Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

" Joga a rede no mar... deixa o barco correr " - Por Socorro Moreira

1979 a 2009 - 30 anos, num minuto.

Deixei Recife com uma dor sem avaliação. Decolei numa noite comprida, e aterrissei numa cidade estranha. Escolha aleatória, como ponto de recomeço : Fortaleza.

Luzes esparsas, lugar de exílio. Eu estava assaltada pelos letreiros luminosos do Recife; cortada por suas pontes ferrenhas; apaixonada pelos seus cais , e chorando os meus ais.

Quem me fez pensar em despedidas?

" Muda-se a cidade, mas não se muda o poço."

E o poço era profundo, escuro, viscoso. Quase não me devolveu ao mundo.

Fortaleza parecia uma noiva com suas roupas e lençóis de rendas. As noites eram provincianas . Violões, canções, e uma sucessão de dias amanhecendo.

Da minha janela eu viajava nas velas do Mucuripe, escutava os boémios do "Bar Santiago", e esticava o pensamento até alcançar o "Nick Bar”, "Tia Rosa”... A música era sempre um convite a entrar na roda, a contar histórias. Embriagada das noites, eu molhava as emoções nas águas do mar; suspirava valsas, choros e antigos sambas . De Kalu para trás, aceitava o desafio... Domínio de letra e melodia, além da frase principal, que condensava a canção : “... Joga a rede no mar, deixa o barco correr...". Um desespero de vida ;uma responsabilidade mais pesada do que a minha própria alma. Um dia despedi-me do vivido. A vida tinha sugado parte da minha alegria. Perdera mais uma vez, um pseudo amor (às vezes a gente jura que encontrou!).
Mudei de estação. Estava outra vez, na estrada:
Cariri / Uberlândia
Uberlândia/Cariri
Cariri/Macaé
Macaé/Mauriti
Uma pressa desmedida; uma vontade incontida, que o futuro chegasse, e aposentasse as minhas asas cansadas. Mas não parei por ali...:
Mauriti/Bela Vista
Bela Vista/Bahia
Bahia/Friburgo
Friburgo/Paraíba
Paraíba/ Ceará... “Eu penei, mas aqui cheguei!
Cheguei aquietada . Desprendida de tudo , sem bagagens.
E aqui estou ... Nuvem de quase novembro.

7 comentários:

jair rolim disse...

Socorro seu texto contem ares poetico e uma saudade infinita. Sempre os leio quase assoletrando e sinto a musa que inspira os grandes mestres.
Abraços
Jair Rolim

socorro moreira disse...

Jair,
Obrigada por ser gentil.
Fico feliz com a tua atenção. Existe sempre muita saudade dentro da gente... E um coração sensível como o seu, compreende .

Anônimo disse...

Socorro, você descreve tão bem a sua vida, os seus amores, as suas decepções, a sua experiência de vida, que deve transformar em livro.

Abraços

Magali

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Socorro

Costumo dizer que a vida de cada pessoa dá um livro. E a sua vida, pelo que tenho visto por aqui, dá um verdadeiro "best-seller". Estamos gostando muito do seu relato. Parabéns!

socorro moreira disse...

Carlos e magali, vcs conhecem da minha vida, um terço ! Um resto vai saindo, em parábolas... risos. mas no fundo não tem muito graça. Gosto de trocar prosas, e como não sei falar da vida alheia, falo da minha.

mas, já disse que gosto de vcs muito, publicamente?
Pois eu gosto !


Abraços.

Claude Bloc disse...

Socorro,

Se eu fosse sua professora de Português eu lhe dava "Grau 10". Mas como você é minha amiga, digo-lhe simplesmente: você está emocionando a todos nós com esses seus textos cheios de verdades que levam suas cores nas asas.

Creio que muitos de nós a redescobrimos engrandecida e otimizada, neste momento... os pedaços que deixou por aí foram aqueles que não se agregaram à sua grandeza, ou que não mereceram fazer parte dessa pessoa especial que você é.

Amei cada palavra!

Abração saudoso

Claude

socorro moreira disse...

Claude, você chegou ?
E eu ainda estou por aqui, sem energia pra sair.
Fazendo planos, e te dando razão... Se não estão , não serviam ! ( risos).
Esse processo de restauramento humano tem a ver com tudo que nos cerca: pessoas, situações.
Amigos, na sua suave importância, otimizam a nossa experiência de vida. O Cariricaturas se não fosse imbuído de toda essa magia, não teria o menor sentido. A gente abriu a porta de um novo blogue foi pra doar o coração !

Você é mais uma irmã querida. Tenho sorte !

Abraços.