Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 12 de setembro de 2009

12 de Setembro- Dia da Seresta - Por Socorro Moreira


Manhã quieta e nostálgica. Acompanhei Almery até sua morada final.
Minha avó, meu pai, cantavam muito quando estavam tristes , quando perdiam algo - " quem canta seus males espanta". Até pensei em "canto triste " de Edu Lobo. Mas hoje é o dia da seresta.
Quisera que o Crato reunisse sempre , na praça, em qualquer uma delas, um grupo de seresteiros. Essa programação acabou faz tempo. Os bares aboliram a música de seresta. A gente que gosta foi ficando em casa, e o pessoal jovem, na sua maioria, não a suporta.
Vale lembrar alguns dos nossos bons e inesquecíveis seresteiros : Vicente Padeiro, Fernando , Célio Silva, Siebra, Reinaldo Cangalha, Correinha, Audísio Teles, Lira, Zé dos Prazeres, Flaviano Calou, Ana Neri de Joaquim Patrício , Socorro Alencar,Gilberto Milfont, Zé Flávio Teles,Geraldo Maia, Francisco Peixoto, Orlando Peixoto, e tantos outros !
Minha geração ( Jovem- Guarda) , gozou as influências da música de seresta ( graças a Deus !).
Antigamente, se eu passasse num lugar, e um grupo estivesse tocando violão, eu parava, entrava na roda, e só desistia, quando guardavam os instrumentos. E foi bem assim, em todos os lugares por onde morei, andei. Automaticamente, a gente internalizou o repertório. O que alguém tocasse, a gente sabia acompanhar ( com ou sem afinação), aplaudindo entusiasticamente , e extrapolando a emoção.
Meu pai foi um grande seresteiro( Alfredo Moreira Filho- Moreirinha). Conquistou a minha mãe cantando na sua janela, as músicas da época. Foi nesse tempo talvez, que a minha alma escolheu o pai , que ela queria ter. Vida boa : rua, madrugada, violão, canto e paixão. Ora, ora...
Ainda gosto !
Minha rua é bem curtinha. São poucos os moradores. Hoje ela está saudosa , lacrimejosa , e cala o assobio.Não dá pra cantar com um nó na garganta , e uma saudade grande , entalada no peito.
Mas, cantar é preciso !




3 comentários:

Cesar Augusto disse...

Linda canção Socorro, a letra em Inglês é também espetacular.

beijos,

Cesar Augusto

Roberto Jamacaru disse...

Socorro

Coincidência ou não, estou enviando matéria para o blog, justo sobre um grande seresteiro do Crato.

Espero que goste.

Abraços

Roberto Jamacaru

socorro moreira disse...

O velho Abidoral Jamacaru ?
Oxente , eu vou amar !
Primeiro porque ele é uma figura linda; depois , porque será escrito por você, lindamente !
Mas, cadê?

Um abraço pra você e Fanca.