Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia do Professor - por Norma Hauer


Penso que pouco têm os professores a comemorar no dia de hoje.

Além de os governos (de qualquer nível) não darem a mínima importância ao ensino (preferem ver o povo sem instrução, para melhor manobrá-lo) os alunos não respeitam seus professores.

Professor nunca foi bem pago, mas eram respeitados como mestres.
Para manter suas famílias, trabalhavam em várias escolas. Meu pai foi professor no extinto Colégio Vera-Cruz, onde estudei e, confesso, não gostava de ser"a filha do professor". Tinha de procurar ser uma aluna 100% quando esse não era meu "perfil"

Tratávamos os professores pelo título, sempre com um "senhor" no tratamento.

Quando Brizola criou os CIEPs, idealizado por um grande mestre: DARCY RIBEIRO, o objetivo era um ensino completo, tanto intelectual como fisicamente, com tempo integral ,completado com alimentação,assistência médica e dentária.

A criança que fosse tratada como GENTE dificilmente seria um marginal. As primeiras turmas estariam hoje com a idade mais ou menos de 30 anos, provavelmente trabalhando e formando família, com filhos também freqüentando os CIEPs.

O governo que veio depois de Brizola não deu continuação ao projeto porque o povo apelidou os CIEPs de "Brizolões". Como dar prosseguimento a um BRIZOLÃO ???

Mas lembrando todos os professores, principalmente os atuais, desrespeitados, vamos à letra de
PROFESSORA
Autores: Benedito Lacerda e Jorge Faraj

Eu a vejo todo dia,
Quando o sol mal principia,
A cidade a iluminar.
Eu venho da boemia,
Ela vai, quanta ironia!
Para a escola trabalhar.
Louco de amor nos seus rastros
Vagalume atrás de um astro
Atrás dela eu tomo o trem
E no trem das professoras,
Em que outras vão sedutoras,
Eu não vejo mais ninguém

Essa operária divina,
Que lá no subúrbio ensina
As criancinhas a ler
Naturalmente condena
Na sua vida serena,
O meu modo de viver.
Condena porque não sabe
Que toda a culpa lhe cabe
De eu viver ao Deus dará...
Menino querendo ser
Para de novo aprender
Novamente o bê a bá.
Norma Hauer

Nenhum comentário: