Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Vinho - Bebida Sagrada


"O vinho é composto de humor líquido e luz."
(Galileu Galilei)


"Roma e Grécia festejavam os Deuses Baco e Dionísio (filho de Zeus, onde ele era a parreira e o seu sangue o vinho!)
Para começar vamos falar como é feito o vinho. A fabricação é simples. Após as uvas terem sido espremidas, o levedo (pequeno organismo unicelular que existe naturalmente na vinha e, conseqüentemente, nas uvas) entra em contato com o açúcar do suco da uva e, gradualmente, converte esse açúcar em álcool. Quando o levedo conclui seu trabalho, o suco de uva vira vinho. Quanto mais maduras e doces forem as uvas, maior será o teor alcoólico no vinho. Todo este processo é chamado de fermentação. Após a fermentação, o vinho pode (ou não) ser deixado maturar.
Existem vários tipos de vinho: brancos, tintos, rosés, vinhos de sobremesa e vinhos espumantes. Variando conforme o processo.
Desde tempos mais remotos, povos egípcios, gregos e romanos, já usavam o vinho não só como bebida, como também de forma terapeutica.
Pesquisas médicas comprovaram que um bom vinho, tem evidentes propriedades nutricionais e de medicina preventiva. Ele combate as enfermidades cardiovasculares e colesterol, tem comprovada ação bactericida e antiviral, estimula o apetite, facilita a digestão e retarda o envelhecimento celular e orgânico, além de ter efeito diurético.
Entre as substâncias do vinho que possuem características benéficas, está o resveratrol. Tem atividade fungicida e anti-oxidante, encontrando-se em elevada concentração nas células da película da uva, por isso seu teor é maior nos vinho tintos.
Contém outras substâncias anti-oxidantes como as catequinas, epicatequinas, ácido gálico, malvidina, ácido caféico, miricetina, quercitina e ácido Sinápico.
O vinho tinto usado com moderação é um grande aliado da saúde. Recomenda-se o consumo de 1 taça por dia para a mulher e 2 para homens junto com a refeição, mas antes consulte seu médico ou nutricionista.

Sugestão de acompanhamentos:

Como aperitivo: Espumante, Prosecco, Vinho do Porto Branco Seco, Vinho Branco Seco

Na sobremesa: Vinho Branco Doce, Vinho do Porto, Vinho Moscatel, Espumante Doce

Peixes e Frutos do Mar: Espumante Brut, Vinho Branco Seco Frutado (para grelhados, molhos leves ou crus, como o sushi), Rose Seco (para molhos fortes), Tinto ou Branco (para Bacalhau), tinto, branco ou rose (para salmão, enchovas, atum e sardinhas)

Carnes Brancas: Espumante Brut, Branco seco ou Tinto (para grelhados e molhos leves), tinto (para molhos fortes), Tinto (carnes de caça), Tinto ou Branco seco (peru)

Carnes vermelhas: Tintos

Massas: Espumante Brut, Tinto ou Branco (molho branco ou leve), Espumante Brut, Tinto (molho vermelho ou condimentado)

Queijos: Branco ou Tinto (queijos de massa mole, mozzarela, brie, camambert, provolone), Tinto (Emmental, Gouda, Reino, Prato, Saint-Paulin, Pecorino, Parmezon), Tinto ou Branco Doce (Roquefort, Gorgonzola) - Espumante serve para todo tipo de queijo

Não combinam com vinho: preparações que levem azeite de dende, vinagre, limão e outras frutas ácidas "


* Eu digo que cada bebida tem sua "lombra" específica. A lombra do vinho destrava o sagrado. Destrava a língua da poesia e da filosofia... Basta uma taça !A cerveja destrava a alegria: futebol, piadas, casos engraçados; uisque destrava as lembranças , e provoca o coração( canto e danço); o café instiga a prosa e, se tomado sozinho , rememora nossa própria história.Mas , qualquer bebida pode nos deixar em transe ... Até suco de limão !Sou pouco ligada às bebidas, mas não sou abstêmia. Em ocasiões especiais, eu beberico , e entro na sintonia... E, se for pra divagar sobre a vida ( com ou sem vinho) , conte comigo !
Socorro Moreira

Um comentário:

Domingos Barroso disse...

Amanhã hei de destravar a lingua poética - (como se possível fosse destravar ainda mais meus sapinhos saltitantes)

Um carinhoso abraço.