Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A cozinha maravilhosa de Ofélia

Ofélia Ramos Anunciato (Itatiba, 27 de dezembro de 1924 — São Paulo, 26 de outubro de 1998) foi uma culinarista e cozinheira brasileira. Tornou-se famosa ao apresentar programas de cozinha (A cozinha maravilhosa de Ofélia) na televisão. Começou a sua carreira de divulgação culinária em 1958 com a publicação de receitas nos jornais A Tribuna (Santos) e A Gazeta (São Paulo).

Ofélia Anunciato nasceu no dia 27 de dezembro de 1924. Pioneira da televisão, estreou como culinarista na TV Santos (canal 5 de Santos), uma subestação da TV Paulista, também pertencente às Organizações Victor Costa, no dia 11 de fevereiro de 1958.

Passados seis meses, estava na TV Tupi de São Paulo, sob a direção de Abelardo Figueiredo. Com ele, tornava-se culinarista do primeiro programa feminino da televisão brasileira, Revista Feminina, apresentado por Maria Teresa Gregori. Ficou na Tupi até 1968, quando ela, o programa e toda a equipe se transferiu para a Rede Bandeirantes. No canal 13 paulistano, a TV Bandeirantes, acabou ganhando um programa próprio, Cozinha Maravilhosa de Ofélia, que apresentou por mais de trinta anos.

Publicou O Grande Livro da Cozinha Maravilhosa de Ofélia, com mais de 1200 receitas, 13 edições até 1998 pela Cia. Melhoramentos de São Paulo. Também foi publicado o livro Ofélia, O Sabor do Brasil que, em inglês, ganhou o título Ofélia, A Taste of Brazil, 2000 (tradução do português ao inglês por Julie Martin, em associação com a editora First Edition Translations).

Ofélia faleceu às 3 da manhã do dia 26 de outubro de 1998, no Hospital da Beneficência Portuguesa, onde esteve internada por quinze dias. O corpo foi velado na Câmara Municipal de São Paulo, no Auditório Prestes Maia. A culinarista foi enterrada no Cemitério Memorial de Santos.
.


* Minha mãe dizia : "Ofélia é a tua cara"!

Eu podia perder o último capítulo da novela, mas não perdia um programa da Ofélia. E foi assim por anos e anos seguidos. Taí uma pessoinha , que deeixou saudades !

Pensando bem foi com ela que aprendi a cozinhar alguns pratos...

Receita de Azeite condimentado com ervas
Ingredientes

1 colher de sopa de folhas de orégano seco
2 colheres de chá de pimenta-vermelha ou pimenta calabresa em flocos, socadas, ou 12 pimentas-malaguetas vermelhas, secas ou a gosto
1 colher de chá de sementes de erva-doce
4 galhos de tomilho fresco
4 galhos de alecrim fresco
4 folhas de louro fresco
1 xícara de chá ou 25 cl de azeite de oliva

Modo de preparar :
Num vidro esterelizado (de preferência um que você possa jogar fora quando o azeite acabar), arrume camadas de orégano, pimentas e sementes de erva-doce. Junte os galhos de ervas e as folhas de louro. Prove e, se desejar, acrescente mais pimentas.

Com este azeite regue pizzas, verduras frescas ou grelhadas, carnes ou aves grelhadas.

Um comentário:

Lea disse...

Foi a minha avózinha quem fez o cabelo da Ofélia para essa foto... rsrsrs