Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Lupicínio Rodrigues - Por : Norma Hauer

16 ou 19 de setembro ?
Na Internet, a data de nascimento de LUPICÍNIO RODRIGUES é 19 de setembro, mas sempre soube que ele nasceu a 16 de setembro de 1914.

Creio mais nesta data, visto que é a que consta, com bastantes detalhes, na coleção criada pela Abril Cultural sobre a música brasileira e no volume sobre Lupicínio Rodrigues consta a data de 16 de setembro e não 19.

Acredito ser 16 a verdadeira, visto que aquela coleção foi lançada ainda em vida de Lupicínio e ele não desmentiu. Naquela época (1914), as crianças nasciam em casa, com parteiras, e na coleção da Abril é narrada com detalhes que quando a mãe de Lupicínio entrou em trabalho de parto,estava chovendo demais e o pai não encontrava a parteira. E foi um reboliço...

De qualquer forma, é importante lembrar a figura ímpar de Lupicínio,um dos poucos artistas, dentre cantores e compositores que não saíram da sua terra natal para vir tentar a vida aqui na antiga Capital, para onde vinham principalmente os nordestinos.

Lupicínio, em seus sambas, inspirava-se em suas próprias desavenças e foi ele quem criou as canções de "dor de cotovelo".

Seu primeiro sucesso foi também o primeiro de Ciro Monteiro como cantor: "Se Acaso Você Chegasse", feita em parceria com Felisberto Martins. Foi lançado no Programa Casé, na Rádio Mayrink Veiga, em 1939.

Francisco Alves, sentindo a importância de Lupicínio, gravou "Cadeira Vazia", "Quem Há de Dizer", "Esses Moços (Pobres Moços"), "Maria Rosa", "Nervos de Aço"(primeiramente gravada por Déo, mas foi na voz de Chico Alves que "estourou")
Na época, eram as músicas mais executadas no rádio.

Na voz de Orlando Silva foi criada "Brasa". O interessante é que na primeira gravação sairam alguns erros crassos de português, como:"desculpe e minha pergunta, mas quem tanta asneira junta ENSINARAM a falar..."ou "se às vezes eu me demoro, é diminuindo a hora, para CONSIGO eu estar..."
Pouco tempo depois, Orlando regravou, transformando o "ENSINARAM" (plural) parA ENSINOU-LHE (singular) e o "CONSIGO" (pronome reflexivo) para COM VOCÊ.

Ainda assim, no final, foi mantido um erro de concordância.

Ao dizer "se acabasse essa brasa, eu não sairia de casa, dia e noite a LHE ADORAR".
O verbo adorar pede objeto indireto, assim seria "Dia e noite a a adorar", mas em poesia tudo é admissível e a música ficaria com um final confuso, se fosse corrigida.

LUPICÍNIO RODRIGUES faleceu em 27 de agosto de 1974, em Porto Alegre, onde sempre viveu, sem completar 60 anos, em seu "inferno zodiacal", que são os 30 dias antes de nosso aniversário.

Norma Hauer

Nenhum comentário: