Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 5 de setembro de 2009

Johann Sebastian Bach


"Bach (riacho, em alemão)
deveria se chamar Ozean (oceano) e não Bach!".

A frase é de ninguém menos que Ludwig Van Beethoven e, se um músico da grandeza de Beethoven assim se pronuncia sobre ele, bem se pode imaginar a dimensão que se pode atribuir ao compositor barroco Johann Sebastian Bach.
.
Johann Sebastian Bach, é, portanto, um músico e compositor do período barroco da música erudita. É também um organista notável. Nasceu em Eisenach (Alemanha), no seio de uma família de músicos. São contados 27 músicos na família Bach. O mais célebre, porém, merecidamente, foi Johann Sebastian Bach, que nasceu em Eisenach, uma pequena cidade da Turíngia, no centro da Alemanha. Seu pai, Johann Ambrosius Bach, era um músico da cidade e ensinou Bach a tocar violino e viola e a escrever as notas musicais, além de criá-lo na fé protestante.
.
É considerado um dos maiores e mais influentes compositores da história da música, ainda que pouco reconhecido na época em que viveu. Muitas das suas obras refletem uma grande profundidade intelectual, uma expressão emocional impressionante e, sobretudo, um grande domínio técnico em grande parte responsável pelo fascínio que diversas gerações de músicos demonstraram pelo Pai Bach, especialmente depois de Felix Mendelssohn que foi um dos responsáveis pela reabilitação da obra de Bach, até então bastante esquecida.
.
No fim do século 17, a Alemanha estava dividida em estados independentes, mas abertos a culturas européias, como as da Itália e França. Foi nesse cenário, que o jovem Bach adquiriu uma sofisticada formação cultural, absorvendo a arte dos compositores antigos e também a de seus contemporâneos barrocos Antonio Vivaldi, Reincken e Frescobaldi, entre outros.

Mas ele precisava de mais informação. Então, com quinze anos de idade, alcançou meios de desenvolver plenamente a sua intelectualidade, matriculando-se na respeitada escola São Miguel de Lüneburg. Consta-se que, ainda criança, transcrevia obras de autores em alemão, latim, francês ou italiano. Ávido por conhecimento, Bach estudava várias horas, todos os dias. Tudo para aperfeiçoar seu domínio técnico sobre a música, que despertou o fascínio de diversas gerações --mais tarde Mozart e Beethoven também o chamariam de "o pai da harmonia".

Nos últimos anos de sua vida e após sua morte, a reputação de Bach declinou: sua obra era considerada fora de moda se comparada ao novo estilo "Clássico" que surgia. Foi por algum tempo esquecido. e apenas lembrado como interprete e professor, e como pai de seus famosos filhos [o mais notável C. P. E. Bach].
.
Suas composições mais apreciadas neste período eram suas peças para teclado. Neste campo outros compositores continuaram a reconhecer sua maestria. Mozart, Beethoven e Chopin estiveram entre os seus mais eminentes admiradores.
.
Em uma visita a Thomasschule em Leipzig, Mozart ouviu a apresentação de um dos motetos [BWV225] e exclamou, "Agora, aqui existe algo de onde podemos aprender alguma coisa"; ao se deparar com as partituras dos motetos, "Mozart sentou-se, pôs as partituras ao seu redor, em ambas as mão, nos seus joelhos, e nas cadeiras próximas a ele. Esquecendo-se de tudo a seu redor, ele não se levantou até que ele tivesse olhado toda a música de Bach".
.
Beethoven aprendeu a tocar cravo quando criança e depois passou a chamar Bach de "Urvater der Harmonie" [O pai verdadeiro da harmonia] e por sua famosa citação: "Nicht Bach, sondern Meer" ["Não riacho mas oceano, usando o significado literal de seu nome"]. Chopin geralmente se trancava antes de seus concertos e tocava as músicas de Bach.
.
Apesar da genialidade, Bach não foi compreendido devidamente no seu tempo. Após a sua morte, suas músicas praticamente caíram no esquecimento. Sua obra ficou nas sombras até 1829, quando Felix Mendelssohn regeu a Paixão Segundo São Mateus em Berlim, o que garantiu o resgate da obra do compositor e a sua consagração definitiva.
..
Foi também Mendelssohn que mais contribuiu para a divulgação da obra de Bach nos anos subsequentes. Durante o século 20, o processo de reconhecimento musical assim como o valor pedagógico de suas obras continuou, talvez mais notadamente pela divulgação de suas suítes para Cello executadas por Pablo Casals.
.
Atualmente, tem havido um crescente aumento na execução das obras de Bach. Exemplos desse tipo, incluem as gravações feitas em cravos com afinação barroca ao invés de serem usados os modernos pianos de cauda, e o uso de pequenos coros ou vozes solistas ao invés das grandes forças corais que eram muito utilizadas no século XIX e no inicio do século XX.

A contribuição de Johann Sebastian Bach na Música, ou pegando emprestado um termo popularizado por seu aluno Lorenz Christoph Mizler, "sua ciência musical" são frequentemente comparadas a genialidade de William Shakespeare na literatura inglesa e Isaac Newton na Física.
As melodias de Bach são únicas e combinam o que de mais fino existia nos estilos Italiano, Francês e Alemão. Suas melodias e composições oferecem muita emoção e vigor.
.
A técnica contrapontista de Bach está entre as mais cuidadosas e precisas já feitas e executadas. A sua complexidade cativa compositores e amantes da música clássica, pois contém muitas vezes cinco melodias todas se harmonizando umas com as outras. Essa combinação de estilo melódico original e a maestria contrapontista constituiu-se numa poderosa influência para os compositores que vieram depois dele.
.
Muitos compositores notáveis como Mozart, Beethoven, Schumann e Mendelssohn desenvolveram e afinaram sua observação e atenção para a harmonia e escreveram obras mais complexas após serem apresentados a Bach.
.
Nos dias de hoje, as melodias e o estilo de Bach são servem de base para músicas dos mais variados estilos: desde hinos e canções religiosas até musica pop e rock. Muitas das músicas de Bach, particularmente temas como a Toccata e Fuga em Dm tem sido usadas no Rock repetidamente e tem recebido notável popularidade.

Embora as obras de Bach tenham influenciado tantos outros compositores, é interessante lembrar que na era de Bach, a grandeza era definida pela habilidade em dominar sobretudo técnica e não pela criatividade.
.
Seu estilo musical reflete os padrões e convenções de seu tempo, e a influência que ele recebeu das obras de Couperin e Domenico Scarlatti. Vivaldi também inspirou de forma muito intensiva a produção de Bach como pode ser visto nas transcrições que Bach fez dos concertos para violino de Vivald, em suas obras para Cravo.
.
O gênio da ciência musical não acumulou riquezas, e trabalhou até os últimos dias de vida para prover o seu sustento e dos entes queridos. Cercado por sua família, Bach morreu completamente cego no dia 28 de julho de 1750. Consta-se que, em seu leito de morte, ele tenha ditado ao genro Altnkiol sua última obra: Senhor, eis-me diante do Teu Trono, que foi executada em seu funeral. Bach está enterrado num sepulcro sem marca na igreja de São Tomas.

.
Adaptação do texto a partir dos sites:
.

Na minha humilde opinião esta é a música mais bonita que possa existir.


.

Nenhum comentário: