Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

"Tempos de Escola - Momentos" por Corujinha Baiana

ICEIA - Instituto Central de Educação Isaías Alves
Salvador-BA

Aula de Língua Portuguesa
- Quem quer ler ? Perguntava Professora Júlia Leitão.
- O meu braço era o primeiro a se levantar. Mas da “Análise Lógica” (hoje, Análise Sintática ), nem gosto de lembrar ! Adjuntos, predicados e objetos, nunca me interessaram.

Aula de Matemática
D. Yolanda Piva ensinava, e eu, às vezes, aprendia. Regra de Três era moleza... nas provas eu acertava quase sempre, mas as equações...eu deixava tudo sem resposta.Nem tentava.Certa vez ela me disse: “-Você tem preguiça de raciocinar”. -Ainda bem que eu não acreditei.

Aula de Biologia
Professora Iraci Fraga, muito elegante, afirmava :“Que coisa fascinante é o corpo humano !” E eu concordava, mas as Leis de Mendel ... aquelas ervilhas ... que horror !

Aula de Inglês
“The falling leaves drift by the window “ ou então “ I love Paris in the springtime ...” na voz de professor João Pacheco, acompanhado do seu violão, me faziam sonhar.

Aula de Francês
Professora Marie de Lourdes, muito polida ,pedia : « Allors, attention, s´il vous plaît ! » « La Marseillaise » antes do início das aulas - Que coisa mais chic ! Mas a gente também cantava “Alouette” , “Sur le Pont d´Avignon” ou “Il Pleut, Il Pleut Bergère” . Eu amava tudo aquilo.Mas os verbos irregulares ... Mon Dieu !!!!!

Aula de Latim
Como eu gostava das Fábulas de Esopho ! Também adorava ouvir o professor Karl Ott falar sobre “De Bello Gallico”, naquele seu sotaque germânico. Mas o “Qui Quae Quod” e o “Hic Haec Hoc” ...
"Quosque tandem, Catilina, abutere patientia nostra?"

Aula de História Pré – Colombiana
Com a professora Gertrude conheci Yma Sumac, a soprano, última descendente dos Incas, que conseguia com sua voz, ir dos mais graves aos mais agudos.Vi o filme sugerido por ela: “O Segredo dos Incas”, e daí pra frente, lia tudo o que encontrava sobre esses “Filhos do Sol”.

Aula de Geografia
O Sol é uma estrela de quinta grandeza . Como seria uma de primeira ? Perguntei certa vez a minha linda professora, Sulamita Tabacof.
E Marte ? Seria mesmo habitado por homenzinhos verdes ?

Aula de Desenho
“O bom desenhista não usa a borracha, e não se prende em detalhes “ nos lembrava a todo instante, Álvaro Zózimo, meu professor. Mas como era difícil seguir esses princípios !

Aula de Música e Canto Orfeônico
Durante a aula de “Sarapatel” ,como era chamada pelos alunos... até hoje não me lembro o nome dela . Depois do solfejo, o diapasão e “Já podeis da pátria, filhos ...”, mas quando a aula terminava, o que se ouvia lá no pátio:
“Japonês tem quatro filhos ...”

A Biblioteca
Entre os livros, os olhares se encontravam e alimentavam as paixões. “Madame Bovary”, “Ana Karenina”, “O Morro dos Ventos Uivantes”... Léon, Conde Vronski, Heathcliff entre outros, em várias ocasiões, me acompanharam além da escola.

O Teatro
Eu fui Laura, a única personagem feminina da peça “Do Tamanho de um Defunto”, de Millor Fernandes. Que emoção! Nunca disse a ninguém ,mas eu me senti a própria Bibi Ferreira.

O Coral
Era com orgulho que, no aniversário da escola, anunciavam :
“Do nosso diretor, o professor Adroaldo Ribeiro Costa, o Hino do ICEIA.”

“Nesta Escola, sagrada oficina,

Que áureos frutos, sem conta, produz,

Aprendemos, à luz peregrina,

Às carícias do olhar de Jesus,


A formar corações tão perfeitos,

Que um instante, um momento sequer,

Não se furtem de dar, satisfeitos,

O que a Pátria, exigindo quiser.

Nesta Escola, ao calor da ciência

Conquistamos a láurea sem par

Dos que logram, por toda existência

O dever de instruir e educar.

Nesta Escola, no excelso agasalho,

Aprendemos em sábias lições,

Os processos e as leis do trabalho

De formar e polir corações


Corações que, florindo, na infância,

Tomem tal compleição varonil,

Que envelheçam, mantendo a constância

De servir e de amar o Brasil.”


Aplausos !!!!! “E viva nós ” !!!!!!

Tempos de Escola – Momentos. Hoje, apenas recordações no Dia do Professor - 15 de outubro de 2009.





2 comentários:

socorro moreira disse...

Sua realidade é nossa !

Os currículos são os mesmos, e as dificuldades também.
Até hj nunca entendi porque as pessoas sentem dificuldades c/ a Matemática. Difícil é aprender o Português.
Não sabia estudá-lo. Já a Matemática eu não precisava estudá-la.
Os melhores tempos de vida são aqueles passados, nos bancos escolares.

Um abraço, baianinha !

Corujinha Baiana disse...

Amiga,

Eu poderia ter escrito sobre outros momentos, outros ensinos ... Mas o "ICEIA", a melhor escola pública da época ( hoje, como tantas outras, em total decadência )de Salvador, onde cursei o ginásio, representa pra mim,os melhores anos da Minha Vida.

Será que dá pra acreditar, que eu detestava as férias ? Pois acredite.É a mais pura verdade.
Um abraço