Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 12 de setembro de 2009

Para os amigos de Almery - Por Socorro Moreira


Ainda ontem , ainda quase ontem passavas na calçada, espiavas a lua da janela.
Parecias tudo ter , inclusive saúde. Parecias tudo ter, inclusive solidão.
Dona de uma gaiola aberta e de um imenso coração.
Parecias querer ainda algo , que nunca chegou nas tuas mãos... Parecias tudo saber da paz , e do vazio do coração.
Parecia que engolia versos ...
Parecia já não querer soltá-los , mas eles voavam e nutriam o universo. Parecia nunca achar , o que dentro de si estava certo.
E essa mulher mistério, que falava com a minha mãe todo dia ao telefone, parecia precisar, e ser , a mais doce companhia.
Vida breve, suada, e compromissada... Foi muito além da sua missão : foi mãe, avó, e ainda irmã de todas as primas, e ainda tia dos nossos filhos.
Parecias ser eterna !
Apostei tanto no seu completar cem anos... Olhava as suas telas, adquiridas uma a uma, como um presente maior, uma joia superior ao brilhante, feita de tintas e fantasias. Parecia gostar tanto, e nunca pintou o sonho , a rosa, a casa...Só pintou na tela da imaginação.
Dadivosa, parecia tão forte,e era quase frágil ou talvez infinitamente forte, mas foi vencida pelo anjo da morte.
Dizem que um anjo vem buscar, quem merece o céu, e que lá existe o amor abundante, encontrado pelo encanto de amar, silenciosamente, a vida inteira.
Parecia que não era ela, mas era... Só resolveu partir sem aviso prévio. Ficou seu perfume... Quem esquece ?
.
Para : Edmar,Lourdes, Humberto, Ronaldo, Luiza, Irmã Maria, Chica, Vera, Ana, Lídia, Nazaré, Armando, Valda, Hélia, Aldenir, Fátima, Claúdia, Geraldo, Mary, Rosângela, Edson, Catarina, Zélia, Verônica, Teresa, Alfredo, Silvana, Mary Anne, Maria Clara, Mundinha, Marisa, Rodrigo, Marcelo, e todos os seus amigos, e todas as pessoas que lhe queriam bem . Para Victor , meu filho, em especial !
Hoje ele pediu-me um retrato de Almery pra colocar dentro do seu livro .O livro que ele não tira das mãos. Contemplou a foto e disse: ela era tão bonita !
.
* Foto com Maria Clara, sua neta

7 comentários:

Claude Bloc disse...

Socorro,

Os anjos solitários são chamados assim de repente... para que cheguem mais depressa junto ao Pai.

Valeu sua obra, deixou veztígios inapagáveis. Será eterna!

Lembro-me de sua fragilidade e delicadeza. Sua gentil acolhida no seu mundo maravilhoso da Arte.

Assim são os anjos por isso Deus os leva assim de repente.

Liduina Belchior disse...

Socorro,

Você conhece os sonhos das pessoas como ninguem.Conhece o amor de perto,
os anjos então nem se fala.Você é dotada da sensibilidade dos poetas vivos e mortos.
Não connheci Dona Almeri;mas acabo de ter o prazer de conhecê-la, através de sua pessoa.
Muito prazer senhora maravilhosa!

Abraços e bom final de semana.

socorro moreira disse...

Liduina,
Eu não tenho nada de anjo ( risos), mas sei reconhecer os alados.
Almeri era uma pessoa solitária , mas uma figura muito especial.


Um abraço carinhoso pra você.

Com Claude eu já falo , e abraço o tempo todo.

Obrigada pelo carinho, meninas !

O Cariricaturas é o Espaço para trocas : amorosas, informativas, poéticas ...!
Foi isso que a gente sonhou. E você, Liduina entrou mesmo na sintonia.

edcor disse...

Olá querida Socorro,
Almery foi uma pessoa especial eu sei quanto sua caminhada foi importante. Principalmente para nós seus familiares, papai, mamãe, todos seus irmãos, primos e primas em fim uma extensa prole de parentes e amigos. Tive uma paixão enorme por ela, minha irmã e amiga do peito, a quem tinha respeito e veneração por seu coração amoroso e solidário com tantos que conviveram com ela. Um beijo por sua homenagem sensível e amiga, estarei por ai em outubro para homenagear minha irmã e abraçar você com meu maior carinho e da Lourdes. Obrigado, Deus lhe pague. Edmar (Edcor)

socorro moreira disse...

Edmar e Lourdes, um grande abraço !
Esperamos vocês. Outubro está bem póximo !

Prof. Tadeu Feitosa disse...

Prezada Socorro,

Fui aluno de Almery na UFC, em Fortaleza, de cujo convívio firmamos uma amizade sincera e boa. Ela muito me ajudou a também ser professor da UFC, onde estou ainda hoje, agora como chefe do Departamento de Ciências da Informação, onde funciona o curso de Biblioteconomia, onde ela lecionou por muitos anos. Sempre que ia ao Crato encontrar-me com minha tia - Madre Feitosa - eu a procurava e conversávamos muito. Ela me descobriu no orkut apenas cinco dias antes de partir. Estou chocado com sua partida. Mandamos celebrar uma missa em Fortaleza, na Igreja N. S. dos Remédios, pertinho de onde trabalhamos juntos. Será no dia 17/09, às 17h30min. Linda e delicada a sua homanagem. Mande-me notícias de tudo o que aconteceu para tadeufeitosa@superig.com.br, pois não sei ao certo o que houve. Grato. Prof. Tadeu Feitosa

Lídia Maria disse...

Socorro,

Você escreveu com sentimento sobre a nossa prima Almery. Ela mereceu mesmo todas estas palavras colocadas de forma tão bonita!
Muitos da família tiveram uma ligação edificante, construtiva com Mary; inclusive nossas mães que foram dela, grandes amigas.
Hoje foi a missa de sétimo dia e estávamos lá, sinalizando nossa saudade e mentalizando vibrações de paz...

17 de setembro de 2009
Abraço
Lídia Maria Lima Batista