Cesar Augusto disse...

Amendoim, mandioca e açucar,
socados em um pilão
produz uma paçoca gostosa
de melar o coração.

mote: alegria

Anita a vida é bela disse...

Paçoca é doce que alegra
povo festeiro do norte
Aqui também é regra:
Se é festa tem paçoca e xote.

doce de leite

Unknown disse...

Docinho de coco, meu xuxuzinho
palavras simples com tanto carinho,
o nosso amor a gente entende,
te amo de mais meu doce de leite.

CIENCIA