Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Falsificadores de arte são artistas?

por MDuval On 8/13/2009 01:16:00 AM
Falsificadores de arte são artistas? Ao conhecer as pinturas de Hans van Meegeren esta pergunta é inevitável e nos leva a uma reflexão sobre o tema.

Hans van Meegeren (1889-1947), estudou arte na “Haia Academie”, obtendo licenciatura em 1914. Contam que foi um pintor com algum talento, mas que se recusou a subornar um crítico e, por isto, teve sua carreira encerrada. Este fato também o teria levado a iniciar suas falsificações.
van Meegeren
Van Meegeren surge para o mundo em 1945, depois da 2ª Guerra Mundial, quando a coleção de obras de arte do nazista Hermann Goering foi encontrada. Entre os 1200 quadros havia um Vermeer – “Mulher surpreendida em adultério”, vendido ao ex-comandante da Luftwaffe por van Meegeren.

Mulher Surpreendida em Adultério
Encontrado pela polícia, o ex-pintor era então dono de um bem sucedido clube noturno. Segundo disse em seu interrogatório, sua fortuna havia sido feita através da venda de seis Vermeer, adquiridos de uma família italiana.

A casa-barco onde van Meegeren mantinha seu clube noturno
Pressionado, van Meegeren confessou ter falsificado obras de Hals, Hooke e Vermeer. No total, foram onze Vermeers, dois Pieter de Hooke, dois Gerard ter Borchs, três Frans Halses e um Dirck Baburen. Para provar que não estava mentindo van Meegeren pintou seu último Vermeer: “O Jovem Cristo Ensinando no Templo”.
Cristo e os Discípulos em Emaús - o melhor Vermeer de van Meegeren
O Hooke (Pieter de), de Meegeren

O interessante nas falsificações de van Meegeren é que ele não falsificou as obras, ou seja, ele não copiou obras de Vermeer, Halses, Hooke, ele incluiu no catálogo desses artistas obras que eles não haviam pintado. Obras que os maiores conhecedores de art e da época divulgaram como novas pinturas descobertas.
A última Ceia - um Vermeer de van Meegeren
Mulher Bebendo, Halses por van Meegeren

Van Meegeren falsificou as assinaturas dos pintores e não suas pinturas. Isto faz dele um falsificador único e exclusivo. Um artista?
Assinaturas

Julgado e condenado,
no último dia para recorrer da sentença, Meegeren sofreu um ataque cardíaco e foi hospitalizado, morrendo após um segundo ataque, em 30/dez./1947, aos 58 anos.

Fonte: http://www.blogcatalog.com/

4 comentários:

socorro moreira disse...

matéria espetacular !
Quisera saber o que os falsários pensam de si mesmo.

Eu não tnho palavras para jusgá-los.

Antonio Sávio disse...

Olá Socorro. O tema é realmente muito interessante. EStou postando a matérios pois ando rondando a pintura novamente.

Corujinha Baiana disse...

Excelente matéria, Antonio Sávio!

Na minha opinião,são artistas, sim.Desonestos, mas artistas.Afinal, talento não é pra qualquer um.

Um abraço

Edilma disse...

São artistas sim e com muita qualidade. É muito mais dificil copiar do que criar. Hoje existem os copistas profissionais, qualificados e autorizados a reproduzir telas famosas . É muito comum encontrar nos grandes museus do mundo copistas ao vivo realizando este trabalho. Já presenciei muito desses acontecimentos no Louvre. O seu pecado foi não aceitar as negativas de seus trabalhos e para provar a o seu valor, copiou outros quadros usando detalhes diferentes, com isso fez fortuna e foi descoberto nas falsificações. Criou outros trabalhos e falsificou suas assinaturas, mas foi descoberto.
Para o meu ponto de vista nunca deixou de ser um artista.