Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A Liberdade é Azul - Colaboração de Glória Pinheiro


Elenco

Ator / Atriz Personagem
Juliette Binoche Julie Vignon
Benoît Régent Olivier
Florence Pernel Sandrine
Charlotte Véry Lucille
Hélène Vincent Jornalista
Philippe Volter Corretor de imóveis
Emmanuelle Riva Mãe
Julie Delpy Dominique
Hugues Quester Patrice
Florence Vignon Copista
Daniel Martin Vizinho
Jacek Ostaszewski Flautista
Claude Duneton Médico
Yann Trégouët Antoine
Alain Ollivier Advogado
Isabelle Sadoyan Empregada
Pierre Forget Jardineiro
Zbigniew Zamachowki Karol Karol


Sinopse

Julie Vignon é uma famosa modelo que perde seu marido, Patrice, um famoso compositor de música erudita, e a única filha, em um trágico acidente automobilístico. Quando do acidente, ele trabalhava numa partitura para um grande concerto encomendado pelo Conselho Europeu. Ela acorda em um hospital e se depara com toda a solidão que a aguarda. Sentindo-se perdida, não vê mais sentido em sua vida e tenta o suicídio, porém, sem a coragem necessária, fracassa em seu intento.

Depois desse choque inicial, ela procura Olivier, que era colega dela e de seu marido e o seduz: 'Você sempre me quis', diz ela. 'Aqui, estou eu'. Agindo assim, acredita estar testando se ainda consegue sentir alguma coisa.

Em seguida, decide abandonar tudo e excluir todos os parâmetros ou amarras que a ligavam ao seu mundo anterior. Procura um novo endereço, em Paris, para viver seu anonimato. Ela quer caminhar pelas ruas, livre de sua história, de suas lembranças, de sua identidade.

Nessa liberdade, paradoxalmente reencontrada, ela conhece uma mulher que tinha sido amante do seu marido por anos, descobre que sua mãe não estava bem da cabeça e, tentando finalizar a partitura que o marido deixara inacabada, reaproxima-se das pessoas e, dando um novo impulso à sua vida, volta a ser feliz. .

Críticas

"A Liberdade é Azul" é o primeiro filme de uma trilogia realizada por Kieslowski em homenagem à França, inspirada nos princípios da revolução francesa (Liberdade, Igualdade e Fraternidade) e representada pelas cores da bandeira desse País: Azul, Branco e Vermelho. Os dois outros filmes que completam a trilogia são "A Igualdade é Branca" e "A Fraternidade é Vermelha".

Como o título indica, o filme exalta a liberdade, o que é feito com extrema sensibilidade e com grandes atuações do elenco. Juliette Binoche está perfeita no papel de Julie Vignon, numa das maiores interpretações de sua carreira. Do restante do elenco, destaco as atuações de Hélène Vincent e de Florence Pernel. Vale ainda a pena ressaltar a música de Zbigniew Preisner e a fotografia de Slavomir Idziak.

Nenhum comentário: